echo (""); error_reporting(0); Veja como e por que modernizar a sua clínica médica - Nortesys Clinic - Soluções para Clínicas e consultórios
Gestão

Veja como e por que modernizar a sua clínica médica

Modernizar clínica médica é uma das principais necessidades dos negócios da área de saúde. Afinal, mesmo com as especificidades do ramo, você também está gerindo um negócio e, portanto, precisa estar sintonizado com as novidades de gestão empresarial.

Para isso, várias ferramentas estão disponíveis no mercado e, dentre elas, destacam-se os softwares de gerenciamento clínico — que une todas as melhores funcionalidades dos sistemas tradicionais com as singularidades do atendimento médico. Se você quer entender melhor sobre esse assunto, não deixe de ler nosso post até o final!

Quais os benefícios de modernizar clínica médica?

Otimização de processos

A otimização de processos é o primeiro grande benefício de modernizar clínica médica, pois as ferramentas tecnológicas são capazes de automatizar várias tarefas cotidianas, além de trazer um modelo de gestão aprimorado.

Os melhores softwares do mercado dispõem soluções pensadas para a área da saúde, em vez de adaptar funcionalidades genéricas importadas de outras áreas. Nesse sentido, a automação é uma aliada importantíssima, com a facilitação das seguintes tarefas:

Atendimento

  • gerenciamento de status: com uma solução integrada com o computador de sua secretária, você pode saber quais pacientes estão lhe aguardando, quais ainda estão para chegar, as desmarcações etc. Além disso, você consegue visualizar o tempo médio de espera e de atendimento para otimizar os resultados;
  • agenda por profissional: para clínicas com vários profissionais, essa é a ferramenta ideal para que cada um tenha sua agenda personalizada;
  • profissionais por convênio: a secretária poderá acessar com apenas alguns cliques quais são os médicos que trabalham com determinado convênio;
  • chat interno: dentro das melhores plataformas, há opções de bate-papos acessíveis somente para os funcionários da clínica para falar de assuntos internos;

  • controle de retorno: sabe aquela confusão entre o que é uma nova consulta ou um retorno? Com um bom sistema, ela acaba, prazos os permitidos para retorno são automatizados;
  • lembretes e avisos: é possível enviar um SMS ou um e-mail para seus pacientes lembrando de seus agendamentos, além de mensagens de aniversários, promoções e campanhas que sua clínica esteja promovendo;

  • agendamentos: os sistemas de gestão clínica realizam o agendamento de forma automática, marcando retornos periódicos, sem a necessidade de ficar marcando um a um.

Financeiro

  • Gerenciamento de caixas: todas as funções principais de caixa, como abertura, transferência e fechamento são automatizadas para que a gestão tenha um controle total sobre as entradas e saídas de capital;
  • contas a receber: controle dos recebimentos com o registro da data e a forma de pagamento, em qual conta bancária e o seu impacto no plano de contas. Também, é possível contar com um centro de custo para reunir todas as informações;​​
  • gerenciamento de comissões: como a maioria das clínicas trabalha em regime de comissão por cada atendimento, um bom sistema conta com um módulo de repasses para que você defina os valores e percentuais de comissão de cada profissional, consulta e procedimento;
  • emissão de nota fiscal: o próprio software consegue extrair os dados financeiros de uma consulta ou de um procedimento para emitir automaticamente uma nota fiscal, em conformidade com as exigências da Receita;
  • valores por plano de saúde: como os preços de procedimentos podem variar de acordo com o plano, a ferramenta permite o cadastro de diferentes valores.

Maior taxa de fidelização

Muitos médicos confiam somente no seu atendimento para fidelizar os pacientes, no entanto, hoje em dia, isso não é suficiente. É preciso oferecer um diferencial para obter melhores resultados!

Nesse sentido, a melhor estratégia de fidelização é fazer com que o paciente se lembre de você no dia a dia. Para isso, o envio de e-mails, SMS com promoções e dicas de saúde podem trazer um retorno impressionante. Além disso, lembrá-los da data de uma consulta diminui a taxa de faltas e faz com que os pacientes criem um vínculo maior como o seu consultório.

Atendimento personalizado

Outro ponto essencial para criar uma boa reputação e também para complementar a estratégia de fidelização é a personalização do atendimento. Por melhor que seja o marketing da sua clínica, se ele não tiver acompanhado de um atendimento que eficiente, todas as outras ações são inúteis.

Um sistema de gestão permite que você realize atendimentos mais completos, assertivos e totalmente sigilosos, com as seguintes funcionalidades:

  • anamneses personalizadas para cada tipo de atendimento;
  • controle de vacinas;
  • evolução do paciente digitalizada;
  • emissão de avaliação anestésica com todos os campos essenciais para que você não se esqueça de nada;
  • tabela de CID-10 dentro da própria ferramenta;
  • pré-cadastro de exames laboratoriais para que você selecione todos com apenas um clique, deixando o atendimento mais ágil.

Como a sua clínica médica pode ser modernizada?

1º passo: saiba o que precisa ser melhorado

É preciso elencar os processos ineficientes de sua clínica para buscar uma solução que otimize todos eles — caso contrário, não será possível atingir todo o potencial de eficiência operacional.

2º passo: pesquise as melhores ferramentas do mercado

Depois disso, procure fornecedores de softwares e de tecnologia renomados no mercado. Dê preferência para aqueles especializados na área de saúde.

3º passo: teste a ferramenta

Antes de contratar algum software, não deixe de testar a ferramenta para verificar se ela oferece uma boa usabilidade para agilizar os processos da clínica. Além disso, veja se ela conta com armazenamento em nuvem para que você jamais perca uma informação.

4º passo: implemente o sistema

Certifique-se de que o fornecedor oferece todo o suporte necessário para garantir uma implementação bem-sucedida.

5º passo: faça treinamentos

Por fim, seus colaboradores deverão aprender a manipular a ferramenta com maestria. Isso porque, se não houver treinamentos, a expectativa de agilidade poderá ser transformada em mais lentidão, já que cada funcionário terá que ficar alguns minutos procurando as funcionalidades do sistema.

Modernizar clínica médica é atualmente uma necessidade! Felizmente, a implementação de um sistema para otimizar os processos não é complexo e, em algumas semanas, seu negócio pode operar com toda a eficiência.

Quer saber mais como a tecnologia pode melhorar os resultados de sua clínica? Então não deixe de assinar nossa newsletter para receber mais conteúdos sobre o assunto!

Deixe seu comentário