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Atendimento

Confira 7 dicas essenciais para melhorar a recepção de consultório médico

recepção de consultório

Exames de rotina, diagnósticos, consultas ou tratamentos. Independentemente do procedimento procurado pelo paciente, o ideal é que ele sinta satisfação ao frequentar uma clínica médica, pois só assim ele terá segurança e desenvolverá confiança nos serviços prestados.

Para tanto, é importante que, além de um bom atendimento, muito conforto e aconchego seja oferecido na recepção do consultório, transparecendo um ambiente de acolhimento e credibilidade.

No post a seguir falaremos sobre a importância de ter uma recepção de consultório adequada e citaremos 7 dicas essenciais para melhorar seu local de atendimento. Boa leitura!

A importância de uma boa recepção de consultório

O paciente, na maior parte das vezes, passa mais tempo na recepção de um consultório do que na sala do médico. Isso ocorre, especialmente, quando a clínica é voltada para múltiplos setores da saúde ou quando há muitas pessoas para serem atendidas, por exemplo.

Dessa maneira, é imprescindível investir na recepção do consultório. Esse ambiente será a porta de entrada para o paciente, até porque, a conquista da satisfação envolve os momentos antes, durante e após uma consulta médica.

A construção de uma experiência satisfatória por um cliente fará com que ele desenvolva segurança e confiança pelo local e pelos serviços prestados. A fidelizaçãogarantirá não só que ele retorne, buscando novos procedimentos, como também promoverá o ganho de novos pacientes, que desejam atendimento de qualidade em um local reconhecido e que tenha credibilidade.

7 dicas para melhorar sua recepção de consultório

Para que sua recepção de consultório seja melhorada e proporcione tudo aquilo que seu paciente procura ao buscar um atendimento de primeira linha, há algumas dicas que podem ser colocadas em prática visando o conforto e o aconchego das pessoas ali presentes. Confira:

1. Aposte em cores adequadas

Cores brancas transmitem higiene e esterilidade. No entanto, quando todo o ambiente é branco, há a impressão de uma atmosfera hospitalar, o que pode gerar certo desconforto para algumas pessoas, de acordo com as experiências e as perspectivas de cada um.

Nesse contexto, para transmitir comodidade e tranquilidade em seu consultório, o recomendado é apostar em cores suaves e claras, como azul ou verde pastel, tons de relaxamento, deixando as cores vibrantes para acessórios e objetos.

Para deixar o local ainda mais cômodo, utilize papéis de parede com texturas padronizadas, como de caráter amadeirado, e faça uso de decorações apropriadas, como algumas flores ou quadros.

2. Disponibilize bons entretenimentos

Uma maneira de distrair o paciente até que ele seja atendido é por meio de entretenimentos. Insira uma música ambiente agradável, disponibilize um canal de televisão com conteúdo de preferência do seu público, ofereça revistas e livros de diversos assuntos e permita fácil acesso à rede Wi-Fi.

Para clínicas especializadas, caso das clínicas pediátricas, o consultório pode ter um espaço reservado para as crianças, contendo brinquedos, jogos e outras distrações, acalmando os pequenos até a hora da consulta.

3. Faça uma boa disposição dos móveis

A organização é um dos fatores mais perceptíveis ao entrarmos em qualquer estabelecimento. Para os pacientes a situação não é diferente: um ambiente desorganizado, com móveis dispostos de maneira desconfortável e um curto espaço de circulação contribui para a insatisfação com o serviço.

Para evitar esse tipo de problema, faça uma disposição adequada dos móveis em sua clínica, levando em consideração o tamanho do consultório e o número de cadeiras, mesas ou sofás necessários.

Preste atenção para não amontoar os móveis em um único local e procure manter um espaço favorável para o fluxo de pessoas. Além disso, não se esqueça da acessibilidade e invista no conforto para idosos e para portadores de necessidades especiais, como cadeirantes ou deficientes.

4. Organize um serviço de copa

Uma maneira de aumentar a influência do consultório na preocupação em atender seus pacientes é por meio da disponibilização de um serviço de copa organizado.

Um café quente, um achocolatado, uma água gelada e alguns biscoitos são ideais para atender às necessidades das pessoas e transpassar acolhimento e preocupação com o bem-estar de cada um.

Caso o seu consultório receba muitos pacientes de uma vez, repense a ideia de instalar uma máquina automática que sirva bebidas variadas.

5. Atente para uma higiene adequada

A higiene de seu consultório é um fator que conta muito para que alguém fique satisfeito ou não. O balcão e o piso devem estar limpos, os instrumentos e equipamentos corretamente esterilizados e o ar com um cheiro agradável.

Além disso, é necessário também estar atento quanto à disponibilidade de produtos pessoais para uso no toalete, ao local de fácil acesso para descarte de lixo e à disposição dos objetos sobre mesas e balcões por conta do acúmulo de poeira.

6. Treine sua equipe de recepção

Uma ótima dica para seguir e colocar em prática quanto antes na recepção do consultório é o treinamento adequado de sua equipe de funcionários.

O atendimento começa muito antes da consulta em si. Um recepcionista preparado estará sempre à disposição e dará as informações corretas quando necessário. Balconistas devidamente treinados poderão sempre fornecer ajuda e auxiliar nas mais diversas ocasiões, seja para servir um café seja para esclarecer dúvidas.

Focar num padrão de atendimento elevado é primordial para que o paciente sinta-se seguro e à vontade no consultório, estando confiante que tem todo o amparo requisitado.

7. Use a tecnologia a seu favor

tecnologia poderá ser utilizada de muitas formas para proporcionar conforto e aconchego aos pacientes, facilitando ainda o trabalho da recepção.

O bom uso de um software médico permite que os funcionários estejam integrados e aumentam a eficiência do atendimento, acelerando processos que envolvem a troca de dados de pacientes e a geração de prontuários eletrônicos.

Tais processos, além de serem mais rápidos, são mais seguros e fáceis de serem acessados quando comparados ao uso de papéis físicos, deixando todos despreocupados quanto a burocracias.

Além disso, com a tecnologia, o consultório pode contar com uma companhia de segurança para instalar câmeras de vigilância, monitorando o ambiente pelo tempo necessário e permitindo rápido acesso à comunicação com a polícia em qualquer ocasião.

A recepção de consultório pode melhorar por meio de algumas atitudes que envolvem a estrutura e a organização do estabelecimento, além de certas práticas de conscientização que contam com responsabilidade. Com certo esforço os resultados são extremamente satisfatórios e seu consultório ganhará credibilidade e reputação entre seus pacientes.

Se você gostou deste artigo, não deixe de ler também nosso post sobre como melhorar o controle e cadastro de pacientes da clínica!

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