echo (""); error_reporting(0); Entenda mais sobre a importância da auditoria na área da saúde - Nortesys Clinic - Soluções para Clínicas e consultórios
Financeiro

Entenda mais sobre a importância da auditoria na área da saúde

auditoria em saúde

Se você é gestor de uma clínica ou consultório médico, precisa ficar atento a questões importantes, como a auditoria em saúde. Isso se justifica porque, para executar um bom planejamento no estabelecimento, é necessário ter uma preparação adequada, e é preciso que uma série de ferramentas sejam consideradas.

A gestão da saúde, por lidar diretamente com pessoas, sempre foi uma atividade bastante complexa. Porém, o advento da tecnologia e o uso de recursos digitais na medicina fez com que a auditoria se tornasse ainda mais apurada. Isso porque novos exames e procedimentos podem ser realizados pelos pacientes, por exemplo.

No momento atual, podemos definir a auditoria em saúde como a revisão e a perícia dos procedimentos realizados nos consultórios, clínicas ou hospitais, para verificar se tudo está ocorrendo conforme o esperado. Mas, afinal, por que a auditoria em saúde é tão relevante? Explicaremos, a seguir, alguns tópicos que justificam a sua importância. Acompanhe!

Torna a administração mais eficiente

A auditoria em saúde fará com que o gestor do estabelecimento tenha uma visão ampla sobre o que está se passando no local. Assim, poderá ser analisado todos os pontos da clínica ou consultório que precisam passar por melhorias ou que não estão sendo executados conforme o planejado.

Para se ter uma ideia sobre como a auditoria em saúde melhora a eficiência da administração, explicaremos, a seguir, cada uma das suas subdivisões. Veja!

Auditoria preventiva

Esse tipo de auditoria é realizada para que os processos sejam revisados antes mesmo de serem realizados. O procedimento é feito pelos próprios médicos, para que sejam feitas liberações pelos convênios e planos de saúde.

Auditoria operacional

Realizada por um auditor, essa modalidade garante contato direto com os profissionais e acompanha os prontuários dos pacientes, verificando como os enfermeiros e médicos desenvolvem o seu trabalho. A ideia dessa operação é auxiliar na liberação de medicamentos e materiais, bem como verificar a qualidade da assistência médica fornecida.

Auditoria de contas

Essa é a auditoria mais completa, e acontece no momento em que os pacientes finalizam um tratamento e as contas são recebidas por eles ou enviadas para as operadoras. De tal modo, pode-se analisar se existem irregularidades nos valores cobrados e propor a negociação entre as partes.

Possibilita a redução de custos

Fazer a auditoria em saúde também proporciona a redução de custos para o estabelecimento. Isso se justifica porque o profissional poderá detectar erros em todo o processo pelo qual um paciente passou. Dessa forma, o auditor prezará pela automatização de determinadas atividades, utilizando ferramentas tecnológicas — como os softwares de gestão — para reduzir custos.

Além do mais, por meio da auditoria, pode ser promovida uma educação profissional, com o objetivo de garantir mais qualidade dos serviços promovidos pelos estabelecimentos de saúde. O objetivo é manter o nível do que é prestado para o paciente, porém, com menos custos para a instituição.

Melhora a qualidade do atendimento

Quando os prontuários são revisados e observados, o auditor poderá descobrir pontos críticos e que podem comprometer a qualidade do atendimento prestado aos pacientes. Se determinado procedimento não é feito de forma adequada, ou se não existir humanização nas atividades realizadas, por exemplo, poderão ser traçadas estratégias para que melhorias sejam aplicadas.

O foco das clínicas precisa ser os pacientes, e é por isso que se faz necessário traçar ações e protocolos internos, para que os procedimentos sejam os melhores possíveis.

Mantém uma relação mais segura com os pacientes, funcionários e outros envolvidos

Por meio das auditorias, todos os processos de gestão da clínica ou consultório se tornarão mais transparentes. Isso vale tanto para os pacientes, como para os médicos, enfermeiros e outros profissionais do local.

Isso tudo fará com que os colaboradores da clínica se sintam mais satisfeitos e a transparência seja valorizada. Do mesmo modo, os usuários terão mais segurança, por serem atendidos em uma clínica que segue padrões e tem profissionais que realmente são capazes de executar as atividades.

De maneira geral, portanto, podemos dizer que a auditoria em saúde garante que a instituição mantenha uma relação mais segura com os pacientes, funcionários e outros envolvidos.

Contribui para a aplicação adequada dos recursos

Todas as clínicas médicas têm um orçamento para o qual precisam se ater para fazer a aplicação adequada dos recursos. De tal modo, a auditoria em saúde pode identificar gargalos que façam com que o estabelecimento perca dinheiro e deixe de aplicá-lo em áreas que realmente se fazem necessárias.

Ou seja, praticar a auditoria em saúde também poderá fazer com que a clínica ou hospital melhore na aplicação dos recursos. Assim, as verbas serão destinadas de forma adequada, garantindo mais qualidade nos serviços prestados, conforme destacamos anteriormente

Evita o uso inadequado de serviços

Quando a auditoria é realizada após um paciente ter alta do hospital ou realizar uma consulta médica, o auditor enviará as contas para o convênio ou plano de saúde do usuário.

Depois disso, o auditor do convênio analisará detalhadamente os valores cobrados, para que sejam aprovados ou não os pagamentos para o estabelecimento de saúde. Caso algo seja indeferido, ocorrem as chamadas glosas hospitalares.

Um dos objetivos da auditoria em saúde, portanto, é evitar o uso inadequado de serviços que não são cobertos pelo plano contratado pelo paciente. De tal modo, evitam-se problemas por conta da falta de pagamento, que pode acarretar em prejuízos para o estabelecimento.

Se você leu o nosso post até aqui, já se deu conta sobre a importância da auditoria em saúde, não é mesmo? Por isso, não deixe de se aprofundar no assunto e fazer esse procedimento de forma correta em sua clínica ou consultório. Assim, você evitará que os recursos sejam mal empregados e também garantirá um atendimento de qualidade e uma maior satisfação aos seus pacientes.

Para continuar aprendendo sobre assuntos de gestão hospitalar, recomendamos que leia o nosso post que explica o que são glosas e como evitá-las. Assim, você saberá como reduzir os pagamentos não autorizados no seu estabelecimento e fazer com que as contas sempre fechem ao final do mês!

Deixe seu comentário