fbpx
Gestão

Entenda como funciona um coworking para médicos e veja 4 vantagens!

coworking para médicos

Ter um consultório exige disposição e capacidade para encarar muitas responsabilidades. Afinal, não é fácil manter um estabelecimento por um longo período, conquistar novos pacientes, além de cuidar da parte financeira e administrativa de uma só vez. Por isso, cada vez mais, os profissionais da área da saúde estão investindo em consultórios compartilhados. Nesse cenário, surgiu o coworking para médicos.

O conceito trata-se de uma vertente da economia compartilhada na qual há o uso de um espaço comum para o atendimento dos pacientes e dos equipamentos para a realização de exames. Ficou interessado em saber como funciona o coworking para médicos? Neste artigo, vamos detalhar essa prática, mostrando quais são as vantagens dela e como escolher um local adequado para atender os pacientes. Acompanhe a leitura!

O que é coworking para médicos?

O coworking para médicos é uma modalidade inovadora de atendimento a pacientes. Ela é destinada, exclusivamente, aos profissionais da área da saúde.

Nos consultórios tradicionais, o médico trabalha sozinho, de forma autônoma, ou divide o estabelecimento com colegas. Diferente disso, o coworking oferece um espaço comunitário amplo, com salas que podem ser usadas por diversos profissionais para o atendimento dos pacientes. Trata-se de uma espécie de escritório compartilhado.

Dessa maneira, são disponibilizados, em um só local, vários recursos e toda a estrutura necessária para que o profissional consiga desenvolver as suas atividades de forma plena. Isso quer dizer que o espaço de coworking é especialmente desenvolvido para se adaptar à realidade do médico e suprir tudo o que ele precisa para o exercício da profissão.

Como é o seu funcionamento?

O médico escolhe o espaço que vai ocupar para realizar o atendimento e define os seus horários. Assim, nos dias agendados, ele comparece ao consultório para receber os pacientes.

Esse sistema de negócio custa ao profissional apenas uma taxa fixa e uma espécie de tarifa por minuto — valor referente ao tempo que utilizou o espaço. A boa notícia é que não há a cobrança de uma porcentagem sobre o valor do atendimento. Em uma sala normal não há fracionamentos: é cobrada uma taxa fixa correspondente ao mês completo, constituindo o aluguel do espaço.

Quais são os seus benefícios?

O médico que mantém o seu próprio consultório precisa observar tanto o atendimento dos pacientes quanto a parte administrativa, bem como o gerenciamento do local — o que consome bastante tempo e energia.

Por outro lado, em um consultório compartilhado a gestão do espaço é delegada para outro profissional, que é responsável, exclusivamente, por administrar o negócio. Com isso, o médico consegue se dedicar de maneira integral às consultas e ao aperfeiçoamento profissional.

Vamos apresentar, a seguir, 4 vantagens de optar pelo coworking para médicos. Confira.

1. Infraestrutura completa

A estrutura é um fator essencial para fazer com que o local de consulta seja adequado às necessidades do paciente. É importante planejar e anotar tudo o que o consultório precisa oferecer. Aí está a vantagem de optar pelo consultório médico compartilhado, já que esse ambiente costuma vir totalmente equipado. A proposta do coworking é manter um espaço de trabalho agradável e colaborativo, oferecendo tudo o que o profissional da saúde precisará.

Assim, o local escolhido oferece toda a infraestrutura necessária para que médico consiga atender aos seus pacientes de forma plena e sem nenhuma dificuldade. Além disso, o coworking oferece um lugar destinado à recepcionar os clientes para que eles esperem o momento da consulta. Portanto, é crucial escolher ambientes com banheiros, bebedouro e alguma distração como, televisão e revistas.

A sala do médico varia conforme a especialidade do profissional, mas, de modo geral, contém todos os aparelhos necessários para realizar o atendimento dos pacientes.

2. Flexibilidade

As salas de coworking podem ser alugadas por certo período, que é previamente determinado. Pode ser por alguns dias ou horas. Dessa maneira, a flexibilidade permite que o profissional determine os horários em que está disponível e, assim, realize os atendimentos conforme a sua agenda.

Muitos clientes moram longe do consultório e, às vezes, não têm disposição ou condições de se deslocarem por grandes distâncias até chegar ao local de atendimento. Essa é outra vantagem do coworking. Ele possibilita maior liberdade de atuação e permite que o médico trabalhe em vários outros espaços compartilhados, os quais se situam em diversas localidades, até mesmo em cidades diferentes. Com isso, é mais fácil fidelizar o paciente e obter maior rentabilidade, já que a clientela aumentará.

3. Interação entre os profissionais

O compartilhamento do espaço permite que haja maior interação entre os usuários. Podem trabalhar nesse espaço: médicos de diversas especialidades, psicólogos, nutricionistas e clínicos gerais, por exemplo. Trata-se do famoso networking, ou seja, a construção de uma rede de relacionamento profissional.

A reunião de vários profissionais em um mesmo ambiente facilita a conexão entre eles e faz com que todos ampliem os seus conhecimentos e estabeleçam novas parcerias. Assim, é possível trocar ideias e compartilhar experiências. Além disso, o encaminhamento de pacientes para outro colega com especialidade diversa fica mais simples.

4. Economia e corte de despesas

Os gastos diminuem significativamente com a atuação em coworking. Isso acontece porque as despesas serão divididas entre os profissionais que trabalham no local e conforme o uso do espaço por cada um deles.

Dessa maneira, haverá economia, principalmente se formos comparar com os custos de um consultório próprio. Nesse último, além do valor do aluguel, existem as contas de água, energia elétrica, telefone, internet e secretária, por exemplo. O fator econômico costuma ser a principal razão que faz com que os profissionais migrem para esse sistema.

Como decidir o melhor local para fazer os atendimentos?

Existem alguns fatores a serem considerados antes de escolher o melhor lugar para realizar o seu atendimento em coworking. Separamos alguns itens que devem ser observados:

  • região bem localizada geograficamente;
  • local de fácil acesso;
  • local com estacionamento ou perto de transportes públicos.

O coworking para médicos é uma excelente opção para profissionais que saíram recentemente da residência médica e que estão em processo de definição do perfil a ser seguido. Ele permite adquirir uma grande vivência no meio da área da saúde.

As vantagens que o coworking para médicos oferece são variadas. Elas vão desde a flexibilidade de horários, passando pelo suporte administrativo-financeiro, até a economia e a ausência de custos fixos que existem em um consultório tradicional. Diante de tudo o que foi dito, vale a pena investir nesse novo conceito de atendimento. Você vai perceber que fez uma ótima escolha.

Este artigo foi útil? Talvez os seus colegas também se interessem por essa modalidade. Compartilhe nas suas redes sociais e ajude mais pessoas a conhecerem os benefícios do coworking para médicos!

Deixe seu comentário