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Marketing

Marketing para dentistas: saiba como usar essa estratégia!

Engana-se quem pensa que o sucesso de um consultório odontológico depende exclusivamente da qualificação dos profissionais, de uma gestão eficiente e da entrega de serviços com excelência. É necessário garantir a visibilidade, credibilidade e autoridade do empreendimento diante do público de interesse. Nesse sentido, o marketing para dentistas se tornou um importante aliado.

Embora as estratégias voltadas para promover uma empresa anteriormente tenham sido mais utilizadas em outros ramos, a área da saúde mostrou que adotá-las é essencial não só para gerar valor a uma organização, mas também por permitir que o paciente escolha a melhor opção para conseguir qualidade de vida, com comodidade e segurança.

Com o intuito de abordar de forma mais aprofundada o assunto e pela grande utilidade do marketing para dentistas, preparemos este post especialmente para explicar a você como ele pode ser utilizado. Ficou interessado? Então, continue a leitura para saber mais!

O que deve ser considerado no marketing para dentistas?

Para que essa estratégia seja efetiva, deve-se analisar determinados aspectos que servirão de direcionamento no momento de colocar as ações em prática e alcançar os resultados pretendidos. Abaixo, listamos os principais pontos que devem ser considerados. Veja!

Público-alvo

Sem dúvidas, a definição do público-alvo é um dos passos mais relevantes ao decidir adotar o marketing para divulgação e comunicação. A partir disso, você consegue traçar características, necessidades, anseios, expectativas e demandas da maioria das pessoas que podem se tornar seus pacientes, o que permitirá a criação de estratégias mais certeiras para de fato trazê-las ao consultório.

No entanto, isso não significa deixar de dar atenção a perfis diferentes. A intenção, nesse caso, é ter um foco e investir em quem realmente proporcionará resultados.

Você pode definir o público-alvo por meio dos prontuários, ao checar idade, profissão, bairro e outros detalhes contidos nesses arquivos.

Concorrência

Identificar e analisar os seus concorrentes deve ser uma das prioridades antes de fazer as ações de marketing. Isso porque você precisa saber quais estratégias eles usam e quais funcionam — isso servirá de inspiração e poderá ser adaptado para sua realidade. Trata-se de uma oportunidade também de aprender com os erros alheios, visto que será possível observar aquilo que não dá certo.

A ideia não é copiar o modelo que a concorrência utiliza, mas ter um embasamento para criar o seu próprio planejamento com mais chances de êxito, já que você terá boas noções do que vale ou não a pena fazer.

Métodos

Propagandas na televisão, panfletos, parcerias, blog e perfis nas redes sociais — todas essas alternativas são métodos que poderão ser utilizados no marketing para dentistas. Entretanto, para escolhê-lo, é fundamental pensar estrategicamente.

Por exemplo, se o seu público-alvo é jovem, provavelmente a entrega de panfletos não será tão eficiente quanto a divulgação do consultório no Instagram ou no Facebook; da mesma forma que se você optar por fazer o marketing em uma rede social terá poucos resultados caso o perfil predominante seja o de pessoas idosas.

Portanto, analise as opções e escolha aquela mais coerente para que a meta seja cumprida e o investimento validado.

Objetivos

Para que o marketing siga o rumo correto, você deve definir o que pretende alcançar com ele. A adoção de estratégias para divulgar os seus serviços não adiantará se as metas não forem claras, pois isso impedirá a determinação do foco das ações.

Como usar as redes sociais para divulgação do trabalho?

Atualmente, as redes sociais são consideradas uma das melhores escolhas para fazer marketing, o que pode ser facilmente explicado pelo grande alcance que elas têm, já que a maioria da população está conectada à internet. Explicaremos como usá-la para divulgar o seu trabalho. Acompanhe!

Crie conteúdo relevante

Não basta estar presente nas redes sociais, é preciso oferecer algo para que as pessoas se interessem por continuar acompanhando você e também para atrair mais público. Esse objetivo pode ser alcançado com a criação de conteúdo relevante.

Prepare publicações informativas, interessantes e que sejam úteis. Aproveite para conscientizar sobre a importância dos cuidados com a saúde bucal e visitas regulares ao dentista. Dessa forma, você já abre espaço para que procurem o seu consultório.

Faça postagens diariamente

Além de oferecer informações relevantes, é essencial que as postagens sejam diárias para que o seu consultório esteja sempre visível. A cada publicação, você ganhará mais confiança e credibilidade por oferecer conteúdo de qualidade.

Interaja com o seu público

A interação com o público também é fundamental, pois mostra que você se interessa por aqueles que acompanham o seu trabalho. Por isso, responda dúvidas, aproxime-se do seu leitor e utilize uma linguagem adequada e compatível com o perfil das pessoas que estão nas suas redes sociais, para que o conteúdo seja passado de maneira clara.

Como criar uma boa estratégia de marketing online?

A seguir, apresentaremos algumas dicas para a criação de uma estratégia eficaz de marketing online. Observe!

Defina os canais a serem utilizados

Apesar de a internet oferecer inúmeros canais, você deve escolher os mais apropriados em função do seu público-alvo. A variedade não significa necessariamente que é preciso utilizar todos eles para alcançar os objetivos já definidos.

Determine qual conteúdo será oferecido

Essa é uma das etapas mais importantes, já que é por meio dela que você atrairá o público. Os pacientes buscam informações antes de escolher um produto ou serviço e, por isso, quanto mais interessante for seu conteúdo, maior será o ponto de contato deles com a sua empresa.

Faça as publicações e analise se as pessoas reagem melhor a dicas e curiosidades de saúde bucal, registros do dia a dia no consultório, notícias relevantes etc.

Estabeleça a forma de monitoramento

Para saber se a estratégia tem funcionado, defina uma forma de monitoramento e acompanhe os resultados. Esse passo não deve ser anulado em nenhuma ação de marketing — afinal, é por meio dele que se consegue perceber os acertos e erros. O Google Analytics, por exemplo, permite um bom acompanhamento das mídias sociais.

Perceba então que o marketing para dentistas precisa ser feito a partir do estudo de diversos aspectos e deve ser colocado em prática após a criação de boas estratégias para isso. Vale ressaltar que, quando as ações são bem executadas, proporcionam excelentes resultados, pois trazem mais movimento ao consultório, alavancam a lucratividade e contribuem para a fidelização de pacientes, sem abrir mão da ética profissional.

E aí, gostou deste conteúdo? Então, aproveite para conhecer 4 estratégias práticas de marketing digital que você pode aplicar agora mesmo e começar a ter resultados!

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