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Atendimento humanizado: qual a importância e como adotá-lo?

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O que você considera mais importante oferecer em sua clínica médica? Muitos profissionais acreditam que o tipo de serviço prestado e as opções de tratamento disponíveis sejam os aspectos mais relevantes. Porém, proporcionar um atendimento humanizado deveria ser uma das maiores preocupações de quem é proprietário de um estabelecimento médico.

De acordo com o Ministério da Saúde, a humanização da assistência corresponde ao aumento do nível de corresponsabilidade na produção de saúde e das mudanças culturais de atenção ao paciente e administração dos processos de trabalho. Isso significa que o atendimento humanizado é aquele que visa o bem-estar do indivíduo como um todo e objetiva a garantia de uma ótima experiência a ele, desde a sua entrada na clínica.

Trata-se de um detalhe que fará toda a diferença, tanto para os pacientes quanto para o seu empreendimento. Por isso, preparamos este post para falar sobre a importância dessa humanização e mostrar como ela pode ser adotada. Então, continue a leitura para saber mais!

Qual a importância de oferecer um atendimento humanizado?

O atendimento humanizado refletirá diretamente em diversos pontos cruciais para o sucesso de uma clínica. Observe!

Faz com que a clínica seja lembrada

Infelizmente, a humanização nos serviços médicos é muito falada e defendida há muito tempo, porém, pouco praticada por grande parte dos profissionais da saúde. O diálogo, a plena atenção dada ao paciente enquanto ele explica suas queixas e a demonstração de empatia são alguns fatores cruciais em todos os atendimentos realizados, pois tornam o momento mais agradável.

Com isso, a pessoa se sente bem acolhida, mais confiante no trabalho que será desenvolvido e aliviada por acreditar que está nas mãos de um bom profissional. A partir daí, ela não só se lembrará da sua clínica quando precisar novamente de assistência, como a recomendará para familiares e amigos.

Melhora o ambiente de trabalho

Engana-se quem pensa que o atendimento humanizado favorece apenas os pacientes. Quando a assistência humanizada se estabelece em um empreendimento médico, ela conquista seu espaço e é defendida e praticada por toda a equipe. Consequentemente, torna-se presente também entre os colaboradores.

Isso acontece porque essa forma de tratamento passa a ser internalizada por todos os membros da clínica e permite que os processos sejam mais coesos e íntegros. Como resultado, a produtividade melhora, a confiança e o respeito entre os funcionários aumenta e todos têm ganhos.

Torna os tratamentos mais eficientes

Você provavelmente deve saber que questões psicológicas afetam diretamente a saúde e as respostas fisiológicas dadas pelo nosso organismo. Assim, encontra-se mais um ponto revelador da importância do atendimento humanizado: ele é capaz de acelerar de forma considerável as etapas para a cura de um paciente.

A partir da humanização, o indivíduo demonstra mais segurança na equipe, fica mais disposto a passar pelos tratamentos recomendados e responde melhor às condutas terapêuticas utilizadas.

Fideliza pacientes

Como dito anteriormente, poucos estabelecimentos de saúde se preocupam em oferecer, na prática, um atendimento humanizado. Dessa forma, quando você propicia algo que poucos fazem ou não realizam bem, adquire um diferencial competitivo, ou seja, conta com um atributo que deixa seu empreendimento à frente dos concorrentes.

Essa vantagem competitiva fará com que seus pacientes continuem a frequentar a sua clínica e não tenham motivos para ir até outra.

Como as clínicas médicas podem oferecer esse tipo de atendimento?

Há muitas maneiras de conseguir oferecer o atendimento humanizado. Entretanto, a soma de diversas ações é o que torna a humanização uma realidade. Veja abaixo o que pode ser feito para garantir uma assistência humanizada efetiva!

Personalizar cada experiência de atendimento

Sem dúvidas, essa é uma das práticas que mais caracterizam o atendimento humanizado. Ela se refere ao cuidado de tratar cada paciente como único, e proporcionar, assim, uma experiência totalmente diferenciada das outras que ele já vivenciou ao ir a uma clínica médica.

Desde a recepção até a saída do consultório, o indivíduo deve ter a convicção de que as pessoas envolvidas naquele trabalho não estão ali apenas por obrigação, e sim por terem o objetivo em comum de cuidar de quem precisa de auxílio médico. Portanto, tenha uma equipe receptiva, demonstre que se importa com a situação de seus pacientes, adote uma postura respeitosa e, sobretudo, coloque-se no lugar deles.

Ouvir e respeitar o tempo do paciente

Escutar o que o seu paciente tem a dizer também é fundamental, afinal, é por meio do seu relato que você conseguirá saber aquilo que o tem impedido de viver plenamente e ter a sua saúde em perfeito estado. Por isso, primeiramente, atente-se a tudo que será dito para depois intervir e prosseguir com o atendimento.

Considere também as inseguranças observadas, para que todas as condutas sejam realizadas dentro do tempo certo e de acordo com as limitações de cada pessoa.

Dar atenção diferenciada e demonstrar empatia

Quando o paciente chegar até o seu consultório, trate-o da mesma maneira que você gostaria de ser recebido. Embora o cansaço do dia possa diminuir a energia e afetar a disposição ao longo das horas de trabalho, é muito importante manter a qualidade da assistência dada.

Se a quantidade de pacientes for grande e dificultar isso, vale a pena pensar em uma nova estratégia para garantir a produtividade.

Respeitar a intimidade, crenças e desejo

O respeito às opções pessoais de cada paciente também deve ser colocado em primeiro lugar. Você deve tratar a todos igualmente sem fazer qualquer tipo de distinção. As pessoas que frequentarão sua clínica precisam estar convictas de que não haverá qualquer tipo de julgamento em decorrência de suas escolhas.

Perceba então, que o atendimento humanizado nas clínicas médicas é realmente importante e deve ser levado a sério por todos os benefícios que pode proporcionar aos pacientes e ao empreendimento. Portanto, escolha ter esse diferencial e demonstre por meio da humanização que a sua proposta de valor de fato está voltada para o alcance do restabelecimento da saúde da melhor maneira possível.

E aí, gostou deste conteúdo? Então, não deixe de ler nosso outro post sobre como melhorar o controle de agenda do seu consultório!

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