fbpx
Tecnologia

Software médico: 6 dúvidas mais comuns sobre o assunto

Software médico: 6 dúvidas mais comuns sobre o assunto

Você já deve ter observado que a tecnologia tem se aprimorado cada vez mais e traz grandes benefícios para diversos tipos de empresa. Em clínicas e consultórios, por exemplo, a adoção de um software médico tem sido uma prática muito comum entre empreendedores que buscam otimizar sua gestão e os diversos processos que compõem o negócio.

Quem utiliza essa ferramenta já sabe como ela funciona e conhece informações essenciais sobre seu uso, entretanto, para aqueles que cogitam a contratação do sistema, compreender os principais aspectos dele, para evitar uma má escolha, pode parecer não tão simples.

Por isso, preparamos este post para esclarecer as dúvidas mais comuns a respeito de um software médico. Confira!

1. Quais as principais funcionalidades de um software médico?

O programa oferece diversas funções que auxiliam em vários setores do consultório. Separamos algumas que caracterizam um bom software. Veja!

Prontuário eletrônico

Permite que o armazenamento de todos os dados pessoais do paciente e histórico de saúde seja feito de forma digital. A partir disso, o médico consegue acessar os registros em qualquer lugar e sob total sigilo, diminui o tempo gasto com o preenchimento de fichas cadastrais e assim consegue traçar um diagnóstico mais preciso, com a indicação do tratamento mais adequado ao caso.

Controle financeiro

Possibilita o gerenciamento das finanças do consultório, com detalhes sobre os valores recebidos e gastos diariamente. Desse modo, o profissional consegue analisar a quantia gasta com despesas diárias, equipamentos, materiais, entre outros custos e consegue visualizar, de maneira mais clara, se a sua lucratividade está de acordo com as expectativas.

Além disso, todas as contas que devem ser pagas são registradas, o que proporciona um planejamento financeiro estratégico, baseado na realidade da empresa.

Agendamentos

Automatiza a marcação de consultas, controla retornos, cancelamentos e programa o envio de lembretes via SMS ou e-mail para os pacientes. Com isso, consegue-se simplificar os agendamentos, o que proporciona melhor organização nas marcações, permite maior controle na agenda e diminui a quantidade de faltas e atrasos.

Receita e pedido de exames

Disponibiliza bulas e o princípio ativo de diversos medicamentos, o que torna necessário apenas a pesquisa do remédio pelo nome para gerar uma receita. Também permite que exames sejam solicitados antecipadamente, fator essencial para agilizar o atendimento e formular um diagnóstico.

2. Quem deve contratar esse tipo de serviço?

A contratação de um software médico é uma excelente opção para os profissionais da saúde que desejam soluções capazes de facilitar seu dia a dia no consultório. Quem é adepto da praticidade, mas não abre mão da qualidade, encontrará nessa tecnologia a oportunidade perfeita para unir as duas particularidades.

Além de auxiliar em questões administrativas e de organização, mostra-se eficiente também para médicos que priorizam a atenção ao paciente durante a consulta, visto que a otimização das atividades gera mais tempo disponível para o diálogo

3. O que é necessário para contratá-lo?

O primeiro passo para realizar a contratação de um software é definir quais objetivos você deseja alcançar com ele e o que pretende solucionar no consultório. A partir daí, será possível traçar quais funcionalidades o programa deve ter para que as metas estabelecidas sejam cumpridas e haja satisfação com seu uso.

Após isso, deve-se mapear todos os processos internos do empreendimento, para apresentá-los aos fornecedores do sistema, e encontrar qual deles poderá oferecer a solução adequada para sua realidade. Posteriormente, é preciso saber se as marcas pesquisadas realmente são de confiança e oferecem segurança e suporte eficazes ao cliente.

Por fim, faça o orçamento, avalie o custo-benefício e escolha a opção que mais se adéqua às suas necessidades e é compatível com seu planejamento financeiro.

4. Quanto custa um software médico?

Não há um valor fixo para a contratação de um software. Os custos dependerão de alguns fatores e são variáveis. Cada marca precifica seu produto de acordo com os serviços oferecidos. Saiba o que influencia no preço final da ferramenta!

  • licença de uso: permissão para utilização vitalícia do sistema;
  • manutenção e suporte: prevenção de falhas e ajuda aos usuários;
  • customização: adaptação das funções a partir da necessidade do cliente.

5. Quais as vantagens de utilizá-lo na sua clínica?

Facilidade

Com os softwares médicos, você consegue realizar as tarefas cotidianas de um empreendimento em um menor período, pois a reunião de inúmeras funcionalidades em um mesmo recurso proporciona a facilidade de organização e, com isso, você terá disponibilidade para se dedicar a outros detalhes do consultório.

Segurança

O programa realiza backups diariamente, o que impede a perda de informações importantes. Também garante a segurança dos dados da empresa e dos pacientes, fazendo com que não corram o risco de serem acessados por quem não está autorizado.

Redução de custos

Outro benefício de extrema significância é a redução de custos. Com a utilização de um software, a demanda por espaço físico e papel reduz consideravelmente, pois não haverá a necessidade de impressão e compra de pastas, gaveteiros e outros objetos para o armazenamento de arquivos.

6. Por que substituir o prontuário de papel por um software médico?

Os prontuários eletrônicos são mais completos, possibilitam o preenchimento rápido dos documentos e dão mais flexibilidade ao profissional, tendo em vista que é possível acessá-los a qualquer momento e em qualquer lugar. Além disso, geram economia, centralizam os registros e colaboram até mesmo com a fidelização dos pacientes, pois permitem que você conheça o perfil deles, saiba lidar com as peculiaridades de cada um e entregue um atendimento personalizado.

Por mais que os prontuários de papel cumpram bem sua função, suas vantagens não se sobressaem diante dos benefícios que sua forma eletrônica proporciona. Com a utilização de um prontuário eletrônico você consegue anular os pontos negativos do recurso manual, já que um supera os limites do outro.

Percebe-se então que um software médico é um grande recurso tecnológico que, de fato, otimiza os processos de um consultório. Desse modo, vale à pena adotá-lo e observar a evolução que ele trará para o seu empreendimento.

Agora que as principais dúvidas sobre esse sistema foram esclarecidas, entre em contato conosco para conhecer mais de perto a eficiência de um software médico e adquirir outras informações!

Deixe seu comentário