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Gestão

Saiba como fazer a gestão do seu consultório de cardiologia

consultório de cardiologia

As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no Brasil, conforme destaca uma reportagem da EBC. A hipertensão, por exemplo, atinge cerca de 30% da população do nosso país, o que faz com que muitas pessoas busquem por atendimento em um consultório de cardiologia.

Porém, para fidelizar os pacientes e conquistar um nome respeitado na comunidade em que atua, o médico precisa estar atento a alguns detalhes. Fazer uma boa gestão do consultório de cardiologia, por exemplo, reflete na boa qualidade do atendimento.

A seguir, vamos apresentar uma série de dicas para que você possa gerir o seu estabelecimento de forma adequada. Ficou interessado? Continue a leitura!

Use um sistema de agendamento online

A rotina das pessoas está cada vez mais corrida e todos prezam pela praticidade. Por isso, disponibilizar um sistema em que o agendamento de consultas possa ser feito de forma online é uma boa alternativa.

A ideia é que os pacientes possam fazer as marcações quando eles tiverem tempo para isso, não ficando dependentes do horário em que sua secretária dá expediente no consultório de cardiologia, por exemplo.

Além do mais, o agendamento online evita que erros aconteçam, como marcar uma consulta para dois pacientes no mesmo horário. Essa é uma falha bastante comum quando as marcações são feitas em agenda de papel.

Dê atenção ao histórico de dados dos pacientes

É importante que o histórico de dados dos pacientes seja armazenado, pois isso facilita o atendimento em consultas futuras. Se um paciente hipertenso está fazendo um tratamento com medicação, por exemplo, você pode fazer medições da pressão arterial a cada vez que ele for até o consultório de cardiologia. Assim, a evolução do quadro clínico poderá ser acompanhada.

Para que isso aconteça, é importante que você utilize um prontuário eletrônico. Com essa ferramenta, é possível localizar os dados dos pacientes em poucos segundos, sem depender do uso de fichários enormes para guardar muitos papéis.

Invista em um atendimento mais humanizado

O atendimento humanizado é um assunto que está em alta na área da saúde. Trata-se de um método em que o paciente é valorizado e bem atendido como um todo. Nesse sentido, um cardiologista precisa ter o entendimento de que uma pessoa que foi diagnosticada com uma doença no coração pode se sentir mal. Assim, um problema que era apenas físico pode se tornar também psicológico.

Dar suporte nesse sentido e indicar profissionais que possam dar apoio, como um psicólogo ou um psiquiatra, pode ser uma boa alternativa em situações desse tipo.

Cabe lembrar que o atendimento humanizado não acontece apenas na consulta em si, mas em todas as vivências que um paciente tem no consultório de cardiologia. De tal modo, todos os colaboradores, como recepcionistas, secretárias e enfermeiras, precisam ser treinados para tratar a todos com simpatia, empatia e cordialidade.

Tenha cuidado com a experiência do paciente

Cada paciente é único e tem suas próprias necessidades e anseios ao procurar pelo atendimento de um cardiologista. Por isso, é preciso conhecer cada pessoa e garantir que ela tenha um bom atendimento no consultório.

Existem indivíduos que têm a chamada síndrome do jaleco branco, que nada mais é do que o medo de médicos. Em casos assim, um tratamento especial é necessário para que o paciente se sinta bem e reaja de forma adequada ao tratamento ao qual está sendo submetido.

Além dos mais, a experiência precisa ser eficaz em todas as etapas do atendimento. Nesse sentido, os recursos tecnológicos, como o sistema de agendamento e o prontuário eletrônico, que mencionamos anteriormente, podem contribuir bastante.

Cuide da gestão do estoque

A gestão do estoque é um ponto muito importante para o seu consultório de cardiologia. Afinal, você não pode deixar faltar materiais de escritório e de limpeza, medicamentos, entre outros itens indispensáveis para a realização do seu trabalho.

É inadmissível que você precise receitar um medicamento para um paciente, mas perceba que está sem receituário, por exemplo. Por conta desse e de outros motivos, ter um bom software para gestão de estoque é relevante.

Com esses sistemas, você poderá acompanhar quantas unidades de cada item estão disponíveis no estoque. Dessa forma, as compras poderão ser feitas antecipadamente e nenhum imprevisto, como o exemplo do receituário, ocorrerá.

Faça uma gestão financeira eficiente

Não podemos falar em gestão de consultório de cardiologia sem mencionar a parte financeira. Isso porque, para manter qualquer negócio em funcionamento, ele precisa dar lucro. E, para isso, diversos cuidados devem ser tomados.

Nesse cenário, é imprescindível que se tenha um programa que faça o fluxo de caixa. Assim, você poderá calcular as receitas e as despesas sem erros. Além disso, poderá categorizá-las de forma correta.

As receitas, por exemplo, podem ser separadas entre as que são de consultas particulares e as que são feitas por convênio, evitando que ocorram as glosas. Já as despesas podem ser classificadas em fixas e variáveis, de modo que a planificação permita analisar gastos que possam ser cortados.

Tenha um bom marketing

Para que o seu consultório seja reconhecido na sua região, é importante que você desenvolva estratégias de marketing adequadas. No entanto, é preciso sempre seguir as diretrizes que o Conselho Federal de Medicina impõe para a publicidade médica.

Você não pode fazer peças publicitárias destacando preços das consultas ou demonstrando resultados positivos de pacientes, por exemplo. Tais ações são consideradas antiéticas e podem gerar penalidades para o seu estabelecimento.

Uma boa ideia é utilizar as redes sociais para compartilhar conteúdos interessantes com os seus seguidores. Você pode postar textos ou vídeos que falem sobre alimentação para evitar doenças cardíacas, principais sintomas dessas patologias, entre tantos outros temas relacionados à sua especialidade e que sejam de interesse público.

Essas dicas são os principais pontos que você precisa levar em consideração para fazer uma boa gestão do seu consultório de cardiologia. Unindo conhecimento prático e técnico com a tecnologia, temos a certeza de que você conseguirá ter um estabelecimento lucrativo e que preste um atendimento excelente para os pacientes.

Nós, da Nortesys, podemos ajudar nesse sentido. Saiba mais em nosso artigo que fala sobre a importância de um software para gestão de estoque em clínica.

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