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Gestão

Você está cuidando da saúde da sua clínica?

Você está cuidando da saúde da sua clínica?

Uma clínica médica, assim como toda empresa, necessita de cuidados diários. Um bom médico/gestor deve ter a capacidade não apenas de administrá-la, mas também ter sensibilidade para observar o cotidiano da clínica sob sua supervisão, reconhecendo aspectos positivos e negativos.

É muito importante ter um olhar aguçado para fazer esse diagnóstico do andamento da clínica para intervir de modo assertivo nos pontos falhos e valorizar o que está indo bem. Essa habilidade do gestor está atrelada direta ou indiretamente aos resultados obtidos e àqueles que se espera atingir, porque a saúde da sua clínica é produto das pessoas que a compõem: você (o gestor), os demais funcionários e os pacientes.

Os desafios do médico/gestor

Antes de pensar na satisfação dos seus pacientes e funcionários, é ideal conhecer bem aquilo que você pode oferecer para a sua clínica. Dessa forma, ao se deparar com alguma situação inesperada, o que pode acontecer, você estará preparado para agir de forma adequada.

Assim, procure observar em você mesmo quais são as suas maiores qualidades como administrador e quais são os desafios. Pode ser, por exemplo, “lido bem com meus funcionários, mas me altero quando um paciente reclama”. O próximo passo é encontrar meios de valorizar e aproveitar ao máximo o seu talento já conquistado e modificar o que não está indo bem.

O bem-estar dos pacientes

Para analisar a sua clínica com a visão dos pacientes, é preciso ser empático. Tente pensar no funcionamento da sua clínica no ponto de vista do paciente. Diante desse cenário, se faça as seguintes perguntas:

  • Eu gostaria de ser atendido nessa clínica?
  • Esse ambiente me agrada?
  • Esses profissionais me inspiram confiança?
  • A higiene é condizente com o que se espera de um ambiente médico?

Ter em mente esses questionamentos e conseguir respondê-los com sinceridade é crucial. Apesar de ser uma empresa, uma clínica tem as particularidades da área da saúde, em que confiança e respeito são indispensáveis, elevando muito a exigência de quem utiliza o serviço.

A satisfação dos funcionários

Na atenção à saúde, independente do nível de atenção e da área do profissional, é essencial estar atento às necessidades do paciente. Na prática, isso não é difícil de ser feito, pois muitas vezes, basta ser cordial e manter uma relação natural para receber bem o paciente.

Por isso, observe como ele é atendido em diferentes serviços da sua clínica, analisando a postura de cada funcionário, fornecendo treinamentos sempre que necessário. Também é importante identificar o nível de satisfação do seu funcionário com o trabalho. Existem casos que podem ser resolvidos de modo simples, desde que o funcionário tenha liberdade para procurar seu superior.

A saúde da sua clínica

De toda forma, você deve perceber que a saúde da sua clínica é influenciada por diversos fatores. O que todo bom médico/gestor é capaz de diagnosticar e intervir com sucesso, normalmente, é o financeiro e o administrativo. Porém, ao lidar com pessoas, alguns acabam pecando em itens básicos.

Identifique os pontos acertados e aqueles que precisam de ajustes, mantendo aquilo que está afinado às atividades da clínica e melhorando ou cortando o que não está dando certo. Para isso, fique sempre atento aos seus funcionários e pacientes para que você possa ser bem-sucedido cuidando da saúde da sua clínica, como ela cuida dos seus pacientes.

Você tem alguma estratégia para cuidar da saúde da sua clínica? Como é o seu relacionamento com os seus pacientes? Compartilhe com a gente a sua experiência!

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