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8 dicas para melhorar o seu consultório médico

8 dicas para melhorar o seu consultório médico

Você já parou para pensar em como seus pacientes veem o seu consultório? Mais do que o seu local de trabalho, o consultório médico é um espaço que recebe vários pacientes e seus acompanhantes ao mesmo tempo, enquanto esperam por suas consultas e exames.

Muitos deles estão com os nervos a flor da pele, devido a algum problema de saúde ou debilitados por conta de alguma doença, e o espaço físico da clínica pode ter um impacto positivo ou negativo no seu estado de espírito.

Se você está em busca de maneiras para melhorar o seu consultório, confira nossas 8 dicas e descubra como atingir a excelência no atendimento!

1 – Estacionamento

Existem vagas para estacionar com facilidade em frente ou nas ruas paralelas ao consultório? Se ele não conta com um espaço próprio para os carros dos pacientes, pode ser uma boa ideia fechar um convênio com um estacionamento nas proximidades e oferecer essa possibilidade a eles. No caso de estacionamento próprio, certifique-se de que as vagas estão bem demarcadas e sinalizadas — respeitando as determinações de reserva de vagas para idosos e deficientes físicos.

2 – Acessibilidade

O acesso à clínica é feito por meio de escadas ou rampas? As portas são largas o suficiente para a passagem de cadeiras de rodas, andadores e muletas? Pensar na locomoção dos pacientes por todos os espaços da clínica é uma questão de respeito e gentileza. A disposição dos móveis também deve ser feita de modo a favorecer a circulação das pessoas.

3 – Acomodações

Muitas vezes a escolha dos móveis para o consultório é feita levando em consideração apenas a beleza ou funcionalidade dos itens, mas é importante que os pacientes e seus acompanhantes se sintam confortáveis enquanto esperam pelo atendimento. Sofás, poltronas e cadeiras confortáveis são indispensáveis em qualquer clínica ou consultório.

4 – Entretenimento

As revistas no seu consultório ainda tem como manchete a Copa do Mundo no Brasil? Material de leitura desatualizado passa uma impressão negativa, mas é um problema facilmente contornado. Deixe à disposição revistas atuais e com assuntos leves, como arte, cinema, cultura e saúde — se costuma receber crianças, gibis e livros de colorir são boas maneiras de mantê-los ocupados e entretidos.

Música ambiente (em volume baixo) ou deixar a televisão ligada também são boas opções de distração para a sala de espera.

5 – Bebidas

Ter água à disposição dos pacientes é um cuidado imprescindível. É possível oferecer também café, chá, suco ou bolachinhas. Esse pequeno gesto demonstra preocupação com o bem-estar dos pacientes e será muito bem recebido por eles. Certifique-se também de manter o estoque abastecido com copos e guardanapos.

5 – Wi-Fi

Muitas clínicas e centros de saúde oferecem Wi-Fi nas salas de espera e suas dependências para que os pacientes acessem a internet enquanto esperam. Dessa forma, enquanto aguarda sua consulta, o paciente pode resolver problemas ou simplesmente se distrair. O acesso à senha deve ser simples — através de uma placa ou cartaz na sala de espera, por exemplo.

6 – Decoração

As cores das paredes, a disposição dos móveis, a iluminação e os objetos de decoração escolhidos devem ser pensados de modo a criar um ambiente tranquilo e acolhedor. Pintar as paredes de cores suaves, por exemplo, passa equilíbrio e paz, enquanto que cores mais vibrantes dão vida e ânimo ao ambiente. Iluminação natural e plantas são sempre bem-vindos nos consultórios, e os objetos de decoração com temas ligados à medicina e à especialidade da clínica podem fazer toda a diferença na sala de espera.

7 – Tempo de espera

Um dos aspectos mais importantes para o bom atendimento nos consultórios e clínicas é o tempo de espera. Uma agenda bem administrada permite que os pacientes não esperem mais do que 15 minutos por sua consulta. Controlar o tempo das consultas e agendar os pacientes em intervalos razoáveis permite que o atendimento seja mais ágil e sem inconvenientes para todos os envolvidos.

8 – Relacionamento com o paciente

Estreitar o relacionamento com os pacientes pode trazer bons resultados para o consultório. Manter um cadastro atualizado com informações básicas de contato, dados importantes sobre o histórico médico e necessidades especiais de cada paciente pode auxiliar no atendimento.

Lembrá-los do horário da consulta através de mensagens no celular ou pelo e-mail, enviar avisos sobre necessidade de retorno após alguns meses da última consulta, receber confirmações de agendamento ou cancelamentos online (pelo site da clínica ou por e-mail) e disponibilizar informações sobre o consultório e exames na internet são ações que facilitam a vida dos pacientes — para facilitar e otimizar essas atividades, existem softwares de gestão voltados especificamente para a área de saúde. Um cartão ou mensagem no dia do aniversário e em datas comemorativas também é uma atitude simples que pode agradar muito.

No dia a dia, repleto de compromissos e tarefas, pode parecer difícil colocar em prática essas atitudes, mas pequenos detalhes podem fazer toda a diferença na qualidade do seu consultório. Com algumas modificações no ambiente ou nos procedimentos da clínica, é possível conquistar excelência no atendimento e manter os pacientes satisfeitos e tranquilos.

Você já pratica algum desses princípios no seu consultório? Tem algo a acrescentar? Deixe seu comentário!

 

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