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4 frases proibidas no relacionamento com paciente do consultório

paciente do consultório

Sabemos que, independentemente da especialidade de um profissional na área de saúde, ele lidará constantemente com pessoas que estão nervosas, ansiosas ou com medo. Isso é inerente ao segmento e, por isso mesmo, é fundamental conhecer algumas frases proibidas no relacionamento com o paciente do consultório.

Existem coisas que simplesmente não devem ser ditas, sob pena de que isso deixe as pessoas mais apreensivas ou até mesmo minimize a sua confiança nas qualidades do especialista.

Portanto, conheça o conteúdo que preparamos a seguir e descubra o que você deve evitar falar a todo custo. Continue a leitura e fique atento!

1. “Acalme-se, você está muito nervoso”

Se o seu paciente está em um estado de nervos aflorado, ele provavelmente já se deu conta disso e não está ligando muito para o que você possa dizer a respeito. De fato, ao falar essa frase, você provavelmente só causará mais desconforto e inquietação na pessoa, podendo até piorar a situação e criar um ambiente desagradável.

O ideal, aqui, é ter o máximo de sensatez e tentar acalmá-la de outras maneiras. Escute o que o paciente está dizendo, pois pode ser que ele esteja exatamente querendo desabafar. Com firmeza, diga que o compreende e que fará de tudo para que, juntos, vocês possam encontrar a melhor solução para o problema.

2. “Não sei”

Esse é um ponto bastante controverso no ramo da saúde. Os pacientes, em linhas gerais, colocam o médico com um indivíduo que tem um conhecimento muito grande e, ao assumir que você não sabe como proceder, você pode minar a sua confiança com aquele paciente e perder sua credibilidade.

Isso não quer dizer que você não possa ser humilde e reconhecer as suas limitações, mas sim que isso deve ser feito com cuidado e parcimônia. Diga que você vai verificar uma solução mais adequada ou até mesmo estudar mais sobre o caso. Se não for algo da sua área, recomende um profissional de qualidade e se prontifique a ajudar.

 3. “A culpa é sua”

Sabemos que boa parte das patologias têm origem em comportamentos inadequados ou viciosos que as pessoas levaram por anos ou, até mesmo, décadas. Muitos médicos, dessa maneira, acham que culpar o paciente e dar uma espécie de “choque de realidade” pode ajudar a fazer com que a pessoa mude seus hábitos.

Mas as coisas nem sempre funcionam desse jeito, e o fato é que é preciso tomar cuidado ao pensar em adotar essa estratégia. Quando você aponta e responsabiliza um indivíduo, não é incomum que ele se sinta ofendido e brigue com você.

Portanto, quando possível, siga um caminho mais sereno, explique a situação e mostre como deve ser a conduta do paciente do consultório dali por diante.

“4. Isso não é comigo”

Essa é uma situação muito corriqueira na área da saúde. Se o número de especialidades diferentes pode ser surpreendente mesmo entre os profissionais, imagine para uma pessoa leiga que não tem nenhuma obrigação de entender do assunto.

Diante disso, não é raro que alguém agende uma consulta para tratar de algo que não é da sua alçada. A grande questão, entretanto, é que você não deve simplesmente dizer que aquilo não é com você e dispensá-la.

Reserve um minuto para ouvir a queixa e, se você puder, fazer uma indicação de outro médico. De qualquer forma, faça as recomendações gerais e se mostre solícito. Além de ajudar alguém, você certamente será indicado para amigos e parentes.

Essas são algumas frases proibidas no relacionamento com paciente do consultório! Você já se pegou soltando alguma delas? Conhece outros exemplos? Deixe seu comentário e conte tudo pra gente!

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