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É melhor optar por um sistema de agendamento online ou offline?

sistema de agendamento

Em tempos modernos, impera a correria na rotina e o tempo cronometrado para exercermos nossas atividades.

A tecnologia, por meio de dispositivos móveis, smartphones, software e aplicativos, está facilitando, de várias maneiras, a vida de quem gosta de cuidar da saúde. É possível planejar atividades físicas e visualizar a dieta nos smartphones, lembretes para se hidratar e marcar consultas médicas de forma online.

Neste artigo, você poderá entender porque é vantajoso adotar um sistema de agendamento de consultas para a sua clínica e como a tecnologia faz diferença para prestar um melhor atendimento aos clientes.

Para saber como o sistema oferece mais comodidade e menor margem de abstenções, continue a leitura!

Saiba quais são as vantagens de investir em um sistema de agendamento online

Antigamente, antes de a internet ser mais acessível e estarmos em plena era dos smartphones e aplicativos úteis, a forma mais comum de marcar uma consulta médica era por meio do telefone.

Há cerca de 2 anos, esse cenário está se modificando. Mais clínicas têm adotado sistemas de agendamento online e, até mesmo, incluindo o uso de um software de gestão, que viabiliza outras automações dos processos de uma clínica ou consultório médico.

Nos próximos tópicos, você poderá ver algumas vantagens de investir nesse tipo de tecnologia e como ela pode impactar a rotina de secretárias e pacientes.

Praticidade e modernidade

Por conta da rotina corrida que muitas pessoas levam, não é incomum lembrar de marcar uma consulta médica na hora do almoço ou após o horário comercial. Ocorre que são horários nos quais, provavelmente, o paciente não conseguirá agendar a consulta.

Geralmente, as secretárias não atendem o telefone na hora de almoço e boa parte dos consultórios fecha no horário comercial.

Além dessas dificuldades, o paciente ainda pode se deparar com a linha ocupada ou congestionada e desistir de marcar a consulta por não conseguir contato.

Há, ainda, o fato de que para encontrar o horário ideal, o paciente precisa perguntar muitas vezes para a atendente sobre os horários disponíveis do médico que melhor se encaixa em sua agenda, o que pode ser constrangedor para algumas pessoas.

Já no agendamento online, boa parte desses problemas é solucionada. Isso porque os pacientes podem acessar o sistema 24 horas e levam cerca de 5 minutos para efetuar o agendamento. Também, é possível observar toda a agenda do médico, possibilitando que o paciente encontre o melhor horário sem precisar perguntar quais deles estão disponíveis.

Armazenamento em nuvem

No sistema de agendamento, as informações não ficam salvas apenas no computador. É possível ter acesso, em tempo real e de qualquer lugar, às agendas, desde que se tenha login e autorização para isso.

O médico pode visualizar quais serão seus horários, em determinado dia, sem precisar que outra pessoa o informe. Além disso, é possível liberar mais espaço de memória no computador, para outros softwares que dela necessitem.

Maior índice de comparecimentos

Nos consultórios médicos, não é raro que os pacientes faltem à consulta quando fazem o agendamento por telefone. Isso pode ocorrer por diversos motivos, como:

  • imprevistos, como trânsito engarrafado, chuva, questões de trabalho ou familiares;
  • o horário agendado não foi o melhor possível para o paciente;
  • o paciente esqueceu que havia marcado uma consulta;
  • paciente confundiu o dia, horário ou local da consulta.

É claro que imprevistos acontecem e deles ninguém está livre. No entanto, as ferramentas de agendamento online disparam um SMS ou e-mail, informando que o paciente tem uma consulta marcada em determinada data, hora e local com o referido médico.

Isso evita qualquer esquecimento e, se por acaso o paciente não puder comparecer, é um estímulo para que ele se lembre de cancelar ou remarcar o horário.

Otimização no desempenho dos colaboradores

Com a adoção do sistema de agendamento online, a tendência é que os pacientes antigos passem a utilizar esse serviço, bem como os novos que são informados assim que procuram a clínica. Com isso, a recepcionista ou secretária passa a dedicar menos tempo da sua jornada de trabalho ao telefone marcando, ou confirmando consultas.

Dessa forma, ela pode agilizar o atendimento de pacientes que chegam ao consultório, separar fichas, entre outras funções. Recebendo mais atenção, a satisfação dos pacientes se torna mais provável.

Feedbacks e apuração de fluxo

Com o sistema de agendamentos online, o paciente tem um espaço para fazer considerações sobre o atendimento que recebeu. Esse feedback é muito importante para os gestores de consultórios ou clínicas.

Dessa forma, eles poderão corrigir eventuais falhas e cessar gargalos no processo de atendimento, fazendo com que a experiência do usuário melhore.

Além disso, a automação permite que os gestores tenham uma melhor visão do fluxo de pacientes. É possível estimar em quais dias e horários o consultório fica mais movimentado.

Isso permite que treinamentos, reformas e a limpeza do ambiente sejam feitas nos horários de menor movimento, não prejudicando a saúde financeira da empresa.

Conheça o sistema de agendamento da Nortesys Clinic

Com o controle de agendamento da Nortesys Clinic é possível deixar o processo de marcação de consultas mais cômodo e prático para o paciente, e mais funcional para todos os colaboradores. O software ainda tem outras funcionalidades, como:

  • gerenciamento de status;
  • encaixe e bloqueio de horários;
  • visualização de agenda por profissional;
  • chat interno;
  • lembretes e avisos;
  • controle de retorno.

Você ainda poderá conhecer mais opções de software de automação, que auxiliam no gerenciamento de processos de clínicas e consultórios, com integração e flexibilidade de implantação. A Nortesys oferece sistemas que permitem controlar todas as movimentações da empresa, como atendimento, controle financeiro, estoque e prontuário.

O sistema de agendamento pode fazer com que a rotina de um consultório seja otimizada e possibilita uma melhor experiência para o usuário, que pode marcar a consulta a qualquer momento e recebe mais atenção em sua ida presencial ao local.

Além disso, médicos e outros funcionários podem acessar as agendas de qualquer lugar que estejam, além de avaliar feedbacks enviados para melhorar o serviço.

Se interessou pelo assunto e quer conhecer mais sobre o sistema de agendamento da Nortesys Clinic? Entre em contato conosco, será uma satisfação atender você!

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