Quando falamos em redução de custos pensamos em vários gastos desnecessários que podemos eliminar, porém, na maioria das vezes, acabamos deixando de lado um fator muito importante e que faz uma grande diferença no faturamento: os custos com telefonia.
Neste artigo, vamos ensinar a você a diminuir ao máximo essas despesas, auxiliando assim no aumento do faturamento da sua clínica. Continue lendo e confira.
Faça uma análise minuciosa da sua conta de telefone
Antes de tomar qualquer atitude em relação à redução de custos com telefonia, faça uma análise minuciosa da sua conta de telefone. Isso se faz importante porque, muitas vezes, acontece de a companhia telefônica efetuar cobranças indevidas na sua fatura — ligações que foram cobradas mais de uma vez ou descontos que não estão sendo aplicados, por exemplo. Nesses casos, você acaba pagando por algo que não utilizou.
Realizando essa análise, você, possivelmente, já vai conseguir identificar as irregularidades para entrar em contato com a operadora e solucionar o problema junto a ela.
Existem alguns softwares de gestão que podem te auxiliar neste processo. Eles realizam análises periódicas no consumo de cada cliente, verificando se existe alguma variação e buscando sempre entregar soluções apropriadas para cada tipo de necessidade do consumidor.
Renegocie com sua operadora
Após a análise da sua fatura de telefone, agora é hora de renegociar com a sua operadora. Verifique os pacotes de promoções e veja se vai ser vantajoso para a sua clínica essa aquisição.
Outra dica importante é também entrar em contato com outras companhias telefônicas e comparar os preços e benefícios que cada uma fornece. Assim, fica mais fácil conseguir uma negociação proveitosa para você.
Converse com seus colaboradores
Seus funcionários são pessoas de sua total confiança, por isso, é importante você ser sincero com eles e explicar o porquê da redução de custos com telefonia.
Deixe claro que as ligações pessoais não devem ser realizadas, a não ser em casos de urgência. Porém, é necessário que eles se conscientizem que a diminuição dos custos com telefone é importante para o bem-estar da clínica.
Habitue-se a utilizar a comunicação online
A internet nos permite alcançar outros espaços no mundo dos negócios e, consequentemente, auxilia na redução de custos. Substitua telefonemas por e-mails, por chamadas via Skype ou até mesmo pelo WhatsApp.
Como você viu, existem vários aplicativos no mercado que auxiliam na diminuição de custo com telefonia. Habitue-se a utilizar a comunicação online e deixe o telefone somente para entrar em contato com pacientes ou fornecedores que ainda não adotaram esse tipo de tecnologia.
Use a tecnologia a seu favor para diminuir os custos de telefonia
Aderir a um sistema eficiente para gestão de clínicas e consultórios em geral é extremamente necessário. Procure um sistema completo, que possa resolver problemas que os demais softwares não conseguem.
Ele deve integrar totalmente os módulos de atendimento, de finanças e de estoque para que assim seja possível realizar uma automatização de qualidade, proporcionando agilidade na gestão e segurança no armazenamento de dados.
Por meio deste sistema, você também pode enviar SMS ou e-mail aos seus pacientes com os agendamentos das consultas e demais processos rotineiros do negócio.
Reduzir custos com telefonia é uma grande desafio, pois o telefone é um objeto de grande utilidade e que auxilia as pessoas. No entanto, não podemos ficar dependentes deste aparelho e precisamos buscar novas alternativas para conseguir diminuir essas despesas.
Gostou das nossas dicas? Então, entre em contato com a gente e conheça o software de gestão de clínicas mais completo do Brasil!