echo (""); error_reporting(0); Como atender mais pacientes sem perder qualidade? - Nortesys Clinic - Soluções para Clínicas e consultórios
Atendimento

Como atender mais pacientes sem perder qualidade?

Como atender mais pacientes sem perder qualidade?

Atender mais pacientes na clínica significa aumentar as receitas do negócio. Porém, quando a produtividade se sobrepõe à qualidade, em longo prazo isso pode ser muito prejudicial — uma vez que os pacientes passam a notar a queda na qualidade dos serviços prestados e buscam, então, outras clínicas.

No artigo de hoje, falaremos sobre como atender mais pacientes sem perder a qualidade oferecida. Quer saber como? Então continue acompanhando e confira as nossas dicas agora mesmo!

Gerencie melhor o seu tempo

É preciso que os médicos entendam importância de realizar atendimentos objetivos, para que se possa cumprir a agenda sem que haja atrasos. Porém, também é importante ressaltar que objetividade não quer dizer deixar de dar a atenção devida aos pacientes. Ou seja, é preciso ouvir atentamente o motivo que os levaram até ali e buscar oferecer o melhor atendimento possível, mas sempre se lembrando de que existe uma agenda a cumprir e que, demora excessiva em muitos atendimentos, pode comprometer a agenda do dia — correndo o risco de ter que remarcar pacientes ou sofrer com desistências.

Aperfeiçoe a sua agenda

É preciso reforçar com os clientes a importância de evitar atrasos nas consultas e de reagendar horários com antecedência caso eles não possam comparecer mais no dia. O ideal também é lembrá-los a respeito do dia e horário de suas consultas — o que pode ser feito via SMS, email ou ligações telefônicas.

Isso ajuda a garantir que o paciente não se esqueça da consulta e fazendo com que o horário fique vago. Porém, ao lidar com esses pacientes é necessário tomar o cuidado de não parecer que estão sendo dadas ordens, mas sim que você se importa o suficiente com ele para lembrá-lo do horário dele na sua clínica.

Reorganize a equipe de atendimento

Muitas vezes a capacidade de atendimento pode não ser alcançada devido a uma equipe incompleta. Caso note que a demanda está alta, para não perder a qualidade do serviço oferecido o ideal é equilibrar a quantidade de profissionais disponíveis de acordo com a procura dos pacientes.

Com mais profissionais disponíveis, é possível atender a demanda sem que para isso seja necessário diminuir o tempo das consultas — o que prejudicaria a qualidade do atendimento.

Faça uso de um software de gestão
Outro ponto que pode influenciar na quantidade de atendimentos é o trabalho da sua secretária. Com muito trabalho e pouco tempo pra exercê-lo, caso ela não seja capaz de atender uma grande quantidade de ligações, muitos atendimentos podem ser perdidos em decorrência do tempo de espera e, dessa forma, os pacientes acabam procurando outras clínicas.

Portanto, esse é um ponto que está, também, diretamente ligado à quantidade de pacientes atendidos e à qualidade do serviço, visto que a secretária também faz parte do atendimento ao paciente, sendo, muitas vezes, o primeiro contato que ele possui com a sua clínica.

Para contribuir com a produtividade e agilidade dessa funcionária você pode investir em um software de gestão que gerencie e agrupe algumas tarefas diárias dela, como envio automático de email ou SMS para lembrar o paciente da consulta, automatiza a marcação de consultas, deixa acessível o prontuário, dentre outras possibilidades.

Preocupar-se com a otimização do atendimento aos pacientes envolve tanto a quantidade de atendimentos prestados quanto a qualidade oferecida nos serviços. A relação entre essas duas questões funciona como uma via de mão dupla e devem sempre andar juntas caso uma clínica deseja se manter competitiva no mercado.

De que outra forma você acha que é possível atender mais pacientes sem comprometer a qualidade dos serviços prestados na clínica? Compartilhe suas opiniões e experiências com a gente através dos comentários!

Deixe seu comentário