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Gestão

Saiba como montar uma equipe para sua clínica médica

Saiba como montar uma equipe para sua clínica médica

Gerenciar uma clínica médica é tarefa que requer dedicação e comprometimento do gestor, que deve estar atento aos principais pontos necessários para levar ao sucesso do estabelecimento de saúde, tais como gestão financeira, gestão administrativa, gestão de pessoas. Para isso, a formação da equipe da clínica médica talvez seja o passo mais importante. Afinal, será ela a responsável por cada uma das etapas do atendimento dos pacientes, de forma direta ou indireta.

Acompanhe o post de hoje para saber como montar uma equipe de excelência!

Equipe da clínica médica

Primeiramente, devemos lembrar que qualquer clínica não é formada só pelos médicos que fazem as consultas, pois eles são os responsáveis apenas pela parte assistencial. É necessário também contratar profissionais para exercer as funções relacionadas à parte administrativa, à parte financeira e à de marketing.

Independentemente do cargo do funcionário, todos precisam ser capacitados e treinados para trabalhar com a área de saúde e oferecer um atendimento respeitoso e ético aos pacientes.

Em uma clínica médica, todos são responsáveis por fazer a experiência do paciente a melhor possível, desde a recepção até a consulta (ou mesmo depois dela).

Escolha dos funcionários

Vamos agora falar mais detalhadamente sobre os principais componentes de uma equipe da clínica médica, especificando quais as competências desejáveis para cada funcionário, de modo a montar a melhor equipe possível.

Médicos

A especialidade dos médicos que trabalharão na clínica dependerá da escolha do perfil de clínica feita pelo gestor. A clínica médica pode contar apenas com clínicos gerais, ou agregar também médicos de outras especialidades clínicas (gastroenterologia, cardiologia, pneumologia, reumatologia, endocrinologia).

A escolha dos profissionais médicos também dependerá muito dos horários disponíveis de cada profissional. Os médicos costumam trabalhar em mais de um serviço e muitas vezes possuem apenas um ou dois dias livres para atendimentos em clínicas.

Escolha os médicos e seus horários de forma que a clínica não fique com horários vazios durante a semana.

Secretária

secretária da clínica médica exerce um papel de muita importância para o bom andamento dos atendimentos, além de representar o primeiro contato do paciente e de outros fornecedores ou profissionais com a clínica. Por isso, a escolha dessa profissional precisa ser feita de forma cautelosa.

Algumas características indispensáveis para a secretária são:

  • organização e disciplina, para lidar com documentos e burocracias referentes aos convênios e fornecedores;
  • educação e cordialidade, para lidar diretamente com os pacientes, inclusive ao telefone;
  • profissionalismo, para saber lidar com situações conflituosas;
  • conhecimento de informática, para utilizar softwares de gestão e outras tecnologias da clínica;
  • eficiência, para ajudar na produtividade e fluxo de atendimento;
  • conhecimento sobre a clínica, para solucionar possíveis dúvidas dos pacientes.

Contador

A clínica médica deve ser vista como uma pequena empresa como outra qualquer, por isso, precisa contar com um profissional contador para a gestão financeira. Ele será o responsável pela organização e controle das finanças, auxiliando o gestor a tomar decisões importantes no dia a dia da clínica.

Para quem é de fora da área financeira, pode ser difícil escolher um profissional de confiança. Alguns pontos importantes desta escolha são:

  • buscar referências com outras clínicas ou estabelecimentos de saúde que tenham um contador no quadro de funcionários;
  • verificar a disponibilidade do profissional para atuar junto à clínica;
  • buscar um profissional atualizado, que esteja em dia com as novidades da área financeira;
  • contratar um profissional que se adeque ao perfil da clínica.

Especialista em marketing digital

Investir em marketing é uma ação essencial para os estabelecimentos de saúde da atualidade, mesmo que essa visão ainda não seja de conhecimento de todos os profissionais da área.

O marketing é uma ferramenta valiosa para a captação e manutenção de pacientes para a clínica. Ele envolve conhecimentos e ações específicas que necessitam de um especialista para serem empregados.

Para contratar um especialista em marketing digital, alguns aspectos devem ser levados em consideração. Em primeiro lugar, é interessante buscar um profissional que esteja familiarizado com a área de saúde e que conheça as demandas específicas de marketing desse setor.

Pesquise e procure saber quais os serviços oferecidos pelo profissional e se eles estão de acordo com os objetivos da clínica a curto e a longo prazo. Além disso, verifique quais relatórios de resultados o especialista apresentará e compare os preços do mercado.

Auxiliares

Dependendo do tamanho da clínica, pode ser necessária também a contratação de auxiliares para a organização do material e equipamentos da clínica ou auxílio em exames e consultas feitas pelos médicos.

Busque funcionários comprometidos com o trabalho e com a clínica, assim, você vai evitar futuros problemas, como a necessidade de troca frequente de funcionários.

Treinamento e desenvolvimento

Agora que já mostramos como montar a melhor equipe para a clínica médica, vamos falar sobre a manutenção dessa equipe. Um bom grupo só continua sendo uma bom se estiver em constante treinamento e desenvolvimento.

Treinar e capacitar os funcionários da clínica é essencial para que eles se mantenham motivados e adquiram novos aprendizados para aplicarem na realização do seu trabalho. O que garante um atendimento melhor e com mais agilidade.

Assim, treinar e desenvolver seus funcionários é essencial, pois:

  • faz com o que todos os funcionários se comprometam com a missão da clínica, em busca de atendimento de qualidade;
  • eleva a produtividade de secretárias e de médicos, por faz com que eles se sintam capazes e motivados;
  • ajuda na redução de custos, pois os profissionais passam a utilizar os recursos da clínica de forma mais consciente;
  • diminui a rotatividade de funcionários na clínica;
  • garante a atualização dos funcionários e de suas atividades.

Montar a equipe da clínica médica de maneira consciente e cautelosa é a base para o começo de uma história de sucesso e de qualidade para sua clínica. Os funcionários são a alma do estabelecimento, portanto, é preciso escolher os melhores.

Com essas dicas, sua clínica pode começar com o pé direito — e que tal então baixar o e-book “Gesta~o da cli?nica me?dica – os 3 pilares que fazem toda a diferenc?a“? Dessa forma, você continua aprimorando o seu conhecimento na área!

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