Marcar presença na internet é uma realidade tanto na vida pessoal quanto profissional. Na medicina, essa presença diz respeito ao site médico, utilizado por muitos profissionais a fim de divulgar os seus serviços.
Com um mercado de trabalho cada vez mais concorrido, conquistar novos pacientes têm se tornado uma tarefa desafiadora — mas que também apresenta novos meios para divulgação, como os sites. Porém, ainda há profissionais que mantêm certa resistência a esse tipo de ferramenta.
Você faz parte desse time? No artigo de hoje, vamos lhe mostrar os principais benefícios que um site médico traz para os consultórios e clínicas. Continue lendo e confira!
Quais são os principais benefícios de ter um site médico?
A divulgação dos serviços prestados por clínicas e consultórios da área da saúde traz muitas vantagens. A seguir, confira as principais delas!
1. Credibilidade
No momento em que você investe na criação de um site médico, a credibilidade do seu público-alvo com o empreendimento fica muito maior. Afinal, ele passará uma imagem mais profissional a quem encontrá-lo ao pesquisar informações referentes à saúde ou procurar médicos pela internet.
O indicado é que o site seja dividido em seções, que tragam informações sobre a própria clínica ou consultório, seus profissionais, as formas de pagamento e convênios, endereço, serviços e diferenciais oferecidos. Também, se possível, vale a pena ter uma seção com dicas e informações relevantes à área de atendimento.
2. Conquista de novos pacientes
Na internet, o leque de clientes em potencial é muito grande, bem como é alta a procura por informações de serviços clínicos e médicos. Assim, estando presente no mundo virtual, há muitas chances de você conquistar novos pacientes que procuram justamente pelos serviços que você presta.
A presença digital também é uma das maneiras mais baratas de conquistar e firmar compromisso com esses potenciais pacientes. Para conseguir resultados ainda maiores com um site médico, o indicado é investir em conteúdos de qualidade, que chamem a atenção dos pacientes e desperte neles a necessidade de buscar a sua ajuda.
3. Baixo investimento
Outro dos principais benefícios de ter um site médico é que, para conquistar novos pacientes e manter a confiança dos já conquistados, não é necessário investir muito dinheiro — especialmente tendo em vista o número de pacientes se pode alcançar na internet.
No entanto, para isso o site precisa ser construído por profissionais qualificados, a fim de apresentar uma boa otimização e seriedade no trato das informações.
4. Visibilidade mundial
Isso mesmo! No momento em que você cria um site, a sua clínica ou consultório passa a ser vista globalmente — afinal, na internet não há barreiras territoriais que impeçam a procura de informações e serviços. Assim, com um site profissional o mercado local acaba deixando de ser o único meio de divulgação dos seus serviços.
5. Agendamento on-line
Um problema clássico de clínicas e consultórios diz respeito às dificuldades de suprir a alta demanda de ligações diárias. Linhas que ficam ocupadas, demora para atender a ligação e horários restritos são as reclamações mais comuns dos pacientes nesse sentido.
Por mais que se tenha uma equipe treinada para esse tipo de atendimento, essas reclamações são inevitáveis. Então, que tal reduzi-las dispondo de um canal de agendamento on-line no site da sua clínica ou consultório?
Essa já é uma realidade muito utilizada por clínicas, consultórios e laboratórios, permitindo aos pacientes o agendamento de exames e consultas de qualquer lugar e em qualquer horário, sem a necessidade de esperar o atendimento telefônico ou mesmo de dirigir-se até o local.
Sem dúvida, além de gerar mais comodidade e agilidade para os pacientes, isso ainda garante um controle mais preciso dos horários por parte dos profissionais da clínica ou consultório.
6. Disponibilidade 24 horas
Provavelmente, o seu consultório ou clínica tem horários fixos de atendimentos. No entanto, com um site médico o seu empreendimento estará disponível 24 horas, durante todos os dias.
Isso servirá como uma vitrine muito mais eficaz de todos os serviços e especialidades que diferenciam a sua clínica ou consultório dos concorrentes. E, com isso, suas chances de conquistar novos pacientes é muito maior, se comparada ao atendimento clássico que obedece um horário fixo de expediente.
O que interfere na qualidade de um site?
De modo geral, um bom site deve prezar por fatores como qualidade de imagens e banners, conteúdo adequado e otimizado para pesquisas em buscadores e responsividade. A seguir, confira um pouco mais sobre essas características:
1. Layout
Antes de começar a construção do site, é muito importante que ele seja feito por profissionais da área. Afinal, há diversas funcionalidades extremamente necessárias e que devem estar com uma arquitetura de informação adequada, como:
- banners nos lugares corretos e que levem ao destino certo;
- tamanho das imagens adaptáveis para o acesso e visualização em computadores ou aparelhos telefônicos;
- otimização para buscadores, a fim de o site figurar no topo das pesquisas.
Outro ponto importante diz respeito ao layout. Hoje há diversos sites gratuitos, mas todos vêm com um layout pré-definido, ou seja, sem a possibilidade de alterações. Mas, ao adquirir o layout profissional, pago, você terá a possibilidade de fazer alterações, incluir seções e adaptá-lo exatamente para os seus objetivos.
2. Conteúdo de qualidade
Um dos principais diferenciais que desperta a atenção na internet é o conteúdo apresentado nos sites. Por isso, ao criar o site da sua clínica ou consultório médico é essencial dar atenção especial ao que será apresentado nele. Esse conteúdo vai desde uma apresentação dos serviços e profissionais até informações e dicas pontuais, referentes à área em que o seu empreendimento presta atendimento.
Na maioria das vezes, com a rotina corrida, os profissionais não conseguem dedicar um tempo para a criação de conteúdo. Assim, uma dica para suprir essa falta é contratar agências de conteúdo ou redatores qualificados.
Isso trará valor para a clínica ou consultório, resultando em pacientes e futuros pacientes mais engajados na leitura do conteúdo, no crescimento de acessos ao site e até no aumento no posicionamento no Google, por exemplo. No entanto, para que isso aconteça é importante utilizar estratégias de conteúdo pensadas no seu público-alvo. Não se esqueça disso!
Enfim, viu só quantas funcionalidades e benefícios um site médico traz para uma boa gestão e reconhecimento no mercado da saúde?
Investir em estratégias de marketing como essa é uma realidade que deve ser encarada com seriedade pelos gestores, a fim de que se tenha bons resultados nos empreendimentos da área da saúde. Afinal, além de ser uma maneira de divulgação mais em conta financeiramente, como vimos, o site médico é a porta de entrada para muitos novos pacientes.
Gostou do artigo de hoje? Então aproveite a visita e assine a nossa newsletter! Assim você receberá todas as nossas atualizações diretamente na sua caixa de entrada.