Nos dias de hoje, é inegável que a internet e as estratégias virtuais de marketing têm uma importância enorme nos resultados de qualquer empresa, nos mais variados segmentos do mercado. Na área de saúde, a coisa não muda muito de figura e ter uma boa reputação online acaba sendo um belo diferencial.
No entanto, é preciso ter em mente que a web também é um cenário suscetível a problemas de interpretação ou mesmo à ação de hackers. Diante desse contexto, é preciso ter alguns cuidados para não prejudicar o consultório.
Quer descobrir quais são os principais deles? Então, confira o conteúdo a seguir:
Evite posts negativos
Independentemente da mídia em questão, você deve evitar posts negativos, tanto no que diz respeito à sua própria imagem ou até mesmo em relação aos concorrentes. A internet é um terreno fértil para brigas e afrontas, o que deve fazer com que qualquer pessoa que se preocupe com a reputação online do consultório aja com o máximo de parcimônia
Seja extremamente ético, cuidadoso e profissional com absolutamente tudo o que você escrever. Procure sempre dar aos seguidores a melhor das impressões sobre você e seu empreendimento. Mesmo que alguém publique algo provocador, o ideal é ter equilíbrio e agir com respeito e bom senso.
Escreva em um blog
Os blogs já foram utilizados prioritariamente por perfis pessoais, mas o fato é que boa parte das empresas descobriu como essa ferramenta pode ser poderosa para uma reputação online de qualidade. O melhor de tudo é que é uma estratégia extremamente simples e pouco dispendiosa de fazer divulgação e ganhar credibilidade no seu ramo.
O princípio básico é escrever ou até mesmo compartilhar artigos úteis e relevantes para o público, que informem sobre temas relacionados com a qualidade de vida, saúde e bem-estar. À medida que o número de leitores for crescendo, seu consultório passará a ser uma referência, o que confere autoridade e aumenta os níveis de confiança dos pacientes.
Não ignore os comentários
Muitos profissionais caem na tentação de simplesmente ignorar os comentários das pessoas nas mídias digitais, especialmente quando eles são pouco construtivos ou depreciativos. No entanto, isso é um tremendo erro, pois essas situações difíceis podem ser uma ótima oportunidade de aprimorar o funcionamento do consultório e de mostrar consideração com o público.
Procure responder o mais rapidamente possível e de forma positiva. Agradeça a participação e, se possível, forneça uma lista de ações para melhorar os processos no caso de críticas ou julgamentos. Reconhecer as falhas mostra que a clínica está disposta a ouvir e mudar, o que pode levar um paciente insatisfeito a se tornar um parceiro fiel.
Altere as suas senhas
Você certamente já ouviu falar de diversos casos de famosos que tiveram suas senhas ou dados roubados e acabaram tendo diversos problemas com postagens de conteúdo negativo ou até mesmo preconceituoso. Isso é muito comum, pois a internet é repleta de hackers e pessoas mal intencionadas. Para não sofrer com esse problema, portanto, altere as suas senhas frequentemente.
A periodicidade vai depender de diversos fatores, como a quantidade de visitantes e o interesse do público em você. Porém, fazer isso mensalmente já confere uma boa margem de segurança. Além disso, siga aquelas recomendações básicas: utilize letras maiúsculas e minúsculas e inclua números. Se ela ficar muito complexa, anote em um papel e guarde em local seguro.
E agora, pronto para cuidar da reputação online do seu consultório? Gostou desse artigo? Então, confira também o nosso post sobre o uso do Facebook a favor da sua clínica médica.
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