echo (""); error_reporting(0); Veja como a automação de processos pode ajudar na gestão da sua clínica - Nortesys Clinic - Soluções para Clínicas e consultórios
Tecnologia

Veja como a automação de processos pode ajudar na gestão da sua clínica

automação de processos

Só quem trabalha na gestão de clínicas e consultórios sabe como esse trabalho é árduo, pois, além da prática da medicina, também é preciso estar atento para diversas questões relacionadas à administração da empresa. É aí que entra a automação de processos, ou seja, a utilização da tecnologia para facilitar a execução de tarefas.

A ideia é que com o uso de um software de gestão para clínicas, seja possível automatizar atividades e exercer um trabalho mais estratégico e menos operacional no estabelecimento. Além disso, com os recursos tecnológicos, as tarefas serão realizadas muito mais rapidamente, com qualidade padronizada e simplicidade.

Ainda em dúvida sobre como a automação de processos pode ajudar na gestão da sua clínica? Então continue lendo e veja agora mesmo as principais vantagens que o seu estabelecimento terá ao adotar uma plataforma de gestão!

Praticidade no agendamento

Com um software de automação de processos em  clínica, você terá muito mais praticidade no agendamento. É possível, por exemplo, fazer o bloqueio de horários na agenda. Assim, se um médico não atende nas quintas-feiras, esse dia pode ser bloqueado para que as secretárias não façam agendamentos por engano.

Outra funcionalidade que esse tipo de sistema oferece é o encaixe de horários, a ideia é que possam ser encaixados horários entre uma consulta e outra de forma simples. Isso é importante para atender demandas urgentes ou para fazer revisões de pacientes que precisam apenas mostrar os resultados de exames, por exemplo.

Segurança de dados

Hoje em dia muito se fala sobre a segurança de dados, uma vez que ficam armazenadas informações dos pacientes nos computadores da clínica. Trata-se de dados como o endereço, número de telefone e informações sobre as condições de saúde de cada um.

Essas informações são confidenciais e não podem ser vazadas de forma alguma. Para evitar que pessoas não autorizadas tenham acesso aos dados, é preciso adotar medidas de segurança, como o uso de um software criptografado.

A criptografia é uma tecnologia que funciona como uma camada extra nas linhas de programação do sistema. Dessa forma, as informações registradas ficam mais seguras.

Controle de estoque e desperdícios

A automação de processos garante ainda o controle de estoque da clínica médica. Isso é importante para  verificar produtos, pedidos, compras, relatórios, fornecedores etc., atividades essenciais uma vez que medicamentos e materiais de trabalho não podem faltar em uma clínica.

Tendo todo o processo de estoque automatizado, você ainda evita o desperdício. Isso, porque como tudo será registrado em sistema, a compra exagerada de um medicamento não acontecerá. De tal forma, não se perde produtos por não serem utilizados antes do seu prazo de vencimento.

Aumento da produtividade dos colaboradores

Outro benefício gerado pela automação de processos é o aumento da produtividade dos colaboradores. Isso se justifica pelo fato de que as atividades operacionais serão otimizadas, ou seja, não se perderá muito tempo para realizá-las.

Os funcionários responsáveis pelo agendamento de consultas ou pelo controle do estoque, por exemplo, não precisarão ficar horas analisando os espaços da agenda ou contando itens armazenados. Tudo isso será feito automaticamente, na plataforma de agendamento.

Centralização e gerenciamento das informações

Ao investir em um software de gerenciamento para clínicas, você terá todas as informações do estabelecimento centralizados em um único local. Isso é muito importante para os gestores, que poderão ter uma visão holística ampla sobre tudo o que se passa no local.

O gestor poderá acompanhar o andamento das consultas, as informações acerca do estoque, o fluxo de caixa e o controle financeiro, o cadastro dos pacientes etc. Tudo isso de maneira prática e rápida em um único programa.

Auxilio na gestão financeira da clínica

Os softwares para clínicas médicas também auxiliam na gestão financeira desses estabelecimentos. Isso porque eles permitem que sejam feitos os registros do fluxo de caixa, com todas as entradas e saídas de dinheiro sendo atualizas no sistema.

Também podem ser registrados os pacientes que realizarem consultas ou procedimentos por meio de planos de saúde. Assim, se saberá com exatidão o quanto deve ser pago por cada um desses convênios.

Redução de custos

A redução de custos é uma das maiores vantagens da automação de processos em uma clínica médica. Isso se justifica não apenas porque necessitará de menos colaboradores no estabelecimento de saúde, mas sim pelo fato de que existirá uma visão mais estratégica do negócio.

Como tudo será automatizado e relatórios serão gerados, será possível identificar gargalos ainda no início. De tal forma, se evita que erros tomem grandes proporções e a redução de custos ocorra, contribuindo para o crescimento, manutenção e imagem do negócio.

Utilização do prontuário eletrônico

Os prontuários eletrônicos são uma excelente medida para ter todas as informações dos pacientes registradas e, assim, poder prestar um atendimento com ainda mais qualidade. Antes de receber uma pessoa que tem a consulta marcada, por exemplo, o médico poderá ler rapidamente o seu prontuário e se preparar para o atendimento.

Assim sendo, conhecerá o histórico do paciente, agilizando a consulta e proporcionando um diagnóstico mais rápido e um tratamento mais eficiente. Isso fará com que as pessoas se sintam mais bem atendidas no local e até recomendem para conhecidos.

Ainda sobre a utilização do prontuário eletrônico, há uma otimização do espaço na clínica, pois não será mais necessário ter muitas gavetas e até mesmo salas inteiras para guardar papéis, uma vez que tudo será armazenado no sistema.

Investir na automação de processos em uma clínica é uma forma de garantir diversos benefícios para as clínicas médicas. Essa prática já deixou de ser um diferencial para se tornar uma necessidade para os estabelecimentos de saúde. Por isso, não deixe de investir em novas tecnologias para o seu negócio.

O software de gestão da Nortesys é a melhor plataforma para ajudar na gestão da sua clínica. Afinal, temos mais de 20 anos de mercado e experiência para atender a clinicas médicas de todos os portes. Quer saber mais sobre os nossos serviços? Então entre em contato conosco agora mesmo e garanta o melhor para a sua clínica ou consultório!

Deixe seu comentário