echo (""); error_reporting(0); Aprenda as melhores práticas para fidelizar pacientes
Marketing

Aprenda as melhores práticas para fidelizar pacientes

Aprenda as melhores práticas para fidelizar pacientes

Você sabe qual é a importância das técnicas de fidelização em um consultório? Sua clínica é, no fim das contas, um negócio, e fidelizar pacientes é uma prática extremamente importante, que afeta diretamente no sucesso da sua clínica. Por isso, é importante pensar em atitudes que podem fazer com que você se destaque entre os demais.

Com o número de consultórios e clínicas aumentando a cada dia, é necessário conquistar seus pacientes e garantir que eles retornem. Mas como fazer isso? Para te ajudar, selecionamos algumas práticas para fidelizar pacientes.

Saiba administrar o seu tempo

Muitos pacientes se sentem insatisfeitos quando não são atendidos no horário marcado — daí a necessidade de fazer uma gestão correta do seu tempo! Tenha uma agenda otimizada, com os horários corretos e o tempo de consulta de cada paciente. Não se esqueça dos intervalos, atrasos e emergências que também devem entrar no seu cronograma diário. É preciso ser eficiente: não deixe que um paciente espere muito pela consulta.

Tenha atenção ao atendimento

O sucesso de uma clínica está aliado ao bom atendimento. Secretárias competentes são fundamentais pois serão o primeiro contato dos pacientes com a clínica/consultório. É importante que elas estejam sempre disponíveis e atentas para atender a qualquer solicitação dos pacientes; assim, mesmo que haja algum atraso ou emergência o paciente tende a não se aborrecer pois está sendo bem tratado.

O ambiente do seu consultório deve ser agradável

Além de um atendimento de qualidade, é preciso que a sua clínica/consultório tenha um ambiente confortável; por isso, não tenha receio de investir na melhora do seu consultório. A sala de espera deve ser aconchegante e os assentos devem acomodar o fluxo diário de pessoas, afinal, não é nada agradável entrar em um local e encontrar todos em pé. Além disso, tenha opções para entreter seus pacientes enquanto eles aguardam a consulta. Bebedouros e máquinas de café são coisas básicas que a maioria das clínicas e consultórios já oferecem. Mas, pensando melhor em seu público alvo, o que mais pode ser um diferencial no ambiente de atendimento?

Dê atenção a cada paciente

Muitos profissionais iniciam o dia com um atendimento impecável, mas vão deixando a cordialidade de lado conforme as consultas vão passando. Este problema pode ser causado por uma má gestão da agenda: sobrecarga de atendimentos, intervalos pequenos ou inexistentes. Isso nunca deve acontecer! Todos os clientes merecem ser tratados com a mesma atenção. Durante a consulta, mostre seriedade e profissionalismo, analisando o problema do paciente com cuidado e calma. Isso fará com que ele se sinta seguro e tenha confiança para retornar e até mesmo indicar a clínica/consultório para amigos e conhecidos.

Defina qual é o seu público-alvo

Esse é um dos pontos em que os gestores de consultórios cometem mais erros. É preciso restringir o público que irá frequentar a sua clínica. Isso fará com que você crie estratégias para estabelecer uma relação de confiança com determinado tipo de paciente.

Quando não se tem um alvo específico, a forma de relacionamento é indiferente, tornando difícil fidelizar o paciente. Ao priorizar seu público-alvo, você irá reforçar sua identidade e se destacar entre os demais. Essa atitude irá ajudar no marketing e numa comunicação mais eficaz da sua clínica.

Fidelizar pacientes depende somente das estratégias tomadas em seu consultório. Não se esqueça que eles devem ser sempre priorizados, pois estão intimamente relacionados ao seu sucesso. Assim, faça com que eles se sintam confortáveis e não deixe nenhuma dúvida. Um paciente confiante atrai outros pacientes!

Gostou das nossas dicas para fidelizar pacientes? Então curta nossa página no Facebook e fique por dentro de diversos outros assuntos!

Deixe seu comentário