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Gestão

Afinal, o que é Branding e qual a sua importância para clínicas médicas?

A competição faz parte do cotidiano das clínicas médicas. Nesse cenário, cada vez mais os profissionais e empresários do ramo têm buscado se especializar e adotar estratégias para prestar o melhor serviço para os pacientes.

Com isso, eles esperam aumentar o reconhecimento da empresa perante o mercado. É exatamente aí que entra a discussão sobre o que é branding e por que esse trabalho de gestão de marca é tão importante no campo da saúde.

As técnicas de branding são essenciais para que a clínica passe a sua mensagem e agregue valor à marca. Empresas que possuem um nome reconhecido e uma reputação forte no meio têm maior potencial de ser reconhecidas e lembradas pelos clientes.

Isso acontece graças ao trabalho desenvolvido em estratégias de gestão de marca. Por meio delas, os clientes se sentem mais à vontade e motivados a contratar os serviços, pois sabem que estão fazendo um bom investimento.

Se você é empresário da área da saúde ou proprietário de uma clínica, quer criar uma marca forte e melhorar o posicionamento da sua empresa, precisa saber desde já o que é branding. Neste artigo, você vai aprender mais sobre o assunto. Confira!

O que é Branding?

O branding consiste no conjunto de ações de marketing alinhadas ao objetivo e propósito da marca. Esse conjunto de ações contribui para a criação e a construção da percepção positiva dos consumidores em relação à empresa, visando ao fortalecimento da marca.

A sua metodologia envolve a observação, pesquisa e organização de estratégias com o intuito de despertar sentimentos e sensações.

Mais que isso, criar conexões com o cliente, de maneira que ele seja capaz de optar pela sua marca no momento de decisão de compra de um produto ou serviço.

Diante disso, as empresas conscientes precisam investir em metodologias de gestão de marca que contribuam para a construção de uma percepção forte de valor à marca e aos seus produtos e serviços.

Os esforços em branding para a criação de uma reputação positiva trazem resultados duradouros e eficientes.

Pense no segmento farmacêutico: qual marca de remédio de dor de cabeça vem primeiramente à sua cabeça? E quando você quer comprar óculos de sol, por exemplo, em que marca pensa primeiro?

Além de lembrar o nome do fabricante, você conseguiu visualizar as cores, logotipo, sons e lembranças? Pois é exatamente esse o objetivo do branding: despertar sensações, recordações e criar laços, mesmo que de forma inconsciente, nos consumidores.

Desse modo, o cliente terá grande chance de escolher a sua marca no futuro, quando estiver diante de uma decisão de compra.

Como o branding melhora a compreensão de valor dos serviços da clínica?

O branding equivale à identidade da clínica na visão dos pacientes. Em outras palavras, ele está ligado à percepção que os clientes têm em relação à sua marca, ou seja, não está relacionado com aquilo que você gostaria que ela fosse, mas sim com a impressão individual de cada pessoa.

Assim, é importante que os valores da marca médica sejam praticados no cotidiano do estabelecimento, no atendimento e nas consultas. Afinal, se você deseja criar uma marca forte no ramo da saúde, deve investir nela.

Assim, por exemplo, se você trabalha com conceitos de tecnologia e comodidade em sua clínica, que tal investir em um sistema integrado e automatizado que faça o agendamento de consultas para os pacientes todos os dias, além do horário comercial? Com isso, você está demonstrando agir fielmente àquilo que prega.

Técnicas de branding ajudam a criar valor para a empresa, desde a criação do logo até o discurso que será utilizado para se comunicar com os clientes e pacientes. Tudo isso constrói a personalidade da marca e desperta impressões e sensações na mente do cliente.

Qual é a importância do branding para as clínicas?

Na área médica, o branding se aplica à identidade visual da clínica: no formato do conteúdo a ser compartilhado, logotipo, design do site, nos materiais gráficos, softwares etc. Ou seja, ele abrange toda a imagem desse estabelecimento.

Assim, mostrar que uma marca tem um diferencial ajuda a clínica a sobreviver no mercado, gera vantagem competitiva e aumenta as chances de conexão com os pacientes.

Vamos apresentar os principais benefícios de manter uma boa estratégia de branding. Confira:

1. Desenvolve e fortalece a identidade da marca

A identidade de um negócio mostra a sua personalidade, os valores que ele possui e que deseja compartilhar com o público.

As pessoas escolhem os serviços médicos não levando em conta apenas os preços baixos, mas sim pela confiança que sentem naquele estabelecimento.

Nesse sentido, o branding melhora a percepção do valor do seu negócio, e fortalece ainda mais a identidade da sua marca perante os clientes.

Por isso, crie uma clínica com uma personalidade objetiva e um propósito claro e busque desenvolver uma relação de identificação com o seu público, promovendo boas experiências.

2. Melhora a captação de pacientes

As chances da clínica captar pacientes aumentam consideravelmente com uma estratégia de branding bem desenvolvida.

Isso é justificado porque o negócio passa mais confiança para os clientes. Além disso, a recomendação boca a boca também funciona muito bem nesses casos.

3. Proporciona mais autoridade à clínica

Quando a marca começa a se estabelecer no mercado, a sua reputação aumenta, e ela se torna mais respeitada perante terceiros. Como consequência, isso influencia diretamente na decisão dos pacientes.

Como ela passa mais credibilidades, eles vão se sentir mais seguros em procurar os serviços do seu estabelecimento.

4. Traz fidelização

Clientes fiéis são verdadeiros embaixadores da sua marca. Eles recomendam os seus serviços para amigos e conhecidos sem ganhar nada em troca, simplesmente pela satisfação que sentem com o seu empreendimento.

Além disso, sabemos que os custos com a captura de novos clientes são muito menores do que manter os clientes que já foram fidelizados, o que se torna um ponto positivo.

5. Possibilita novas oportunidades

Já pensou em oferecer novos serviços em sua clínica, ou contratar novos profissionais, por exemplo? As estratégias de branding podem ser usadas em novos ramos e ajudam o negócio a obter ganhos expressivos.

6. Possibilita o investimento futuro

Quem sabe você não abre uma segunda clínica ou uma filial no futuro? O investimento em branding proporciona resultados financeiros positivos e maiores chances de expansão da clínica. Ao fazer com ela ganhe mais recursos, o negócio se desenvolve cada vez mais.

Muitos empreendedores ainda têm dúvidas sobre o que é branding e por que essa ferramenta traz resultados positivos em médio e longo prazos.

A resposta é simples: esse método de marketing envolve a personalidade e os valores da clínica, bem como está ligada à identidade, à imagem e à reputação da marca. Por isso, não perca tempo, e comece a investir desde já nessa estratégia!

E aí, entendeu como os métodos de branding agregam valor e trazem resultados positivos para o seu negócio? Compartilhe este artigo nas redes sociais e ajude seus amigos a conhecerem melhor as melhores práticas de marketing do mercado!

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