Uma clínica médica, assim como toda empresa, necessita de cuidados diários. Um bom médico/gestor deve ter a capacidade não apenas de administrá-la, mas também ter sensibilidade para observar o cotidiano da clínica sob sua supervisão, reconhecendo aspectos positivos e negativos.
É muito importante ter um olhar aguçado para fazer esse diagnóstico do andamento da clínica para intervir de modo assertivo nos pontos falhos e valorizar o que está indo bem. Essa habilidade do gestor está atrelada direta ou indiretamente aos resultados obtidos e àqueles que se espera atingir, porque a saúde da sua clínica é produto das pessoas que a compõem: você (o gestor), os demais funcionários e os pacientes.
Os desafios do médico/gestor
Antes de pensar na satisfação dos seus pacientes e funcionários, é ideal conhecer bem aquilo que você pode oferecer para a sua clínica. Dessa forma, ao se deparar com alguma situação inesperada, o que pode acontecer, você estará preparado para agir de forma adequada.
Assim, procure observar em você mesmo quais são as suas maiores qualidades como administrador e quais são os desafios. Pode ser, por exemplo, “lido bem com meus funcionários, mas me altero quando um paciente reclama”. O próximo passo é encontrar meios de valorizar e aproveitar ao máximo o seu talento já conquistado e modificar o que não está indo bem.
O bem-estar dos pacientes
Para analisar a sua clínica com a visão dos pacientes, é preciso ser empático. Tente pensar no funcionamento da sua clínica no ponto de vista do paciente. Diante desse cenário, se faça as seguintes perguntas:
- Eu gostaria de ser atendido nessa clínica?
- Esse ambiente me agrada?
- Esses profissionais me inspiram confiança?
- A higiene é condizente com o que se espera de um ambiente médico?
Ter em mente esses questionamentos e conseguir respondê-los com sinceridade é crucial. Apesar de ser uma empresa, uma clínica tem as particularidades da área da saúde, em que confiança e respeito são indispensáveis, elevando muito a exigência de quem utiliza o serviço.
A satisfação dos funcionários
Na atenção à saúde, independente do nível de atenção e da área do profissional, é essencial estar atento às necessidades do paciente. Na prática, isso não é difícil de ser feito, pois muitas vezes, basta ser cordial e manter uma relação natural para receber bem o paciente.
Por isso, observe como ele é atendido em diferentes serviços da sua clínica, analisando a postura de cada funcionário, fornecendo treinamentos sempre que necessário. Também é importante identificar o nível de satisfação do seu funcionário com o trabalho. Existem casos que podem ser resolvidos de modo simples, desde que o funcionário tenha liberdade para procurar seu superior.
A saúde da sua clínica
De toda forma, você deve perceber que a saúde da sua clínica é influenciada por diversos fatores. O que todo bom médico/gestor é capaz de diagnosticar e intervir com sucesso, normalmente, é o financeiro e o administrativo. Porém, ao lidar com pessoas, alguns acabam pecando em itens básicos.
Identifique os pontos acertados e aqueles que precisam de ajustes, mantendo aquilo que está afinado às atividades da clínica e melhorando ou cortando o que não está dando certo. Para isso, fique sempre atento aos seus funcionários e pacientes para que você possa ser bem-sucedido cuidando da saúde da sua clínica, como ela cuida dos seus pacientes.
Você tem alguma estratégia para cuidar da saúde da sua clínica? Como é o seu relacionamento com os seus pacientes? Compartilhe com a gente a sua experiência!