fbpx
Tecnologia

Como o prontuário eletrônico ajuda no atendimento psicológico?

prontuário psicológico eletrônico

A rotina de um consultório médico é bastante atribulada. A grande quantidade de tarefas a cumprir e o prazo pequeno exigem a utilização de um prontuário eletrônico eficiente e competente.

Aliado a isso, o avanço da tecnologia mudou a maneira de gerenciar a rotina dos profissionais. Essa evolução dos softwares e dispositivos digitais proporcionou um grande salto na gestão dos procedimentos da área da saúde e culminou na otimização desses sistemas.

Atualmente, o bom funcionamento da saúde está associado ao uso de ferramentas tecnológicas como o sistema de prontuário psicológico eletrônico em consultórios médicos. Por meio dele, o gerenciamento de um consultório ou clínica passa a ser mais ágil e eficaz.

Quer entender como o prontuário eletrônico ajuda a melhorar a sua rotina de atendimento psicológico? Acompanhe a leitura!

O que é o prontuário psicológico eletrônico?

O prontuário psicológico eletrônico é um documento digital — regulamentado pela Câmara Técnica de Informática em Saúde do Conselho Federal de Medicina — que ajuda a operar e armazenar grandes quantidades de informações.

Esses dados são relativos ao quadro de saúde de clientes e à consulta realizada, assim como demais tipos de assistência prestada.

Esse sistema eletrônico é disponibilizado em um ambiente virtual que permite o acesso individual de cada profissional com um cadastro prévio. A segurança dos dados é garantida por criptografia que protege o conteúdo ali presente.

Assim, esse novo tipo de documento é importante para a segurança do paciente e também do profissional da saúde, já que oferece uma garantia legal para eles, além de diminuir o tempo gasto nas consultas.

Como escolher uma ferramenta que ofereça o prontuário eletrônico?

Existem vários sistemas de prontuário eletrônico à venda no mercado. Por isso, antes de escolher um para você, é preciso avaliar características importantes. Vamos apresentar algumas delas.

Necessidades do consultório

Analise o que o seu consultório precisa no momento e as particularidades da sua especialidade médica. Veja, por exemplo, se precisa de agenda para manter as consultas e os compromissos em dia e se necessita de formulários próprios.

A partir daí, procure o prontuário eletrônico que você considera melhor para as suas necessidades.

Funcionalidades

Conheça as funcionalidades oferecidas por cada sistema. Além das funções básicas, prefira aqueles mais completos e que proporcionam uma experiência de uso simples e ágil.

Isso é muito importante, pois sabemos que um atendimento psicológico é mais complexo e requer alguns detalhes, como a necessidade de haver acompanhamento do paciente e problemas a serem solucionados.

Teste do sistema

Antes de adquirir determinado produto, é importante fazer testes no sistema operacional para explorar todas as funções oferecidas e verificar o seu desempenho na prática.

Já pensou se o sistema falha no momento da consulta ou no atendimento de um paciente? Isso não seria nada agradável. Por isso, esse cuidado evita surpresas ruins e ajuda a constatar eventuais problemas no software que podem estar causando lentidão ou erros.

Facilidade de uso

O sistema deve permitir uma utilização fácil com métodos intuitivos de navegação. A interface pode ser simples mas deve ser eficiente, de modo que o responsável pelo atendimento consiga entender seu funcionamento e executar as tarefas com facilidade.

Isso é importante para que o usuário se adapte rapidamente às funcionalidades e não perca tempo tentando descobrir como funciona todo o sistema.

Recomendações

Conhecer a opinião de usuários do prontuário psicológico eletrônico é muito importante, principalmente se forem profissionais com área de atendimento parecida e perfil similar. Assim, você consegue ter acesso a críticas e vantagens desse mecanismo.

Segurança

A segurança das informações pessoais dos pacientes deve ser uma preocupação constante. Um sistema de prontuário assegura que os dados sejam mantidos em sigilo e só sejam acessados por autorizados. Além disso, é possível salvar as informações com certa frequência e fazer backup.

Confiabilidade da empresa

É importante confiar em uma empresa tradicional no mercado e, mais do que tudo, experiente no assunto, que oferece garantias do serviço e dispõe de suporte aos usuários e atendimento satisfatório e de qualidade.

Esse cuidado é importante para manter usuários satisfeitos com o produto e, como consequência, aumenta a confiança na empresa.

Ferramentas integradas

Além do prontuário eletrônico, o gerenciamento do consultório necessita de outras ferramentas integradas. A agenda eletrônica é um ótimo exemplo, pois auxilia o agendamento dos pacientes e demais trâmites relacionados ao atendimento. Também existem ferramentas de controle financeiro, de marketing, entre outras.

Como otimizar a gestão do prontuário?

A otimização do prontuário eletrônico por meio do uso de softwares de gestão específicos melhora a qualidade do serviço e do atendimento prestado. Por isso, os responsáveis pelo gerenciamento do prontuário eletrônico devem ter a cautela de verificar se eles estão sendo executados de maneira eficiente e correta.

Assim, o prontuário pode ser otimizado por meio de recursos no computador, programando seu sistema para proporcionar agilidade e precisão nas informações inseridas e no mecanismo de busca, permitir o acesso ao histórico médico do paciente efetiva e rapidamente etc.

Além disso, devem se assegurar de que todo o armazenamento das informações está sendo devidamente realizado com segurança.

Quais cuidados devem ser tomados?

O prontuário eletrônico deve conter informações claras e contextualizadas que sejam úteis no momento de atender o paciente. Contudo, a maior preocupação deve ser com invasão do sistema e furto de informações médicas e pessoais dos pacientes.

De maneira geral, o prontuário eletrônico é um mecanismo seguro para armazenar dados. Ele dispõe de criptografia, acesso por meio de login e senha e até mesmo o armazenamento em nuvem.

Além disso, podem ser tomados cuidados extras, como evitar usar o wi-fi público e adotar complementos para o navegador que evitam que rastreadores coletem os dados.

Quais são as vantagens de adotar um prontuário eletrônico?

Libera espaço físico

As tarefas são todas executadas no ambiente online e ali ficam salvas para posterior consulta. Geralmente, os arquivos são guardados na nuvem virtual. Esse procedimento dispensa o uso de itens físicos e papeladas que ocupam muito espaço e vão se acumulando com o tempo.

Proporciona acesso rápido às informações

As informações são inseridas e localizadas rapidamente. Assim, os funcionários não precisam passar horas procurando fichas de atendimento ou históricos de procedimentos. Sem dúvidas, o trabalho é reduzido e o tempo é otimizado.

Reduz a chance de ocorrência de erros

O prontuário eletrônico tem reduzido risco de erros. Isso porque o sistema digital já possui softwares programados e desenvolvidos para a correção de eventuais incoerências e pode sinalizar quando alguma informação for inserida incorretamente, por exemplo.

Facilita o atendimento

A integração do prontuário eletrônico permite que os diversos profissionais que formam a equipe multidisciplinar consigam se comunicar de maneira eficiente, proporcionando a continuidade dos cuidados prestados ao indivíduo e servindo de referência para questões administrativas, legais e financeiras.

A gestão adequada desse sistema privilegia a segurança do prontuário eletrônico, customiza e adapta o prontuário às necessidades do estabelecimento, integra o sistema em todos os trâmites que ocorrem no consultório e anexa documentos com informações úteis, como diagnóstico e evolução dos pacientes.

Como vimos, o prontuário psicológico eletrônico é essencial para aprimorar o atendimento dos pacientes e conferir praticidade, agilidade e segurança nos trâmites administrativos dos registros das informações. Por isso, não hesite e saiba que vale a pena utilizar esse sistema!

O NORTESYS Clinic é um sistema para gestão de clínicas e consultórios que também auxilia na administração de prontuário psicológico eletrônico. É considerado o mais completo no mercado atualmente, pois integra vários setores, e permite automação e agilidade.

Ficou interessado em adotar um prontuário psicológico eletrônico no seu consultório? Entre em contato conosco que vamos ajudá-lo!

Deixe seu comentário