echo (""); error_reporting(0); Nortesys Clinic – Soluções para Clínicas e consultórios https://blog.nortesysclinic.com.br Wed, 07 Aug 2019 19:29:11 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=5.2.20 https://blog.nortesysclinic.com.br/wp-content/uploads/2018/03/cropped-SuperSCE-SaudeLOGO2-32x32.png Nortesys Clinic – Soluções para Clínicas e consultórios https://blog.nortesysclinic.com.br 32 32 Experiência do usuário: como melhorar a experiência dos pacientes no consultório? https://blog.nortesysclinic.com.br/posts/2019/08/07/experiencia-do-usuario-como-melhorar-a-experiencia-dos-pacientes-no-consultorio https://blog.nortesysclinic.com.br/posts/2019/08/07/experiencia-do-usuario-como-melhorar-a-experiencia-dos-pacientes-no-consultorio#respond Wed, 07 Aug 2019 19:29:07 +0000 https://blog.nortesysclinic.com.br/?p=1608 No mundo dos negócios, prestar um bom serviço já não é mais suficiente para se destacar em meio aos concorrentes. É preciso investir em bom atendimento, estrutura e outros fatores para melhorar a experiência do usuário e conseguir fidelizá-lo — tornando-o, assim, um cliente. Essa preocupação também se aplica na área da saúde, Seja em […]

O post Experiência do usuário: como melhorar a experiência dos pacientes no consultório? apareceu primeiro em Nortesys Clinic - Soluções para Clínicas e consultórios.

]]>
No mundo dos negócios, prestar um bom serviço já não é mais suficiente para se destacar em meio aos concorrentes. É preciso investir em bom atendimento, estrutura e outros fatores para melhorar a experiência do usuário e conseguir fidelizá-lo — tornando-o, assim, um cliente.

Essa preocupação também se aplica na área da saúde, Seja em um consultório, seja em uma clínica, é preciso que o usuário sinta que foi bem atendido desde a procura pelo local ideal até o diagnóstico ou prescrição do médico.

Então, quer conhecer algumas dicas para tornar essa experiência do paciente a melhor possível? Basta continuar a leitura deste artigo!

A diferença entre cliente e paciente

Em primeiro lugar, vale a pena ressaltar aqui a diferença entre cliente e paciente. O cliente é aquela pessoa que, provavelmente, já conhece o serviço da sua clínica ou consultório e agenda um horário para fazer um check-up, uma consulta de rotina ou, ainda, um procedimento estético.

O paciente, por sua vez, é aquele que apresenta sintomas e busca o médico para investigar o que pode estar acontecendo. Essa não é uma consulta espontânea ou preventiva — se dependesse desse paciente, provavelmente ele não estaria ali.

Essa diferença pode parecer sutil, mas é fundamental entendê-la para transformar o paciente em cliente. Algo que se torna possível quando ele se depara com um atendimento eficaz, cordial, e que o faz se sentir à vontade na sua clínica ou consultório.

Por que é preciso se preocupar com a experiência do paciente

O paciente é o agente central de um atendimento médico. Independentemente do motivo que o levou a buscar o atendimento — seja mais qualidade de vida, seja o tratamento de um quadro clínico — ele deve se sentir confortável. Logo, é preciso se preocupar com todas as etapas de recepção dessa pessoa.

Oferecer vantagens que vão além de um atendimento padrão faz com que os pacientes saiam satisfeitos com o serviço prestado. Assim, é bem provável que eles retornem ao mesmo local quando sentirem outra necessidade e que indiquem a clínica ou consultório para amigos e parentes.

Principais dicas para melhorar a experiência do paciente

Diante do que vimos até aqui, fica claro que otimizar os processos de atendimento do seu estabelecimento pode ser a chave para melhorar a experiência do paciente e conseguir fidelizar um cliente. Vejamos, então, algumas dicas que podem ajudar você a chegar nesses objetivos!

Invista em marketing digital

Hoje, grande parte do público está buscando informações pela internet. Por isso, seu site, telefone, endereço e recomendações são alguns dos dados que devem estar disponíveis o tempo todo nos meios digitais, para qualquer pessoa.

Tenha em mente que a sua empresa precisa aparecer em uma busca pelo serviço oferecido. Assim, criar um perfil nas redes sociais também é importante, pois boa parte da sua concorrência pode já estar investindo nesse âmbito do marketing digital. O ideal, aqui, é consultar um profissional e conferir as melhores estratégias para o seu tipo de negócio.

Treine os seus colaboradores

O atendimento humanizado deve ser uma das principais preocupações de um gestor de clínica ou consultório. Todos os colaboradores — médicos, enfermeiros, recepcionistas, secretárias, faxineiros — devem contribuir para que o atendimento seja o mais amistoso e agradável possível.

É preciso que cada funcionário compreenda e aplique no atendimento a cultura, os valores, a missão e a visão da sua empresa. Nesse sentido, inclusive, aplicar treinamentos específicos para cada área é uma boa estratégia para oferecer um atendimento de excelência.

Inspecione a higienização do espaço

Por se tratar de um local em que a saúde é o foco, a limpeza deve ser uma das preocupações principais para o administrador do negócio. Afinal, investir nisso é mostrar que a empresa zela pelo bem-estar do cliente.

Uma boa estratégia é montar uma escala, dispondo o nome do funcionário, o ambiente que ele deverá higienizar, o dia e o horário da limpeza. Assim, fica mais fácil manter limpos os ambientes onde, comumente, há maior concentração de pessoas em horários de menor movimento.

Proporcione estrutura para o cliente

Uma boa infraestrutura também faz parte do pacote para garantir a melhor experiência do usuário. Além de um balcão de atendimento espaçoso e organizado e poltronas confortáveis, sua clínica ou consultório pode oferecer um ambiente confortável investindo em:

  • ar-condicionado e ventiladores;
  • televisões;
  • revistas com assuntos atuais;
  • água e café;
  • Wi-Fi gratuito;
  • folhetos informativos sobre a clínica.

Se o estabelecimento for destinado ao público infantil, também é indicado oferecer um passatempo aos pequenos, como brinquedos, folhas e lápis para colorir etc. Assim, as crianças que costumam ser um pouco mais agitadas e impacientes podem se distrair enquanto aguardam a consulta.

Otimize o tempo dos colaboradores e dos pacientes

Ao utilizar um bom software de gestão, você pode automatizar as funções mais burocráticas e repetitivas da rotina dos seus colaboradores, fazendo com que tenham mais tempo para se dedicar às tarefas que demandam mais atenção. Além disso, optar por essa tecnologia oferece outras vantagens importantes, como veremos a seguir.

Marcação de consultas on-line

Com a possibilidade de marcar as consultas on-line, seu cliente não precisa telefonar para você e correr o risco de não ser atendido ou se deparar com a linha ocupada. Ele terá uma visão geral dos horários disponíveis, e poderá agendar aquele que melhor se encaixa em sua agenda.

As secretárias, por sua vez, não precisam dedicar boa parte da sua jornada de trabalho ao atendimento telefônico — podendo, dessa forma, dar mais atenção aos clientes que já estão na clínica ou consultório.

Confirmação de consultas

Um software de gestão também oferece a possibilidade de disparar e-mail ou SMSs para lembrar os pacientes da data e horário da consulta. Essa medida reduz a possibilidade de faltas, e ainda poupa o tempo gasto pelas recepcionistas ligando para todos os pacientes e realizar a confirmação.

Feedback

É importante lembrar que o atendimento continua depois que o paciente passa pelo atendimento médico. Por isso, o software de gestão também oferece um espaço para que o cliente diga o que achou do atendimento. Assim, gestores podem entender quais são os pontos a serem mantidos e aqueles que demandam melhorias, permitindo que o atendimento melhore cada vez mais.

Enfim, ao longo do texto você viu alguns pontos do atendimento clínico que devem receber mais atenção, além de dicas práticas do que pode ser melhorado e implementado para garantir a melhor experiência do paciente. Não se esqueça: o atendimento humanizado deverá estar sempre presente para que o cliente se sinta bem acolhido. Então, invista nele!

Gostou deste conteúdo sobre como melhorar a experiência do usuário? Agora, aproveite para ler também sobre o marketing médico e como as redes sociais podem atrair e fidelizar os pacientes!

O post Experiência do usuário: como melhorar a experiência dos pacientes no consultório? apareceu primeiro em Nortesys Clinic - Soluções para Clínicas e consultórios.

]]>
https://blog.nortesysclinic.com.br/posts/2019/08/07/experiencia-do-usuario-como-melhorar-a-experiencia-dos-pacientes-no-consultorio/feed 0
Veja como um sistema de agendamento de consultas pode otimizar a gestão em consultórios https://blog.nortesysclinic.com.br/posts/2019/07/01/veja-como-um-sistema-de-agendamento-de-consultas-pode-otimizar-a-gestao-em-consultorios https://blog.nortesysclinic.com.br/posts/2019/07/01/veja-como-um-sistema-de-agendamento-de-consultas-pode-otimizar-a-gestao-em-consultorios#respond Mon, 01 Jul 2019 12:20:32 +0000 https://blog.nortesysclinic.com.br/?p=1601 Otimizar a rotina administrativa de estabelecimentos de saúde é a melhor maneira de trazer eficiência e agilidade aos atendimentos. Nesse sentido, nada melhor do que investir em um sistema de agendamento de consultas. Trata-se de uma ferramenta automatizada que auxilia na gestão dos atendimentos e na marcação de horários para as consultas. Afinal, a programação de […]

O post Veja como um sistema de agendamento de consultas pode otimizar a gestão em consultórios apareceu primeiro em Nortesys Clinic - Soluções para Clínicas e consultórios.

]]>
Otimizar a rotina administrativa de estabelecimentos de saúde é a melhor maneira de trazer eficiência e agilidade aos atendimentos. Nesse sentido, nada melhor do que investir em um sistema de agendamento de consultas.

Trata-se de uma ferramenta automatizada que auxilia na gestão dos atendimentos e na marcação de horários para as consultas. Afinal, a programação de um consultório médico deve ser devidamente organizada de modo a satisfazer todos os pacientes, além de contribuir para a atração e fidelização desse público.

Está interessado em melhorar a gestão do seu estabelecimento médico? Neste artigo, vamos apresentar as vantagens de um sistema de agendamento de consultas para clínicas e consultórios. Continue a leitura para conferir!

Quais são os motivos que geram erros no agendamento de consulta?

Existem alguns fatores que têm a capacidade de interferir negativamente nos agendamentos de consultas em clínicas e escritórios, como:

  • congestionamento de ligações;
  • inexistência de mecanismos automatizados;
  • equipamentos com tecnologia defasada;
  • falhas manuais dos funcionários;
  • desorganização da equipe;
  • alta rotatividade da equipe do estabelecimento;
  • incapacidade e treinamento inadequado da equipe.

Todas essas situações demonstram a importância de tornar o atendimento em clínicas e consultórios mais eficiente e ágil. Por isso, os negócios que adotam uma ferramenta digital de alta tecnologia têm grandes chances de alcançar melhores resultados e de se destacarem perante a concorrência.

Quais são as vantagens de investir em um sistema de agendamento de consultas?

Não é novidade que a tecnologia veio também para auxiliar o mundo corporativo. Atualmente, é difícil imaginar uma empresa que não se beneficie dos recursos inovadores high-tech. Conheça, a seguir, as principais vantagens desse tipo de ferramenta.

Organização e agilidade

A maioria já cometeu algum erro que trouxe consequências negativas para a rotina de atendimentos, como agendar dois pacientes para o mesmo horário por engano, cometer rasuras, confundir os dias, se esquecer de remarcar alguém etc. Essas falhas são mais comuns do que se imagina quando a recepcionista utiliza uma agenda manual.

Só quem já trabalhou com agenda física de papel entende a dificuldade de marcar pessoas, remarcar e ter que fazer alterações. O problema é que esse fato pode trazer a insatisfação dos pacientes, uma imagem negativa para a empresa, além de ocasionar prejuízos financeiros.

Graças aos softwares de agendamento, a marcação de consultas se torna mais organizada e é possível agendar os pacientes com mais agilidade e eficiência. Eles foram desenvolvimentos justamente para esse fim. O visual é mais organizado, simples e intuitivo, o que auxilia a secretária a realizar rapidamente os procedimentos. Da mesma forma, traz mais produtividade e credibilidade para o consultório.

Melhora no relacionamento e experiência dos pacientes

O agendamento de consultas eficiente está diretamente ligado ao relacionamento saudável entre a clínica e pacientes. Lembre-se que quanto melhor o cliente for atendido, mais positiva será a sua experiência. Com isso, as chances do paciente sair satisfeito e voltar para ser atendido mais vezes são muito mais altas.

Diminuição das faltas

O sistema de agendamento de consultas contribui para a redução das faltas dos pacientes. De fato, existem muitas pessoas que marcam um horário e simplesmente não comparecem (nem comunicam, com antecedência, a impossibilidade de comparecimento). Isso pode acontecer por esquecimentos, atrasos, entre outros motivos.

Contudo, é um comportamento crítico, uma vez que o horário fica vazio, e o profissional médico deixa de atender outro paciente nesse período — o que, por consequência, pode acabar gerando prejuízos financeiros.

Para resolver essa questão, os softwares têm a funcionalidade de enviar alertas para os pacientes avisando sobre a consulta que está se aproximando. Essa medida evita que eles se esqueçam do compromisso assumido, diminuindo as faltas.

Desse modo, não há necessidade da secretária ligar para cada uma das pessoas agendadas com o objetivo de confirmar a consulta. A própria ferramenta se encarrega disso. Assim, sobra mais tempo para que a funcionária se dedique a outras tarefas.

Redução de custos

O agendamento de consultas automatizado é uma ferramenta que diminui as despesas com a equipe para atendimento e as ligações telefônicas. Desse modo, o número de funcionários pode ser reduzido, uma vez que essa tarefa é delegada para o sistema.

No mesmo sentido, a marcação e a confirmação das consultas são feitas por meio eletrônico e com a emissão de um alerta para o celular ou e-mail do paciente, o que diminui o uso do telefone. Pode até não parecer, mas a economia no fim do mês é considerável.

Segurança de dados

Os softwares que apresentam o recurso de agendamento de consultas dispõem de uma grande rede de proteção contra a ação de mecanismos maliciosos, que agem com o objetivo de invadir o sistema para roubar dados cadastrais e bancários dos pacientes.

Na realidade, essas informações costumam ser consideradas um verdadeiro ativo para as empresas e, portanto, um acontecimento desse porte tem o potencial de gerar grandes perdas e prejuízos financeiros.

No entanto, o gestor pode ficar despreocupado, pois dificilmente o sistema sofrerá esse tipo de interferência, já que esses softwares são desenvolvidos com mecanismos de criptografia avançados. Ademais, a ocorrência de falhas no sistema não gera a perda do conteúdo armazenado.

Agilidade nos atendimentos

Tudo que um paciente deseja é ter mais facilidade na hora de encontrar um horário disponível na agenda do médico. Isso pode ser obtido por meio do agendamento online. Com ele, a pessoa terá acesso a uma tela contendo todos os dias e horários que estão disponíveis para atendimentos pelo profissional. Assim, basta o cliente escolher a opção que melhor lhe convém e marcar a consulta!

As inovações tecnológicas surgiram para otimizar o trabalho e aumentar a performance dos negócios. Nesse sentido, o sistema de agendamento de consultas é uma ferramenta automatizada que permite gerenciar o atendimento dos pacientes com alguns cliques, tornando o processo mais simples e rápido.

Ficou interessado em otimizar as operações do seu estabelecimento e aumentar a sua produtividade? Entre em contato com a Nortesys Clinic! A empresa oferece uma grande linha de soluções para a área de automação comercial, especialmente no que se refere à gestão de clínicas e consultórios em geral.

O post Veja como um sistema de agendamento de consultas pode otimizar a gestão em consultórios apareceu primeiro em Nortesys Clinic - Soluções para Clínicas e consultórios.

]]>
https://blog.nortesysclinic.com.br/posts/2019/07/01/veja-como-um-sistema-de-agendamento-de-consultas-pode-otimizar-a-gestao-em-consultorios/feed 0
Saiba como fazer a gestão do seu consultório de cardiologia https://blog.nortesysclinic.com.br/posts/2019/06/24/saiba-como-fazer-a-gestao-do-seu-consultorio-de-cardiologia https://blog.nortesysclinic.com.br/posts/2019/06/24/saiba-como-fazer-a-gestao-do-seu-consultorio-de-cardiologia#respond Mon, 24 Jun 2019 11:33:08 +0000 https://blog.nortesysclinic.com.br/?p=1596 As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no Brasil, conforme destaca uma reportagem da EBC. A hipertensão, por exemplo, atinge cerca de 30% da população do nosso país, o que faz com que muitas pessoas busquem por atendimento em um consultório de cardiologia. Porém, para fidelizar os pacientes e conquistar um nome respeitado […]

O post Saiba como fazer a gestão do seu consultório de cardiologia apareceu primeiro em Nortesys Clinic - Soluções para Clínicas e consultórios.

]]>
As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no Brasil, conforme destaca uma reportagem da EBC. A hipertensão, por exemplo, atinge cerca de 30% da população do nosso país, o que faz com que muitas pessoas busquem por atendimento em um consultório de cardiologia.

Porém, para fidelizar os pacientes e conquistar um nome respeitado na comunidade em que atua, o médico precisa estar atento a alguns detalhes. Fazer uma boa gestão do consultório de cardiologia, por exemplo, reflete na boa qualidade do atendimento.

A seguir, vamos apresentar uma série de dicas para que você possa gerir o seu estabelecimento de forma adequada. Ficou interessado? Continue a leitura!

Use um sistema de agendamento online

A rotina das pessoas está cada vez mais corrida e todos prezam pela praticidade. Por isso, disponibilizar um sistema em que o agendamento de consultas possa ser feito de forma online é uma boa alternativa.

A ideia é que os pacientes possam fazer as marcações quando eles tiverem tempo para isso, não ficando dependentes do horário em que sua secretária dá expediente no consultório de cardiologia, por exemplo.

Além do mais, o agendamento online evita que erros aconteçam, como marcar uma consulta para dois pacientes no mesmo horário. Essa é uma falha bastante comum quando as marcações são feitas em agenda de papel.

Dê atenção ao histórico de dados dos pacientes

É importante que o histórico de dados dos pacientes seja armazenado, pois isso facilita o atendimento em consultas futuras. Se um paciente hipertenso está fazendo um tratamento com medicação, por exemplo, você pode fazer medições da pressão arterial a cada vez que ele for até o consultório de cardiologia. Assim, a evolução do quadro clínico poderá ser acompanhada.

Para que isso aconteça, é importante que você utilize um prontuário eletrônico. Com essa ferramenta, é possível localizar os dados dos pacientes em poucos segundos, sem depender do uso de fichários enormes para guardar muitos papéis.

Invista em um atendimento mais humanizado

O atendimento humanizado é um assunto que está em alta na área da saúde. Trata-se de um método em que o paciente é valorizado e bem atendido como um todo. Nesse sentido, um cardiologista precisa ter o entendimento de que uma pessoa que foi diagnosticada com uma doença no coração pode se sentir mal. Assim, um problema que era apenas físico pode se tornar também psicológico.

Dar suporte nesse sentido e indicar profissionais que possam dar apoio, como um psicólogo ou um psiquiatra, pode ser uma boa alternativa em situações desse tipo.

Cabe lembrar que o atendimento humanizado não acontece apenas na consulta em si, mas em todas as vivências que um paciente tem no consultório de cardiologia. De tal modo, todos os colaboradores, como recepcionistas, secretárias e enfermeiras, precisam ser treinados para tratar a todos com simpatia, empatia e cordialidade.

Tenha cuidado com a experiência do paciente

Cada paciente é único e tem suas próprias necessidades e anseios ao procurar pelo atendimento de um cardiologista. Por isso, é preciso conhecer cada pessoa e garantir que ela tenha um bom atendimento no consultório.

Existem indivíduos que têm a chamada síndrome do jaleco branco, que nada mais é do que o medo de médicos. Em casos assim, um tratamento especial é necessário para que o paciente se sinta bem e reaja de forma adequada ao tratamento ao qual está sendo submetido.

Além dos mais, a experiência precisa ser eficaz em todas as etapas do atendimento. Nesse sentido, os recursos tecnológicos, como o sistema de agendamento e o prontuário eletrônico, que mencionamos anteriormente, podem contribuir bastante.

Cuide da gestão do estoque

A gestão do estoque é um ponto muito importante para o seu consultório de cardiologia. Afinal, você não pode deixar faltar materiais de escritório e de limpeza, medicamentos, entre outros itens indispensáveis para a realização do seu trabalho.

É inadmissível que você precise receitar um medicamento para um paciente, mas perceba que está sem receituário, por exemplo. Por conta desse e de outros motivos, ter um bom software para gestão de estoque é relevante.

Com esses sistemas, você poderá acompanhar quantas unidades de cada item estão disponíveis no estoque. Dessa forma, as compras poderão ser feitas antecipadamente e nenhum imprevisto, como o exemplo do receituário, ocorrerá.

Faça uma gestão financeira eficiente

Não podemos falar em gestão de consultório de cardiologia sem mencionar a parte financeira. Isso porque, para manter qualquer negócio em funcionamento, ele precisa dar lucro. E, para isso, diversos cuidados devem ser tomados.

Nesse cenário, é imprescindível que se tenha um programa que faça o fluxo de caixa. Assim, você poderá calcular as receitas e as despesas sem erros. Além disso, poderá categorizá-las de forma correta.

As receitas, por exemplo, podem ser separadas entre as que são de consultas particulares e as que são feitas por convênio, evitando que ocorram as glosas. Já as despesas podem ser classificadas em fixas e variáveis, de modo que a planificação permita analisar gastos que possam ser cortados.

Tenha um bom marketing

Para que o seu consultório seja reconhecido na sua região, é importante que você desenvolva estratégias de marketing adequadas. No entanto, é preciso sempre seguir as diretrizes que o Conselho Federal de Medicina impõe para a publicidade médica.

Você não pode fazer peças publicitárias destacando preços das consultas ou demonstrando resultados positivos de pacientes, por exemplo. Tais ações são consideradas antiéticas e podem gerar penalidades para o seu estabelecimento.

Uma boa ideia é utilizar as redes sociais para compartilhar conteúdos interessantes com os seus seguidores. Você pode postar textos ou vídeos que falem sobre alimentação para evitar doenças cardíacas, principais sintomas dessas patologias, entre tantos outros temas relacionados à sua especialidade e que sejam de interesse público.

Essas dicas são os principais pontos que você precisa levar em consideração para fazer uma boa gestão do seu consultório de cardiologia. Unindo conhecimento prático e técnico com a tecnologia, temos a certeza de que você conseguirá ter um estabelecimento lucrativo e que preste um atendimento excelente para os pacientes.

Nós, da Nortesys, podemos ajudar nesse sentido. Saiba mais em nosso artigo que fala sobre a importância de um software para gestão de estoque em clínica.

O post Saiba como fazer a gestão do seu consultório de cardiologia apareceu primeiro em Nortesys Clinic - Soluções para Clínicas e consultórios.

]]>
https://blog.nortesysclinic.com.br/posts/2019/06/24/saiba-como-fazer-a-gestao-do-seu-consultorio-de-cardiologia/feed 0
É melhor optar por um sistema de agendamento online ou offline? https://blog.nortesysclinic.com.br/posts/2019/06/10/e-melhor-optar-por-um-sistema-de-agendamento-online-ou-offline https://blog.nortesysclinic.com.br/posts/2019/06/10/e-melhor-optar-por-um-sistema-de-agendamento-online-ou-offline#respond Mon, 10 Jun 2019 11:01:46 +0000 https://blog.nortesysclinic.com.br/?p=1586 Em tempos modernos, impera a correria na rotina e o tempo cronometrado para exercermos nossas atividades. A tecnologia, por meio de dispositivos móveis, smartphones, software e aplicativos, está facilitando, de várias maneiras, a vida de quem gosta de cuidar da saúde. É possível planejar atividades físicas e visualizar a dieta nos smartphones, lembretes para se […]

O post É melhor optar por um sistema de agendamento online ou offline? apareceu primeiro em Nortesys Clinic - Soluções para Clínicas e consultórios.

]]>
Em tempos modernos, impera a correria na rotina e o tempo cronometrado para exercermos nossas atividades.

A tecnologia, por meio de dispositivos móveis, smartphones, software e aplicativos, está facilitando, de várias maneiras, a vida de quem gosta de cuidar da saúde. É possível planejar atividades físicas e visualizar a dieta nos smartphones, lembretes para se hidratar e marcar consultas médicas de forma online.

Neste artigo, você poderá entender porque é vantajoso adotar um sistema de agendamento de consultas para a sua clínica e como a tecnologia faz diferença para prestar um melhor atendimento aos clientes.

Para saber como o sistema oferece mais comodidade e menor margem de abstenções, continue a leitura!

Saiba quais são as vantagens de investir em um sistema de agendamento online

Antigamente, antes de a internet ser mais acessível e estarmos em plena era dos smartphones e aplicativos úteis, a forma mais comum de marcar uma consulta médica era por meio do telefone.

Há cerca de 2 anos, esse cenário está se modificando. Mais clínicas têm adotado sistemas de agendamento online e, até mesmo, incluindo o uso de um software de gestão, que viabiliza outras automações dos processos de uma clínica ou consultório médico.

Nos próximos tópicos, você poderá ver algumas vantagens de investir nesse tipo de tecnologia e como ela pode impactar a rotina de secretárias e pacientes.

Praticidade e modernidade

Por conta da rotina corrida que muitas pessoas levam, não é incomum lembrar de marcar uma consulta médica na hora do almoço ou após o horário comercial. Ocorre que são horários nos quais, provavelmente, o paciente não conseguirá agendar a consulta.

Geralmente, as secretárias não atendem o telefone na hora de almoço e boa parte dos consultórios fecha no horário comercial.

Além dessas dificuldades, o paciente ainda pode se deparar com a linha ocupada ou congestionada e desistir de marcar a consulta por não conseguir contato.

Há, ainda, o fato de que para encontrar o horário ideal, o paciente precisa perguntar muitas vezes para a atendente sobre os horários disponíveis do médico que melhor se encaixa em sua agenda, o que pode ser constrangedor para algumas pessoas.

Já no agendamento online, boa parte desses problemas é solucionada. Isso porque os pacientes podem acessar o sistema 24 horas e levam cerca de 5 minutos para efetuar o agendamento. Também, é possível observar toda a agenda do médico, possibilitando que o paciente encontre o melhor horário sem precisar perguntar quais deles estão disponíveis.

Armazenamento em nuvem

No sistema de agendamento, as informações não ficam salvas apenas no computador. É possível ter acesso, em tempo real e de qualquer lugar, às agendas, desde que se tenha login e autorização para isso.

O médico pode visualizar quais serão seus horários, em determinado dia, sem precisar que outra pessoa o informe. Além disso, é possível liberar mais espaço de memória no computador, para outros softwares que dela necessitem.

Maior índice de comparecimentos

Nos consultórios médicos, não é raro que os pacientes faltem à consulta quando fazem o agendamento por telefone. Isso pode ocorrer por diversos motivos, como:

  • imprevistos, como trânsito engarrafado, chuva, questões de trabalho ou familiares;
  • o horário agendado não foi o melhor possível para o paciente;
  • o paciente esqueceu que havia marcado uma consulta;
  • paciente confundiu o dia, horário ou local da consulta.

É claro que imprevistos acontecem e deles ninguém está livre. No entanto, as ferramentas de agendamento online disparam um SMS ou e-mail, informando que o paciente tem uma consulta marcada em determinada data, hora e local com o referido médico.

Isso evita qualquer esquecimento e, se por acaso o paciente não puder comparecer, é um estímulo para que ele se lembre de cancelar ou remarcar o horário.

Otimização no desempenho dos colaboradores

Com a adoção do sistema de agendamento online, a tendência é que os pacientes antigos passem a utilizar esse serviço, bem como os novos que são informados assim que procuram a clínica. Com isso, a recepcionista ou secretária passa a dedicar menos tempo da sua jornada de trabalho ao telefone marcando, ou confirmando consultas.

Dessa forma, ela pode agilizar o atendimento de pacientes que chegam ao consultório, separar fichas, entre outras funções. Recebendo mais atenção, a satisfação dos pacientes se torna mais provável.

Feedbacks e apuração de fluxo

Com o sistema de agendamentos online, o paciente tem um espaço para fazer considerações sobre o atendimento que recebeu. Esse feedback é muito importante para os gestores de consultórios ou clínicas.

Dessa forma, eles poderão corrigir eventuais falhas e cessar gargalos no processo de atendimento, fazendo com que a experiência do usuário melhore.

Além disso, a automação permite que os gestores tenham uma melhor visão do fluxo de pacientes. É possível estimar em quais dias e horários o consultório fica mais movimentado.

Isso permite que treinamentos, reformas e a limpeza do ambiente sejam feitas nos horários de menor movimento, não prejudicando a saúde financeira da empresa.

Conheça o sistema de agendamento da Nortesys Clinic

Com o controle de agendamento da Nortesys Clinic é possível deixar o processo de marcação de consultas mais cômodo e prático para o paciente, e mais funcional para todos os colaboradores. O software ainda tem outras funcionalidades, como:

  • gerenciamento de status;
  • encaixe e bloqueio de horários;
  • visualização de agenda por profissional;
  • chat interno;
  • lembretes e avisos;
  • controle de retorno.

Você ainda poderá conhecer mais opções de software de automação, que auxiliam no gerenciamento de processos de clínicas e consultórios, com integração e flexibilidade de implantação. A Nortesys oferece sistemas que permitem controlar todas as movimentações da empresa, como atendimento, controle financeiro, estoque e prontuário.

O sistema de agendamento pode fazer com que a rotina de um consultório seja otimizada e possibilita uma melhor experiência para o usuário, que pode marcar a consulta a qualquer momento e recebe mais atenção em sua ida presencial ao local.

Além disso, médicos e outros funcionários podem acessar as agendas de qualquer lugar que estejam, além de avaliar feedbacks enviados para melhorar o serviço.

Se interessou pelo assunto e quer conhecer mais sobre o sistema de agendamento da Nortesys Clinic? Entre em contato conosco, será uma satisfação atender você!

O post É melhor optar por um sistema de agendamento online ou offline? apareceu primeiro em Nortesys Clinic - Soluções para Clínicas e consultórios.

]]>
https://blog.nortesysclinic.com.br/posts/2019/06/10/e-melhor-optar-por-um-sistema-de-agendamento-online-ou-offline/feed 0
5 estratégias para fidelizar clientes que seu consultório deve seguir https://blog.nortesysclinic.com.br/posts/2019/06/06/5-estrategias-para-fidelizar-clientes-que-seu-consultorio-deve-seguir https://blog.nortesysclinic.com.br/posts/2019/06/06/5-estrategias-para-fidelizar-clientes-que-seu-consultorio-deve-seguir#respond Thu, 06 Jun 2019 10:59:43 +0000 https://blog.nortesysclinic.com.br/?p=1581 Todo estabelecimento eficiente que se preze sabe que fidelizar clientes é a melhor maneira de crescer, melhorar a sua imagem e ganhar vantagem competitiva perante os concorrentes — e isso não poderia ser diferente na área médica. Fidelizar clientes é tão importante quanto conquistar novos. Nesse sentido, as estratégias para cativar os pacientes em um consultório consistem, basicamente, […]

O post 5 estratégias para fidelizar clientes que seu consultório deve seguir apareceu primeiro em Nortesys Clinic - Soluções para Clínicas e consultórios.

]]>
Todo estabelecimento eficiente que se preze sabe que fidelizar clientes é a melhor maneira de crescer, melhorar a sua imagem e ganhar vantagem competitiva perante os concorrentes — e isso não poderia ser diferente na área médica.

Fidelizar clientes é tão importante quanto conquistar novos. Nesse sentido, as estratégias para cativar os pacientes em um consultório consistem, basicamente, em oferecer um atendimento de qualidade que consiga atingir a satisfação e supere as expectativas dos consumidores.

Com isso, você garante que os pacientes retornem ao seu consultório sempre que precisarem de uma nova consulta. Mas afinal, você sabe como fidelizar clientes?

Para ajudá-lo nessa tarefa, reunimos algumas dicas para oferecer uma experiência única de atendimento em sua clínica. Confira!

1. Personalize o atendimento

Uma consulta humanizada e pessoal é uma maneira eficiente de fidelizar os pacientes. Isso acontece porque ninguém quer, de fato, ser tratado como apenas mais um número. Quando os clientes buscam auxílio médico, eles desejam ser reconhecidos e tratados de maneira cuidadosa e personalizada.

Desse modo, não basta apenas ter uma preocupação com o paciente: é importante demonstrar isso abertamente. Por isso, ofereça um atendimento de excelência, no qual você possa escutar o paciente, as suas necessidades e reclamações. Só assim o médico estará realmente apto para avaliar a situação por meio do diagnóstico e receitar a medicação correta, por exemplo.

A grande vantagem das clínicas em relação a uma loja comercial, por exemplo, é o fato de que, no primeiro, é possível fidelizar os pacientes com mais eficiência. Isso porque, nos consultórios médicos, dá para proporcionar um atendimento mais próximo e humanizado junto aos clientes.

Portanto, seja atencioso e cortês. Avalie cada paciente de forma humanizada e ponha-se no lugar dele, tratando-o da forma como merece. Outra recomendação é não realizar procedimentos sem antes explicar o que será feito.

2. Ofereça um ambiente tranquilo e calmo

Investir no ambiente da clínica é essencial para cativar os clientes. Por isso, a recepção ou sala de espera deve ter um ar formal e aconchegante para, ao mesmo tempo, conseguir conquistar a lealdade dos pacientes e render resultados positivos para o empreendimento.

Priorize o conforto e o bem-estar dos pacientes na sala de espera. Desse modo, invista na limpeza e na organização. Opte por móveis novos e modernos, como poltronas e pequenas mesas de centro, e ofereça revistas recentes e atualizadas para distrair os pacientes enquanto eles esperam o atendimento.

Além disso, tenha um bebedouro sempre funcionando e ofereça outros mimos como café ou chá, por exemplo.

3. Conheça bem seu público-alvo

Conhecer o paciente ajuda a ter uma visão mais ampla das suas necessidades e do que pode ser feito para agradá-lo da melhor forma possível, de modo que ele saia satisfeito da consulta e retorne quando precisar ser atendido novamente por um médico.

Por isso, conheça o perfil dele — saiba nome, faixa etária, nível de escolaridade, estilo de vida, hábitos de saúde. Enfim, conheça o histórico do paciente por meio do prontuário médico e responda a todos os questionamentos que ele tiver durante a consulta.

De posse dessas informações, será possível tornar a comunicação mais eficiente e adequar a consulta conforme a persona.

Nesse sentido, manter um cadastro informatizado atualizado pode ser muito útil nesse momento. Assim, o médico terá à sua disposição todas as informações sobre determinado paciente, otimizando a consulta.

4. Meça a satisfação dos pacientes

Monitore os resultados que vão sendo obtidos. Não se limite apenas a avaliar a performance de vendas e o orçamento; ou seja, o retorno financeiro que a clínica está dando. Pelo contrário: é essencial analisar outros indicadores que apontam se a estratégia de fidelização de pacientes está dando certo e seguindo o ritmo conforme o esperado.

Essa métrica pode ser obtida com pesquisas que ajudam a descobrir o índice de satisfação do público e monitoramento de campanhas de fidelidade, bem como o conteúdo que é publicado nos canais de comunicação.

Além disso, a tecnologia pode ajudar nesse caso. O controle pode ser feito por meio do CRM — Customer Relationship Management. Trata-se de um sistema automatizado que permite acompanhar o comportamento do consumidor e, a partir daí, obter várias métricas, fundamentais para conhecer melhor o desempenho do negócio.

Esse mecanismo consegue identificar, por exemplo, o tempo que o usuário passa no seu site médico e a quantidade de pessoas que abrem os seus e-mails e clicam nos links disponibilizados. Além disso, também é possível ter acesso ao histórico de compra do cliente, entre outras opções.

5. Seja pontual nos atendimentos

Existe situação mais chata do que chegar ao consultório e se deparar com a notícia de que o médico está atrasado com as consultas, ou ainda nem chegou? É bem inconveniente, não é mesmo? Infelizmente, isso acontece com muita frequência. E o pior é que pode gerar péssimas consequências para a imagem da clínica.

Esse problema em relação ao horário costuma ser uma questão cultural. Contudo, deve ser evitada ao máximo. Se alguém tiver que atrasar, que seja o paciente — e não o médico.

Esse cuidado é um dos pontos mais importantes para fidelizar um paciente. Por isso, tente chegar no horário e busque mensurar o período de consulta, de forma a atender todos os clientes no horário estabelecido. Se for encaixar alguém, tenha a certeza de que isso não acarretará problemas nem causará mais atrasos.

O mesmo deve ocorrer em relação aos pacientes: determine um tempo de tolerância máxima. Caso ele não chegue naquele período, remarque a consulta para outro dia. Assim, você não compromete a agenda de atendimentos e não prejudica sua agenda.

Como você pode perceber, desenvolver estratégias concretas para fidelizar clientes é um requisito essencial para alcançar o sucesso no seu negócio. Nesse sentido, tão importante quanto cativar pacientes, é dar atenção ao pós-atendimento e demonstrar preocupação, mesmo depois da consulta no consultório. Por isso, coloque as nossas dicas em prática e veja sua clínica ter o reconhecimento merecido.

Agora que você já sabe como cativar seus pacientes, está na hora de avançar no conhecimento: entenda qual é a importância da jornada do paciente para o sucesso de um empreendimento médico!

O post 5 estratégias para fidelizar clientes que seu consultório deve seguir apareceu primeiro em Nortesys Clinic - Soluções para Clínicas e consultórios.

]]>
https://blog.nortesysclinic.com.br/posts/2019/06/06/5-estrategias-para-fidelizar-clientes-que-seu-consultorio-deve-seguir/feed 0
Entenda mais sobre a importância da auditoria na área da saúde https://blog.nortesysclinic.com.br/posts/2019/06/03/entenda-mais-sobre-a-importancia-da-auditoria-na-area-da-saude https://blog.nortesysclinic.com.br/posts/2019/06/03/entenda-mais-sobre-a-importancia-da-auditoria-na-area-da-saude#respond Mon, 03 Jun 2019 11:56:00 +0000 https://blog.nortesysclinic.com.br/?p=1575 Se você é gestor de uma clínica ou consultório médico, precisa ficar atento a questões importantes, como a auditoria em saúde. Isso se justifica porque, para executar um bom planejamento no estabelecimento, é necessário ter uma preparação adequada, e é preciso que uma série de ferramentas sejam consideradas. A gestão da saúde, por lidar diretamente […]

O post Entenda mais sobre a importância da auditoria na área da saúde apareceu primeiro em Nortesys Clinic - Soluções para Clínicas e consultórios.

]]>
Se você é gestor de uma clínica ou consultório médico, precisa ficar atento a questões importantes, como a auditoria em saúde. Isso se justifica porque, para executar um bom planejamento no estabelecimento, é necessário ter uma preparação adequada, e é preciso que uma série de ferramentas sejam consideradas.

A gestão da saúde, por lidar diretamente com pessoas, sempre foi uma atividade bastante complexa. Porém, o advento da tecnologia e o uso de recursos digitais na medicina fez com que a auditoria se tornasse ainda mais apurada. Isso porque novos exames e procedimentos podem ser realizados pelos pacientes, por exemplo.

No momento atual, podemos definir a auditoria em saúde como a revisão e a perícia dos procedimentos realizados nos consultórios, clínicas ou hospitais, para verificar se tudo está ocorrendo conforme o esperado. Mas, afinal, por que a auditoria em saúde é tão relevante? Explicaremos, a seguir, alguns tópicos que justificam a sua importância. Acompanhe!

Torna a administração mais eficiente

A auditoria em saúde fará com que o gestor do estabelecimento tenha uma visão ampla sobre o que está se passando no local. Assim, poderá ser analisado todos os pontos da clínica ou consultório que precisam passar por melhorias ou que não estão sendo executados conforme o planejado.

Para se ter uma ideia sobre como a auditoria em saúde melhora a eficiência da administração, explicaremos, a seguir, cada uma das suas subdivisões. Veja!

Auditoria preventiva

Esse tipo de auditoria é realizada para que os processos sejam revisados antes mesmo de serem realizados. O procedimento é feito pelos próprios médicos, para que sejam feitas liberações pelos convênios e planos de saúde.

Auditoria operacional

Realizada por um auditor, essa modalidade garante contato direto com os profissionais e acompanha os prontuários dos pacientes, verificando como os enfermeiros e médicos desenvolvem o seu trabalho. A ideia dessa operação é auxiliar na liberação de medicamentos e materiais, bem como verificar a qualidade da assistência médica fornecida.

Auditoria de contas

Essa é a auditoria mais completa, e acontece no momento em que os pacientes finalizam um tratamento e as contas são recebidas por eles ou enviadas para as operadoras. De tal modo, pode-se analisar se existem irregularidades nos valores cobrados e propor a negociação entre as partes.

Possibilita a redução de custos

Fazer a auditoria em saúde também proporciona a redução de custos para o estabelecimento. Isso se justifica porque o profissional poderá detectar erros em todo o processo pelo qual um paciente passou. Dessa forma, o auditor prezará pela automatização de determinadas atividades, utilizando ferramentas tecnológicas — como os softwares de gestão — para reduzir custos.

Além do mais, por meio da auditoria, pode ser promovida uma educação profissional, com o objetivo de garantir mais qualidade dos serviços promovidos pelos estabelecimentos de saúde. O objetivo é manter o nível do que é prestado para o paciente, porém, com menos custos para a instituição.

Melhora a qualidade do atendimento

Quando os prontuários são revisados e observados, o auditor poderá descobrir pontos críticos e que podem comprometer a qualidade do atendimento prestado aos pacientes. Se determinado procedimento não é feito de forma adequada, ou se não existir humanização nas atividades realizadas, por exemplo, poderão ser traçadas estratégias para que melhorias sejam aplicadas.

O foco das clínicas precisa ser os pacientes, e é por isso que se faz necessário traçar ações e protocolos internos, para que os procedimentos sejam os melhores possíveis.

Mantém uma relação mais segura com os pacientes, funcionários e outros envolvidos

Por meio das auditorias, todos os processos de gestão da clínica ou consultório se tornarão mais transparentes. Isso vale tanto para os pacientes, como para os médicos, enfermeiros e outros profissionais do local.

Isso tudo fará com que os colaboradores da clínica se sintam mais satisfeitos e a transparência seja valorizada. Do mesmo modo, os usuários terão mais segurança, por serem atendidos em uma clínica que segue padrões e tem profissionais que realmente são capazes de executar as atividades.

De maneira geral, portanto, podemos dizer que a auditoria em saúde garante que a instituição mantenha uma relação mais segura com os pacientes, funcionários e outros envolvidos.

Contribui para a aplicação adequada dos recursos

Todas as clínicas médicas têm um orçamento para o qual precisam se ater para fazer a aplicação adequada dos recursos. De tal modo, a auditoria em saúde pode identificar gargalos que façam com que o estabelecimento perca dinheiro e deixe de aplicá-lo em áreas que realmente se fazem necessárias.

Ou seja, praticar a auditoria em saúde também poderá fazer com que a clínica ou hospital melhore na aplicação dos recursos. Assim, as verbas serão destinadas de forma adequada, garantindo mais qualidade nos serviços prestados, conforme destacamos anteriormente

Evita o uso inadequado de serviços

Quando a auditoria é realizada após um paciente ter alta do hospital ou realizar uma consulta médica, o auditor enviará as contas para o convênio ou plano de saúde do usuário.

Depois disso, o auditor do convênio analisará detalhadamente os valores cobrados, para que sejam aprovados ou não os pagamentos para o estabelecimento de saúde. Caso algo seja indeferido, ocorrem as chamadas glosas hospitalares.

Um dos objetivos da auditoria em saúde, portanto, é evitar o uso inadequado de serviços que não são cobertos pelo plano contratado pelo paciente. De tal modo, evitam-se problemas por conta da falta de pagamento, que pode acarretar em prejuízos para o estabelecimento.

Se você leu o nosso post até aqui, já se deu conta sobre a importância da auditoria em saúde, não é mesmo? Por isso, não deixe de se aprofundar no assunto e fazer esse procedimento de forma correta em sua clínica ou consultório. Assim, você evitará que os recursos sejam mal empregados e também garantirá um atendimento de qualidade e uma maior satisfação aos seus pacientes.

Para continuar aprendendo sobre assuntos de gestão hospitalar, recomendamos que leia o nosso post que explica o que são glosas e como evitá-las. Assim, você saberá como reduzir os pagamentos não autorizados no seu estabelecimento e fazer com que as contas sempre fechem ao final do mês!

O post Entenda mais sobre a importância da auditoria na área da saúde apareceu primeiro em Nortesys Clinic - Soluções para Clínicas e consultórios.

]]>
https://blog.nortesysclinic.com.br/posts/2019/06/03/entenda-mais-sobre-a-importancia-da-auditoria-na-area-da-saude/feed 0
6 passos essenciais na hora de abrir seu consultório de pediatria https://blog.nortesysclinic.com.br/posts/2019/05/27/6-passos-essenciais-na-hora-de-abrir-seu-consultorio-de-pediatria https://blog.nortesysclinic.com.br/posts/2019/05/27/6-passos-essenciais-na-hora-de-abrir-seu-consultorio-de-pediatria#respond Mon, 27 May 2019 11:57:55 +0000 https://blog.nortesysclinic.com.br/?p=1570 Abrir um consultório de pediatria é um investimento promissor para os médicos da área. Além disso, este também é um sonho de grande parte dos médicos que dedicam-se a essa especialização e desejam manter o próprio negócio. Contudo, não é uma tarefa tão simples assim, afinal, além dos recursos financeiros que serão necessários, deve-se estar […]

O post 6 passos essenciais na hora de abrir seu consultório de pediatria apareceu primeiro em Nortesys Clinic - Soluções para Clínicas e consultórios.

]]>
Abrir um consultório de pediatria é um investimento promissor para os médicos da área. Além disso, este também é um sonho de grande parte dos médicos que dedicam-se a essa especialização e desejam manter o próprio negócio.

Contudo, não é uma tarefa tão simples assim, afinal, além dos recursos financeiros que serão necessários, deve-se estar atento a uma série de fatores que envolvem questões administrativas, noções de economia e conhecimentos sobre marketing e gestão de empresas.

Somente a partir do domínio dessas áreas é que se torna possível manter um empreendimento de sucesso e com alto retorno financeiro. Está pensando em montar um consultório de pediatria, mas tem dúvidas sobre como começar? Não se preocupe!

Neste post, você entenderá como montar esse tipo de negócio e saberá qual é a importância do uso de um software de gestão durante esse processo. Confira!

1. Escolha um local adequado

A localização é um elemento que faz toda a diferença para o sucesso de consultório de pediatria, uma vez que ele causa impactos diretos na movimentação da sua agenda. Portanto, antes da escolha, estude mais sobre o público-alvo que tem alto potencial de se tornar cliente do seu negócio.

O ideal é optar por um local de fácil acesso e que seja bem movimentado e com uma grande variedade de transporte público ao seu redor — analise a existência de frotas de linhas de ônibus, trem e metrô. Essa característica traz mais mobilidade para os pacientes. Afinal, se o consultório for longe e o deslocamento pouco viável, dificilmente os clientes se animarão para comparecer às consultas.

Além disso, veja se há estacionamento para automóveis próximo ao consultório médico. Às vezes, as pessoas podem preferir ir com o próprio veículo.

Uma boa ideia é se instalar nas proximidades de escolas, academias de dança, ginástica ou de futebol que atendem ao público infantil. Isso traz mais visibilidade para o seu empreendimento e facilita o deslocamento dos pais, que podem levar os pequenos até essas aulas e comparecer à consulta em um local próximo.

2. Fique atento à decoração utilizada

O público infantil é bastante visual e costuma se distrair e divertir bastante em ambientes interativos. Por isso, é importante ter uma atenção maior ao estilo de decoração do consultório, até porque se trata de um espaço onde são realizados pequenos exames e procedimentos médicos que têm o costume de causar desconforto e medo nas crianças.

Portanto, investir em uma sala com cores alegres, brinquedos e acessórios divertidos e decorações temáticas é sempre uma boa pedida.

3. Invista na divulgação do consultório

O marketing médico deve constar na lista de prioridades do seu empreendimento. Como você espera que o seu consultório esteja lotado se não investir na sua divulgação? Assim ninguém vai conhecer os seus serviços. Portanto, promova o seu negócio investindo em métodos para atrair pacientes para o seu novo espaço de trabalho.

O mais recomendado é elaborar campanhas de marketing — veiculação de anúncios em mídias e canais de comunicação e redes sociais, por exemplo. Para isso, marque presença online por meio da criação de um perfil nas redes sociais.

Feito isso, crie conteúdos interessantes e relevantes para o público, promova e impulsione esse material por meio de ferramentas como SEO e não se esqueça de interagir e manter o engajamento com os pacientes.

Entretanto, é importante ter cautela com esse elemento. Existem condutas que são proibidas pela ética médica, como expor situações pessoais dos clientes, mostrar fotos de antes e depois dos pacientes e divulgar resultados de tratamento publicamente, por exemplo.

4. Adote um software de gestão de processos

A tecnologia veio para revolucionar e modernizar os processos clínicos. Nesse sentido, o software de gestão surgiu como uma tendência para consultórios médicos e vem se tornando mais popular entre todas as especialidades — e somente na pediatria. Se trata de uma ferramenta que simplifica os procedimentos médicos e as tarefas administrativas.

Por meio desse mecanismo automatizado, é possível fazer o agendamento automático de consultas pelo próprio paciente sem a necessidade do trabalho manual de uma secretária, acessar prontuários eletrônicos que estão armazenados em nuvem, manter um controle mais rígido sobre as finanças, monitorar o fluxo de caixa e por aí vai.

5. Escolha bons profissionais para formar a equipe

As tarefas administrativas de uma clínica podem ser numerosas — cuidar da recepção, marcar e cancelar consultas, cadastro dos dados, tirar dúvidas dos pacientes, atender a telefonemas, receber o pagamento referente ao atendimento etc.

Nesse sentido, contratar uma equipe habilitada e devidamente qualificada para exercer tais funções é um requisito fundamental para manter o atendimento de uma clínica com qualidade.

Para tanto, é importante alinhar os valores e objetivos do consultório com a postura dos colaboradores. Assim, no momento da contratação, estabeleça critérios firmes e rigorosos para a seleção dos candidatos.

O ideal é contar com profissionais organizados, pacientes, de confiança e que tenham experiência para lidar com o público em geral.

6. Estude os custos e estime as despesas com antecedência

O planejamento para a instalação de um consultório de pediatria também envolve o estudo dos investimentos que serão feitos e o valor de cada um deles. Estamos falando de custos fixos — aluguel, energia elétrica, folha de pagamento dos funcionários, gás, internet, água, entre outros.

Além disso, há os custos variáveis e ocasionais, como reformas estruturais, compra de insumos e máquinas para exames, móveis para a recepção e o consultório, aquisição de equipamentos de informática e softwares etc.

Desse modo, ao quantificar despesas, é mais fácil ter noção do tamanho do investimento a ser feito. Ou seja, é possível calcular o custo médio das consultas para suprir os gastos, por exemplo.

A instalação de um consultório de pediatria envolve a elaboração de um planejamento prévio com cautela.

Diante desse cenário, um dos fatores essenciais que deve ser mencionado e que influenciará o sucesso do seu empreendimento é o uso de softwares de gestão. Essa ferramenta será responsável pela otimização de processos com o intuito principal de melhorar a rotina de trabalho da sua empresa.

Ficou interessado em implementar essa ferramenta automatizada no seu estabelecimento médico? Então, conheça os benefícios proporcionados pelo software no processo de gestão da sua clínica!

O post 6 passos essenciais na hora de abrir seu consultório de pediatria apareceu primeiro em Nortesys Clinic - Soluções para Clínicas e consultórios.

]]>
https://blog.nortesysclinic.com.br/posts/2019/05/27/6-passos-essenciais-na-hora-de-abrir-seu-consultorio-de-pediatria/feed 0
Marketing médico: como redes sociais atraem e fidelizam pacientes? https://blog.nortesysclinic.com.br/posts/2019/05/24/marketing-medico-como-redes-sociais-atraem-e-fidelizam-pacientes https://blog.nortesysclinic.com.br/posts/2019/05/24/marketing-medico-como-redes-sociais-atraem-e-fidelizam-pacientes#respond Fri, 24 May 2019 17:55:15 +0000 https://blog.nortesysclinic.com.br/?p=1565 Um consultório ou clínica médica também é um negócio e precisa investir em ações para atrair mais pacientes ao estabelecimento. O problema é que nem sempre os gestores de espaços de saúde sabem utilizar canais, como as redes sociais, para praticar o marketing médico. Foi pensando nisso que desenvolvemos este artigo, que apresentará uma série […]

O post Marketing médico: como redes sociais atraem e fidelizam pacientes? apareceu primeiro em Nortesys Clinic - Soluções para Clínicas e consultórios.

]]>
Um consultório ou clínica médica também é um negócio e precisa investir em ações para atrair mais pacientes ao estabelecimento. O problema é que nem sempre os gestores de espaços de saúde sabem utilizar canais, como as redes sociais, para praticar o marketing médico.

Foi pensando nisso que desenvolvemos este artigo, que apresentará uma série de dicas para que os médicos possam praticar o marketing do seu estabelecimento nas redes sociais. Continue a leitura e veja as nossas orientações!

Conheça o público que deseja atingir

Ao praticar o marketing médico nas redes sociais, você precisa conhecer bem o público que deseja atingir. Afinal, não são todos os consultórios e clínicas que atendem ao mesmo perfil de pessoas.

Clínicas populares e que cobram baixos preços pelo atendimento não têm o mesmo público que o consultório de um cirurgião plástico que atende a alta sociedade, por exemplo.

É preciso fazer essa diferenciação para que as mensagens e posts produzidos para as mídias digitais impactem o público da forma esperada.

Procure referências de clínicas que ofereçam serviços similares

É interessante que você dê uma olhada nos perfis de outras clínicas que são parecidas com a sua. Isso não quer dizer que devem ser copiados conteúdos ou estratégias, mas vale a pena verificar como eles se relacionam com os seus públicos.

A ideia é que sejam observadas as estratégias para fazer uma espécie de mapeamento. Essa análise mostrará o que você julga ser feito de forma correta e o que não é tão bom na concorrência. Assim, conseguirá buscar formas de se diferenciar, tendo uma comunicação única.

Defina os objetivos da comunicação

É necessário definir os objetivos da sua comunicação ao praticar o marketing médico. Você deseja apenas atrair mais pacientes para o seu consultório? Ou pensa, também, em trabalhar a sua imagem pessoal e o seu branding para que seja visto pela comunidade local como um dos melhores da sua especialidade?

Esses objetivos precisam ser levantados para que você saiba como proceder ao elaborar os seus conteúdos, que devem ser direcionados para o cumprimento do que você necessita para a sua estratégia.

Na prática, funciona como quando você faz o diagnóstico de um paciente. É preciso analisar a situação das pessoas, observar exames e propor um tratamento para que tenham os seus problemas de saúde resolvidos. É necessário, portanto, fazer um diagnóstico da comunicação.

Faça um planejamento de conteúdo

Para praticar o marketing médico com maestria, não basta criar contas nas redes sociais e deixá-las abandonadas! É preciso fazer um planejamento de conteúdo — uma espécie de calendário editorial — que traga os melhores assuntos a serem abordados e os horários em que deverão ser publicados.

Uma boa prática é sempre fazer posts alusivos a datas especiais e que geram comoção nas pessoas, como o Natal, a Páscoa, o Dia das Mães etc. Como estabelecimento de saúde, você também precisa se engajar em campanhas que visem a conscientização da prevenção de doenças, como o Outubro Rosa e o Novembro Azul.

Produza conteúdo educativo

Também é importante que você produza conteúdo educativo em suas redes sociais, uma vez que esse é um assunto que gera bastante interesse por parte dos seguidores das páginas de estabelecimentos de saúde.

Dê dicas para a prevenção de doenças, fale sobre como identificar problemas de saúde e o que é necessário fazer em cada situação etc. A ideia é que as pessoas ganhem confiança, vejam que você e os demais profissionais da clínica são bons médicos e, por isso, podem ajudá-las quando tiverem qualquer problema de saúde.

Os conteúdos podem ser feitos em forma textual, de infográficos, de vídeos etc. O ideal é sempre variar para que os seguidores encontrem novidades em sua página.

Faça análise de desempenho das redes sociais

As redes sociais, como o Facebook, geram relatórios de perfil de público que podem ser muito úteis para a definição de novos passos em uma estratégia de marketing. Você poderá ver, por exemplo, qual é a média de idade das pessoas que acessam a sua página, se há predominância do público masculino ou do público feminino etc.

Também existem ferramentas que podem ser contratadas e que mostram os posts que tiveram um melhor desempenho, bem como os horários em que foram mais acessados. Com esses dados e relatórios, você poderá fazer um planejamento mais completo.

Interaja com os interessados nos conteúdos

Se algum seguidor deixar um comentário em um conteúdo que você postou, enviar uma mensagem ou deixar uma avaliação da sua clínica/consultório nas redes sociais, responda. Esse retorno deve ser feito sempre que possível.

Mesmo que o seguidor tenha feito uma crítica, deixe uma mensagem pedindo desculpas pelo inconveniente e tentando entender o que realmente aconteceu. Também coloque-se à disposição para corrigir qualquer situação e diga que está sempre aberto ao diálogo.

Ter essa postura nas redes sociais evita que outras pessoas vejam os comentários negativos e sejam impactadas por eles, deixando de ir à sua clínica por conta disso, por exemplo.

Analise o código de ética profissional

O Conselho Federal de Medicina (CFM) tem algumas limitações para o marketing médico. Não é permitido, por exemplo, postar fotos mostrando o antes e o depois de tratamentos, bem como selfies com os pacientes.

De maneira geral, a imagem do paciente deve ser sempre preservada, mesmo que ele dê autorização para utilizá-la. Também não é permitido ao médico divulgar os preços de suas consultas ou dos procedimentos que realiza.

Ter conhecimento sobre o marketing médico nas redes sociais é necessário nos dias de hoje. Afinal, a internet é um dos meios mais utilizados pelas pessoas em seus momentos de lazer e para a comunicação, de modo geral. Mesmo que você tenha um profissional ou agência que cuide dessa parte, é relevante que o trabalho seja acompanhado e que sugestões sejam dadas com frequência.

Porém, como explicamos, alguns cuidados devem ser tomados. Saiba mais em nosso artigo que fala sobre os limites do marketing médico. Assim, você acertará na divulgação e conseguirá bons resultados para a clínica ou consultório.

O post Marketing médico: como redes sociais atraem e fidelizam pacientes? apareceu primeiro em Nortesys Clinic - Soluções para Clínicas e consultórios.

]]>
https://blog.nortesysclinic.com.br/posts/2019/05/24/marketing-medico-como-redes-sociais-atraem-e-fidelizam-pacientes/feed 0
Veja como a automação de processos pode ajudar na gestão da sua clínica https://blog.nortesysclinic.com.br/posts/2019/05/20/veja-como-a-automacao-de-processos-pode-ajudar-na-gestao-da-sua-clinica https://blog.nortesysclinic.com.br/posts/2019/05/20/veja-como-a-automacao-de-processos-pode-ajudar-na-gestao-da-sua-clinica#respond Mon, 20 May 2019 12:01:10 +0000 https://blog.nortesysclinic.com.br/?p=1549 Só quem trabalha na gestão de clínicas e consultórios sabe como esse trabalho é árduo, pois, além da prática da medicina, também é preciso estar atento para diversas questões relacionadas à administração da empresa. É aí que entra a automação de processos, ou seja, a utilização da tecnologia para facilitar a execução de tarefas. A […]

O post Veja como a automação de processos pode ajudar na gestão da sua clínica apareceu primeiro em Nortesys Clinic - Soluções para Clínicas e consultórios.

]]>
Só quem trabalha na gestão de clínicas e consultórios sabe como esse trabalho é árduo, pois, além da prática da medicina, também é preciso estar atento para diversas questões relacionadas à administração da empresa. É aí que entra a automação de processos, ou seja, a utilização da tecnologia para facilitar a execução de tarefas.

A ideia é que com o uso de um software de gestão para clínicas, seja possível automatizar atividades e exercer um trabalho mais estratégico e menos operacional no estabelecimento. Além disso, com os recursos tecnológicos, as tarefas serão realizadas muito mais rapidamente, com qualidade padronizada e simplicidade.

Ainda em dúvida sobre como a automação de processos pode ajudar na gestão da sua clínica? Então continue lendo e veja agora mesmo as principais vantagens que o seu estabelecimento terá ao adotar uma plataforma de gestão!

Praticidade no agendamento

Com um software de automação de processos em  clínica, você terá muito mais praticidade no agendamento. É possível, por exemplo, fazer o bloqueio de horários na agenda. Assim, se um médico não atende nas quintas-feiras, esse dia pode ser bloqueado para que as secretárias não façam agendamentos por engano.

Outra funcionalidade que esse tipo de sistema oferece é o encaixe de horários, a ideia é que possam ser encaixados horários entre uma consulta e outra de forma simples. Isso é importante para atender demandas urgentes ou para fazer revisões de pacientes que precisam apenas mostrar os resultados de exames, por exemplo.

Segurança de dados

Hoje em dia muito se fala sobre a segurança de dados, uma vez que ficam armazenadas informações dos pacientes nos computadores da clínica. Trata-se de dados como o endereço, número de telefone e informações sobre as condições de saúde de cada um.

Essas informações são confidenciais e não podem ser vazadas de forma alguma. Para evitar que pessoas não autorizadas tenham acesso aos dados, é preciso adotar medidas de segurança, como o uso de um software criptografado.

A criptografia é uma tecnologia que funciona como uma camada extra nas linhas de programação do sistema. Dessa forma, as informações registradas ficam mais seguras.

Controle de estoque e desperdícios

A automação de processos garante ainda o controle de estoque da clínica médica. Isso é importante para  verificar produtos, pedidos, compras, relatórios, fornecedores etc., atividades essenciais uma vez que medicamentos e materiais de trabalho não podem faltar em uma clínica.

Tendo todo o processo de estoque automatizado, você ainda evita o desperdício. Isso, porque como tudo será registrado em sistema, a compra exagerada de um medicamento não acontecerá. De tal forma, não se perde produtos por não serem utilizados antes do seu prazo de vencimento.

Aumento da produtividade dos colaboradores

Outro benefício gerado pela automação de processos é o aumento da produtividade dos colaboradores. Isso se justifica pelo fato de que as atividades operacionais serão otimizadas, ou seja, não se perderá muito tempo para realizá-las.

Os funcionários responsáveis pelo agendamento de consultas ou pelo controle do estoque, por exemplo, não precisarão ficar horas analisando os espaços da agenda ou contando itens armazenados. Tudo isso será feito automaticamente, na plataforma de agendamento.

Centralização e gerenciamento das informações

Ao investir em um software de gerenciamento para clínicas, você terá todas as informações do estabelecimento centralizados em um único local. Isso é muito importante para os gestores, que poderão ter uma visão holística ampla sobre tudo o que se passa no local.

O gestor poderá acompanhar o andamento das consultas, as informações acerca do estoque, o fluxo de caixa e o controle financeiro, o cadastro dos pacientes etc. Tudo isso de maneira prática e rápida em um único programa.

Auxilio na gestão financeira da clínica

Os softwares para clínicas médicas também auxiliam na gestão financeira desses estabelecimentos. Isso porque eles permitem que sejam feitos os registros do fluxo de caixa, com todas as entradas e saídas de dinheiro sendo atualizas no sistema.

Também podem ser registrados os pacientes que realizarem consultas ou procedimentos por meio de planos de saúde. Assim, se saberá com exatidão o quanto deve ser pago por cada um desses convênios.

Redução de custos

A redução de custos é uma das maiores vantagens da automação de processos em uma clínica médica. Isso se justifica não apenas porque necessitará de menos colaboradores no estabelecimento de saúde, mas sim pelo fato de que existirá uma visão mais estratégica do negócio.

Como tudo será automatizado e relatórios serão gerados, será possível identificar gargalos ainda no início. De tal forma, se evita que erros tomem grandes proporções e a redução de custos ocorra, contribuindo para o crescimento, manutenção e imagem do negócio.

Utilização do prontuário eletrônico

Os prontuários eletrônicos são uma excelente medida para ter todas as informações dos pacientes registradas e, assim, poder prestar um atendimento com ainda mais qualidade. Antes de receber uma pessoa que tem a consulta marcada, por exemplo, o médico poderá ler rapidamente o seu prontuário e se preparar para o atendimento.

Assim sendo, conhecerá o histórico do paciente, agilizando a consulta e proporcionando um diagnóstico mais rápido e um tratamento mais eficiente. Isso fará com que as pessoas se sintam mais bem atendidas no local e até recomendem para conhecidos.

Ainda sobre a utilização do prontuário eletrônico, há uma otimização do espaço na clínica, pois não será mais necessário ter muitas gavetas e até mesmo salas inteiras para guardar papéis, uma vez que tudo será armazenado no sistema.

Investir na automação de processos em uma clínica é uma forma de garantir diversos benefícios para as clínicas médicas. Essa prática já deixou de ser um diferencial para se tornar uma necessidade para os estabelecimentos de saúde. Por isso, não deixe de investir em novas tecnologias para o seu negócio.

O software de gestão da Nortesys é a melhor plataforma para ajudar na gestão da sua clínica. Afinal, temos mais de 20 anos de mercado e experiência para atender a clinicas médicas de todos os portes. Quer saber mais sobre os nossos serviços? Então entre em contato conosco agora mesmo e garanta o melhor para a sua clínica ou consultório!

O post Veja como a automação de processos pode ajudar na gestão da sua clínica apareceu primeiro em Nortesys Clinic - Soluções para Clínicas e consultórios.

]]>
https://blog.nortesysclinic.com.br/posts/2019/05/20/veja-como-a-automacao-de-processos-pode-ajudar-na-gestao-da-sua-clinica/feed 0
Confira 9 seriados médicos que todo médico precisa conhecer https://blog.nortesysclinic.com.br/posts/2019/05/16/confira-9-seriados-medicos-que-todo-medico-precisa-conhecer https://blog.nortesysclinic.com.br/posts/2019/05/16/confira-9-seriados-medicos-que-todo-medico-precisa-conhecer#respond Thu, 16 May 2019 12:11:44 +0000 https://blog.nortesysclinic.com.br/?p=1544 Se você é um profissional da saúde e gosta de ver conceitos de medicina até mesmo em momentos de lazer, os seriados médicos são ideais para assistir quando estiver em casa relaxando, em um fim de semana ou dia de folga. Essas séries caíram no gosto popular e estão disponíveis em algumas emissoras de TV […]

O post Confira 9 seriados médicos que todo médico precisa conhecer apareceu primeiro em Nortesys Clinic - Soluções para Clínicas e consultórios.

]]>
Se você é um profissional da saúde e gosta de ver conceitos de medicina até mesmo em momentos de lazer, os seriados médicos são ideais para assistir quando estiver em casa relaxando, em um fim de semana ou dia de folga. Essas séries caíram no gosto popular e estão disponíveis em algumas emissoras de TV paga e serviços de streaming, como o Netflix e o Globo Play.

A seguir, vamos mostrar alguns dos seriados médicos que todo profissional da medicina precisa conhecer! Ficou curioso? Então é só continuar a leitura!

1. Grey’s Anatomy

O topo da nossa lista de seriados médicos não podia deixar de ser destinado a Grey’s Anatomy, série que narra o dia a dia dos médicos do Grey-Sloan Memorial Hospital, principalmente da protagonista, Dra. Meredith Grey (Ellen Pompeo).

Já está em sua décima quinta temporada e é uma das maiores audiências da TV americana, bem como uma das séries mais maratonadas no Netflix, de acordo com informações do portal Adoro Cinema.

Criada pela famosa roteirista e produtora Shonda Rimes, proporciona aos profissionais da medicina ver situações de dilema muito parecidas com as que acontecem diariamente nos hospitais da vida real.

2. Private Practice

Private Practice é uma série que faz parte do mesmo universo de Grey’s Anatomy. Ela narra a vida da Dra. Addison Montgomery (Kate Walsh), depois de ela trocar a rotina no hospital em que a outra série se passa por uma clínica particular em Los Angeles.

Esse seriado médico mostra o dia a dia dos profissionais em clínicas próprias e não em grandes hospitais, trazendo grandes lições. Também criada por Shonda Rimes, Private Practice não deixa de contar com toda a carga dramática que é típica dos trabalhos da produtora. A série tem 6 temporadas e já foi encerrada.

3. Nurse Jackie

A convivência dos médicos com outros profissionais da equipe de saúde, como os enfermeiros, precisa ser harmoniosa para o atendimento aos pacientes seja adequado, não é mesmo? Essa relação pode ser vista na comédia Nurse Jackie.

A série, que tem 7 temporadas, mostra o dia a dia da enfermeira Jackie Peyton (Edie Falco), que é conhecida por sua dedicação e paciência com os pacientes do hospital em que trabalha. Excêntrica, a profissional muitas vezes passa por cima da ordem dos médicos e direção do hospital.

4. Scrubs

Scrubs é uma série do tipo sitcom e mostra a rotina do médico Dr. John Dorian (Zach Braff), no fictício hospital Sacred Heart. Ao contrário de outros seriados médicos que têm uma carga dramática forte, como em Grey’s Anatomy, essa série tem como característica principal a leveza.

As situações são representadas com um estilo mais poético, mostrando que o ambiente hospitalar também pode ser harmonioso, mesmo que haja muitas situações pouco confortáveis. Scrubs tem 9 temporadas.

5. ER – Plantão Médico

Com 15 temporadas, ER, que no Brasil ganhou o complemento “Plantão Médico”, é um dos seriados médicos mais conhecidos no mundo. A narrativa mostra o cotidiano dos médicos e enfermeiros do fictício County General Hospital.

Um dos personagens principais é o Dr. Doug Ross (George Clooney), que permaneceu na série até a quinta temporada. Porém, o enredo não foca tanto na vida pessoal dos protagonistas, e sim nas situações vivenciadas no hospital.

Trata-se de uma série excelente para que os médicos vejam situações comuns em um plantão de emergência, mostrando toda a adrenalina que essa atividade proporciona e as decisões difíceis que devem ser tomadas para salvar vidas.

6. Miami Medical

Miami Medical é ideal para quem gosta de seriados médicos curtos, pois tem apenas uma temporada com 13 episódios. A história principal se passa na unidade de traumatologia que recebe apenas pacientes com risco de vida.

A personagem principal da série é a Dra. Eva Zambrano (Lana Parrilla), que é viciada em trabalho e se sente melhor dentro da sala de cirurgia do que em sua própria casa. Outro personagem de destaque é o Dr. Chris DeLeo (Mike Vogel), que se considera um gênio da medicina.

7. Chicago Hope

Chicago Hope retrata a rotina do Dr. Jeffrey Geiger (Mandy Patinkin), um famoso cirurgião, que, além do cotidiano na medicina, também precisa lidar com diversos problemas pessoais, como a condição psiquiátrica de sua esposa.

Esse seriado é interessante para mostrar como pode ser difícil para os médicos conciliar a vida profissional e a vida pessoal. Ele traz reflexões de como fazer isso com sucesso e ser bem-sucedido em ambas as situações. Chicago Hope tem 6 temporadas.

8. The Good Doctor

Um dos seriados médicos mais vistos, aclamados e comentados do momento é The Good Doctor, que atualmente está em sua segunda temporada. Trata-se da história do jovem médico Dr. Shaun Murphy (Freddie Highmore), que se destaca por ser autista.

Dr. Murphy é um verdadeiro gênio e tem habilidades fantásticas para fazer diagnósticos e procedimentos médicos. No entanto, por ser autista, sua capacidade de comunicação é reduzida e isso dificulta a relação com os seus colegas, os seus pacientes e a direção do hospital.

9. Mulher

Engana-se quem pensa que o Brasil nunca produziu um seriado médico. Entre 1998 e 1999, a Rede Globo lançou Mulher, seriado cujas protagonistas são a Dra. Marta Corrêa Lopes (Eva Wilma) e a Dra. Cristina Brandão (Patrícia Pillar).

As médicas trabalham em uma clínica especializada no atendimento às mulheres. O seriado mostra como os profissionais da saúde acabam se envolvendo emocionalmente com os seus pacientes. O atendimento humanizado é um dos principais temas abordados nessa série brasileira, que tem apenas uma temporada, mas chegou a fazer sucesso em diversos países, como Canadá, Portugal, Venezuela, China e Cuba.

Com tantos seriados médicos para assistir, agora é só encontrar um tempo em sua agenda e desfrutar de algumas horas em frente à TV. Afinal, você trabalha muito e também merece descansar e se divertir assistindo a um programa agradável.

Gostou das dicas? Em nossas redes sociais sempre publicamos informações relevantes para os profissionais da medicina. Estamos presentes no Facebook, no Twitter e no LinkedIn. Não deixe de nos acompanhar em todos esses canais!

O post Confira 9 seriados médicos que todo médico precisa conhecer apareceu primeiro em Nortesys Clinic - Soluções para Clínicas e consultórios.

]]>
https://blog.nortesysclinic.com.br/posts/2019/05/16/confira-9-seriados-medicos-que-todo-medico-precisa-conhecer/feed 0