echo (""); error_reporting(0); Quais os benefícios de adotar um programa para consultório médico? - Nortesys Clinic - Soluções para Clínicas e consultórios
Tecnologia

Quais os benefícios de adotar um programa para consultório médico?

programa para consultório médico

Que a tecnologia está presente em nosso dia a dia é um fato, e utilizar os benefícios que ela traz para o setor empresarial e de serviços tem sido uma ação cada vez mais frequente.

Em especial na área da saúde, contar com um programa para consultório médico como recurso tecnológico implica diretamente um atendimento mais eficiente, ágil e preciso.

Mas você sabe o que é um programa para consultório médico? Neste post, trazemos informações valiosas sobre o assunto. Então, continue a leitura e entenda melhor!

O que é um programa para consultório médico?

Um programa para consultório médico conta com um sistema preparado para ser utilizado no espaço virtual, seja por meio de computadores, de tablets e, até mesmo, de smartphones. Com um software médico, a gestão de uma clínica torna-se muito mais eficiente e organizada, visto que passa a ser possível contar com softwares que fornecem funcionalidades que vão desde agendamento de consultas até gestão completa do negócio.

Conforme as ferramentas que o programa disponibiliza, é possível efetuar a geração de relatórios mais aprofundados — por exemplo, com perfil dos pacientes — e assim tornar o atendimento mais personalizado e humanizado.

Além disso, torna-se viável a realização do controle financeiro da clínica, que abrange ações como o controle do fluxo de caixa, repasses, recebimentos, entre outros.

Também é possível ter o prontuário completo dos pacientes dentro do software, o que contribui para que o atendimento seja muito mais ágil e eficiente e possa ser feito em qualquer lugar — isso é especialmente relevante para casos de emergência, visto que o profissional pode ter acesso ao prontuário a partir de um smartphone.

Quais são as vantagens do uso de um programa para consultório médico?

Organização administrativa

A utilização de um sistema de gestão na clínica reflete positivamente nas rotinas administrativas, na medida em que o acompanhamento do fluxo de atendimentos torna-se mais prático de ser realizado.

Por meio dessa organização, é possível ter o conhecimento do perfil dos pacientes que frequentam a clínica, incluindo faixa etária, gênero, entre outros aspectos que facilitam na hora de planejar melhorias no atendimento.

Também consegue-se gerenciar de maneira mais otimizada a rotina diária da clínica, visto que muitos softwares informam a agenda do dia, tanto dos pacientes confirmados como daqueles que cancelaram os procedimentos.

Assim, os profissionais conseguem programar melhor a sua rotina dentro da clínica, a fim de torná-la mais produtiva e eficiente.

Otimização da produtividade

Para muitos médicos, a rotina de trabalho é bastante corrida. Diante de atendimentos, plantões e procedimentos, pode ser que haja uma perda de tempo em processos que poderiam ter uma execução mais ágil. Para otimizar de maneira eficiente o tempo, os softwares de gestão apresentam-se como excelentes opções.

A principal característica que eles trazem para a prática médica diz respeito à facilidade no acesso de informações, seja para prontuário eletrônico, modelos de prescrições ou bulários online. Eles aumentam a produtividade durante o atendimento ao paciente e, com isso, o médico consegue dedicar uma maior atenção a ele.

Eficiência no atendimento

O uso de um programa para consultório médico também reflete positivamente no atendimento aos pacientes. Isso porque é muito habitual que o procedimento de agendamento seja feito de maneira remota, por meio de contato telefônico, aplicativos, tablets, celulares e computadores, por exemplo.

Como diversas clínicas possuem uma ampla procura pelos seus serviços, é muito comum haver um grande número de marcações, cancelamentos e até remarcações de horários. Com esse fluxo de demandas constantes, pode ser que desencontros de informações ou, até mesmo, esquecimentos aconteçam.

Diante disso, visando facilitar o processo de agendamento, muitos softwares possuem o recurso agenda, que permite organizar e acompanhar a agenda da clínica de maneira muito mais prática, a fim de que não ocorram erros decorrentes de uma possível falha no atendimento. Como consequência, consegue-se atender os pacientes nos dias e horários requisitados.

Ainda falando de agenda, muitas vezes é possível que o responsável pelo agendamento consiga programar e enviar lembretes via SMS ou por e-mail para todos os pacientes, com a finalidade de evitar transtornos com atrasos e abstenções.

Redução de custos

Os custos financeiros de uma clínica não estão somente ligados aos gastos administrativos, como salários de funcionários, aluguel e contas de água, de luz e de internet.

Ao contrário do que muitos imaginam, uma má gestão das finanças pode acarretar graves consequências que impactam negativamente na rentabilidade do empreendimento.

Para auxiliar nessa questão, é possível automatizar diferentes tarefas e melhorar a gestão com um software médico — pois este apresenta-se como uma das formas mais seguras, modernas e eficientes no que diz respeito à organização de processos.

Com ele, é possível eliminar a possibilidade de desencadear erros que afetem a clínica, entre outros, em aspectos como:

  • fechamento das contas mensais;
  • despesas gerais;
  • custos com funcionários;
  • compras de materiais de escritório e de consumo;
  • compras de medicamentos e de utensílios para atendimentos.

Organização do estoque

Muitas clínicas trabalham com estoque, o que abrange a gestão de medicamentos e de materiais para procedimentos, por exemplo. Na maioria dos casos, a gestão desse estoque é feita de maneira manual, o que acaba sendo um procedimento obsoleto frente às diversas praticidades que a tecnologia oferece.

Realizar uma manutenção no estoque de maneira manual possibilita a ocorrência de falhas que podem resultar em prejuízos financeiros e redução da produtividade — visto que o processo manual demanda um tempo maior e uma atenção mais rigorosa por parte do funcionário responsável por ele.

A partir do uso de um programa para consultório médico, tem-se a possibilidade de variados recursos que podem auxiliar na contagem de estoque e tornar o processo automatizado, certeiro e eficiente.

Desse modo, ele influencia diretamente o financeiro da clínica, reduzindo custos e aumentando a lucratividade, uma vez que, por exemplo, evita uma compra de suprimentos desnecessária ou a perda de medicamentos em decorrência da expiração do prazo de validade.

Integração de prontuário eletrônico

No momento em que você opta pela implantação de um programa para consultório médico, percebe que todos os processos internos da clínica estarão integrados de maneira mais simples e eficiente.

Uma das principais características dessa integração está relacionada à utilização do prontuário eletrônico, que tem um impacto positivo tanto para a experiência do paciente quanto para a gestão do atendimento apresentado pela clínica.

Isso acontece porque a ferramenta de prontuário eletrônico apresenta as informações de maneira unificada para o acesso e o controle médico. Desse modo, procedimentos e consultas tornam-se mais ágeis, dinâmicos e flexíveis, visto que, mesmo que o médico não esteja na clínica, ele consegue prontamente avaliar o prontuário do paciente e ter um posicionamento sobre determinado tratamento.

Com todos esses benefícios, é possível concluir que uma das principais vantagens do uso de um programa para consultório médico diz respeito ao diferencial competitivo valioso que a clínica passa a ter ao incorporá-lo à sua rotina.

Afinal de contas, a gestão do empreendimento fica muito mais organizada e eficiente, influenciando diretamente a satisfação dos pacientes que podem vir a indicar o consultório para amigos e familiares, por exemplo.

Agora que você sabe o que é um programa para consultório médico e quais são os seus principais benefícios, entre em contato conosco e conheça as soluções que temos a oferecer para o seu negócio!

Deixe seu comentário