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Atendimento

6 dicas de como melhorar o atendimento da minha clínica

A satisfação dos pacientes para uma clínica é fundamental. Dependendo da experiência que tiver, um paciente pode voltar com frequência e indicar os serviços para outras pessoas ou pode nunca mais querer voltar à sua clínica.

Nesse sentido, o atendimento é algo fundamental para gerar essa satisfação. Se for cordial, profissional, personalizado e de qualidade, o resultado é que o paciente retorna muito mais facilmente.

Para conseguir esses resultados, veja nesse artigo seis dicas de como melhorar o atendimento da sua clínica.

1. Contrate profissionais capacitados

Os profissionais responsáveis pelo atendimento farão total diferença nos resultados. Se você tiver colaboradores capacitados, com experiência no assunto e muita competência, o resultado vai ser um atendimento que entregue as exatas necessidades dos pacientes.

Por isso, compensa contratar profissionais com boas referências e que tenham a qualificação necessária para um bom atendimento. Uma secretária, por exemplo, deve ser capacitada para desempenhar esse papel da melhor maneira possível.

2. Treine a equipe

Por melhores que sejam os profissionais, eles precisam de treinamento que deve servir para alinhar atuações e expectativas e também para desenvolver padrões de atendimento.

Com o treinamento adequado, os profissionais sabem exatamente como reagir em uma série de situações. Se o paciente cancela, se atrasa ou fica insatisfeito, por exemplo, o treinamento prévio determina como os profissionais devem agir.

3. Conheça bem os pacientes

Outra maneira de melhorar o atendimento em sua clínica é conhecendo bem os pacientes. Se os funcionários sabem de antemão que um paciente tem problema de locomoção, por exemplo, podem se preparar para receber e acomodá-lo da forma certa.

Já se um paciente está com uma doença contagiosa, a logística de atendimento pode ser planejada de tal forma que ele não fique na sala de espera. Assim, conhecer o paciente e procurar entender a sua realidade, baseada em consultas passadas, é uma forma de preparar o atendimento de maneira personalizada.

4. Ofereça vantagens e conforto

Se tem uma coisa de que todo paciente gosta é de conforto e de receber algumas vantagens antes mesmo de entrar na consulta. Assim, a sala de espera deve ser um local climatizado e com a possibilidade de ouvir músicas ou assistir TV, por exemplo. As cadeiras, por sua vez, devem ser confortáveis para o momento de espera.

Na clínica em si, é possível oferecer vantagens como o estacionamento gratuito, diferentes formas de acesso ao ambiente e, em alguns casos, até mesmo área de diversão para as crianças pequenas.

5. Diminua o tempo de espera

Independentemente da necessidade de cada paciente, nenhum gosta de ficar perdendo muito tempo esperando pela consulta. Por isso, é importante que o atendimento seja feito de forma a diminuir esse tempo de espera.

A organização da agenda, por exemplo, deve ser feita levando em consideração o tempo médio de cada consulta. Também é importante fazer confirmações de consulta para evitar brechas e desorganizações, assim como é preciso tomar um cuidado máximo com o atraso dos pacientes.

6. Invista em humanização

A coisa mais importante para melhorar o atendimento da sua clínica, entretanto, diz respeito a como os pacientes serão tratados e como vão se sentir. Independentemente do caso, eles querem se sentir bem cuidados e seguros em uma clínica.

Por isso, é fundamental que o atendimento seja humanizado, feito de pessoa para pessoa. Desde o atendimento até a consulta em si, é necessário que o paciente se sinta acolhido e ouvido. Isso aumenta a sua satisfação e leva o atendimento para um novo nível.

Para melhorar o atendimento em sua clínica, tudo começa com a contratação e com o treinamento de bons funcionários, seguindo do conhecimento sobre os pacientes. Oferecer conforto e comodidade, diminuir o tempo de espera e investir em humanização também são fatores que contribuem para que os pacientes saiam muito mais satisfeitos da sua clínica.

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