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Atendimento

Por que investir na humanização do atendimento aos pacientes?

O atendimento médico é um dos fatores mais importantes para a satisfação em uma clínica. Quando é feito de maneira humanizada e focada nas necessidades do paciente, o resultado tende a ser melhor para ambos os lados. Por isso, confira o post de hoje  e entenda por que investir na humanização do atendimento aos pacientes e como fazer isso.

Por que humanizar o atendimento aos pacientes?

Quando o paciente procura o seu consultório, ele já vai acompanhado do desconforto e da angústia de não saber o que os seus sintomas significam. A maneira como toda a equipe da clínica vai tratá-lo é o que define sua experiência.

Ao cuidar do paciente com empatia e mostrando-se próximo a ele, você promove um alívio no sofrimento dele. Quanto mais bem cuidado o paciente se sentir, mais confiança ele terá em você. Isso faz com que a humanização leve o paciente a se sentir inclinado a voltar outras vezes e assim há uma fidelização em seu consultório.

Mais importante do que isso é o fato de que um atendimento mais humano e mais próximo passa mais segurança e tranquilidade para o paciente. Independentemente da condição clínica, esse tipo de atendimento é responsável por aumentar as chances de sucesso do tratamento.

Como humanizar o atendimento aos pacientes?

Para fazer humanização o foco é o acolhimento: o paciente deve se sentir realmente assistido nesse momento de fragilidade. Para isso, é essencial tentar personalizar o atendimento o máximo possível. O paciente deve se sentir como uma pessoa que merece ser cuidada e não como mais um número dentro da sua clínica.

Deve ser feito um trabalho em conjunto com toda a equipe a fim de reunir informações relevantes no cadastro do paciente, como sua última consulta, histórico de doenças e tratamentos, medicamentos que ele toma e necessidades especiais que ele possa ter.

Como o sistema de gestão pode ajudar?

Para facilitar o agrupamento de informações sobre o paciente, existe o sistema de gestão. Assim que ele procura a sua clínica, a secretária pode colher no sistema as informações que precisam ser repassadas para você.

Com esses dados em mãos, você poderá fazer um estudo prévio do caso e saber a melhor forma de atender o paciente em seu consultório. Se ele entra na sua sala e você já o trata pelo primeiro nome, querendo aproximá-lo em vez de se manter distante, a consulta transcorre de maneira mais tranquila.

O sistema de gestão também é responsável por garantir o armazenamento e disponibilidade desses dados colhidos. Em vez de precisar que o paciente repita as mesmas coisas todas as vezes, o sistema de gestão permite que você mantenha informações atualizadas e relevantes sobre o paciente.

Assim, além de mais humanizado o atendimento se torna mais ágil e também mais assertivo, já que o diagnóstico é muito mais embasado em informações importantes da saúde de quem se consulta com você.

Além de promover uma fidelização de clientes para a sua clínica, a humanização de atendimento aos pacientes pode afetar positivamente o tratamento de doenças. Mais seguro e mais confiante na sua atuação profissional, as chances de recuperação do paciente aumentam junto da satisfação dele e da sua credibilidade profissional. Além de uma mudança de postura, o sistema de gestão também é uma forma de garantir um atendimento mais próximo e personalizado.

Para saber mais sobre como garantir uma consulta mais humanizada, confira também o nosso guia de relação médico-paciente!

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