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Atendimento

7 passos para um bom pós-atendimento em clínicas

7 passos para um bom pós-atendimento em clinicas.

Você sabia que o pós-atendimento em clínicas é tão importante quanto oferecer um serviço de excelência nos momentos que precedem e durante a consulta? Esse processo consiste em estender o relacionamento profissional com os pacientes após o contato direto com eles, ou seja, significa continuar a dar atenção mesmo quando não há mais a relação presencial.

A partir disso, é possível criar um vínculo maior com seu público, fator que aumentará a satisfação e confiabilidade na sua empresa, sendo estes aspectos fundamentais para gerar resultados positivos. Quando se deseja realizar essa estratégia, deve-se fazer um bom planejamento e ter uma eficaz metodologia para que, além de proporcionar uma experiência diferenciada ao paciente, tenha-se também um diferencial competitivo.

Sendo assim, com o intuito de ajudar você a fazer um pós-atendimento que refletirá na evolução da sua clínica, preparamos este post. Confira!

Quais passos eu devo seguir para realizar um efetivo pós-atendimento em clínicas?

Abaixo, você lerá 7 passos para garantir a realização de um pós-atendimento agradável e capaz de impactar positivamente.

1. Tenha um banco de dados atualizado

Manter os dados dos pacientes da clínica sempre atualizados é um dos passos mais fundamentais para realizar um pós-atendimento efetivo. É por meio deles que você conseguirá ter acesso a todo o histórico de quem já passou por seu estabelecimento ou o frequenta e, assim, poderá traçar metas compatíveis com seus objetivos.

De acordo com os dados cadastrados consegue-se desenvolver uma abordagem específica para cada pessoa. Ademais, isso facilitará nos casos em que há necessidade de contatar um paciente de longa data, pois evitará que o contato seja perdido.

Mantenha telefones, tratamentos efetuados, medicamentos utilizados, enfim, registros de tudo que for relevante. Os softwares de gestão são sistemas que podem ser utilizados com essa finalidade. Com ele, todas as informações são armazenadas em nuvem e acessadas a qualquer instante.

2. Crie um mailing com informações de saúde

O termo “mailing” refere-se a uma lista de e-mails. Trata-se de um banco com dados virtuais que podem ser utilizados para contato com os pacientes e leads, isto é, aqueles que demonstram interesses nos seus serviços e, por isso, são potenciais “clientes”.

Regularmente, conteúdos relevantes devem ser entregues na caixa de entrada do seu paciente. Esse método pretende mostrar que seu comprometimento com a saúde dele não se limita apenas às consultas, mas fora delas você também se preocupa. Dessa forma, seu trabalho transmitirá mais confiança e autoridade em sua especialidade.

Para colocar essa estratégia em prática, procure sempre enviar materiais que realmente são úteis, ajudarão na manutenção da vitalidade e despertarão o interesse de quem o lerá, pois esses cuidados evitarão que esse e-mail torne-se indesejável. Entretanto, é interessante sempre deixar disponível a opção de descadastramento do mailing para que o recebimento não seja obrigatório.

3. Antecipe-se às necessidades dos pacientes

Antecipar-se às necessidades dos pacientes é uma ação ligada ao oferecimento adiantado daquilo que eles precisam ou até mesmo ainda não identificaram que necessitam. Por exemplo, você pode lembrá-los de realizar exames de rotina ao perceber que o período para realização de um novo check-up está próximo ou quando notar que há algum tempo esse cuidado não é realizado.

Isso garante a manutenção da saúde do seu público e transmite segurança, uma vez que sua clínica estará valorizando o bem-estar.

4. Ofereça soluções a problemas burocráticos

Mostrar soluções para problemas burocráticos demonstra que sua empresa está disponível para ajudar. Normalmente, processos que envolvem autorização de convênios e internações são cansativos e difíceis para quem não está habituado com eles. Em casos como esse, sua equipe pode intervir para auxiliar na resolução desses impasses.

Ao fazer isso, o paciente percebe a responsabilidade que sua clínica tem e aumentam-se as chances de fidelizá-lo.

5. Organize o tempo das equipes

A organização do tempo das equipes deve ser feita para que a dedicação ao atendimento do paciente seja feita com maior eficiência. Dessa forma, você deve investir em treinamentos para que aqueles que trabalham em sua empresa possam saber como conseguir administrar os processos da clínica e desenvolver a habilidade de relacionar-se bem com o público.

Deve-se ter em mente que os atendentes influenciam, e muito, no tipo de experiência que os pacientes terão.

6. Invista em ferramentas tecnológicas

As ferramentas tecnológicas são grandes aliadas nos momentos em que é necessária a abordagem do paciente depois da consulta, pois facilitam o contato e permitem maior interação. Sendo assim, utilize essas ferramentas ao seu favor.

Tenha outros canais de comunicação, como Facebook e Whatsapp para conectar-se e descobrir se o atendimento foi de acordo com o que era esperado.

7. Fique atento às reclamações

Considerar as reclamações feitas por seus pacientes mostra que você se importa com o que eles têm a dizer sobre sua clínica e valida as opiniões dadas. Além disso, elas servirão para que detalhes do gerenciamento sejam aperfeiçoados. Por esses motivos, esse é um passo fundamental também para garantir um bom pós-atendimento.

Ao receber críticas, encare-as de maneira construtiva, principalmente se elas estiverem voltadas a características semelhantes. Anote-as, deixe claro que será feito o possível para que aquele aspecto seja melhorado e, posteriormente, analise as possibilidades disponíveis para resolver os problemas mencionados.

Quais os objetivos desse pós-atendimento?

Fidelizar pacientes

A fidelização dos pacientes é um dos focos dessa estratégia. Com o pós-atendimento, pretende-se explanar que a clínica apresenta capacidade para atender a todas as necessidades do público frequentador, desde os cuidados com a saúde até o atendimento de qualidade.

Conquistar novos pacientes

De maneira indireta, o bom contato com o paciente após a consulta também objetiva a captação de mais pessoas, pois tem-se o intuito de satisfazê-lo para que ele se torne um promotor do seu negócio ao indicar a clínica pela excelência do serviço prestado.

Percebe-se então que o pós-atendimento reflete diretamente nos resultados que você obterá no seu empreendimento. Por isso, esteja sempre atento para verificar se a relação com seu paciente depois da consulta é adequada e satisfatória.

Agora que você já sabe como realizar um bom pós-atendimento em clínicas, entre em contato conosco para conhecer nossos serviços e saiba como colocar as dicas em prática para obter resultados!

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