Sabemos que, independentemente da especialidade de um profissional na área de saúde, ele lidará constantemente com pessoas que estão nervosas, ansiosas ou com medo. Isso é inerente ao segmento e, por isso mesmo, é fundamental conhecer algumas frases proibidas no relacionamento com o paciente do consultório.
Existem coisas que simplesmente não devem ser ditas, sob pena de que isso deixe as pessoas mais apreensivas ou até mesmo minimize a sua confiança nas qualidades do especialista.
Portanto, conheça o conteúdo que preparamos a seguir e descubra o que você deve evitar falar a todo custo. Continue a leitura e fique atento!
1. “Acalme-se, você está muito nervoso”
Se o seu paciente está em um estado de nervos aflorado, ele provavelmente já se deu conta disso e não está ligando muito para o que você possa dizer a respeito. De fato, ao falar essa frase, você provavelmente só causará mais desconforto e inquietação na pessoa, podendo até piorar a situação e criar um ambiente desagradável.
O ideal, aqui, é ter o máximo de sensatez e tentar acalmá-la de outras maneiras. Escute o que o paciente está dizendo, pois pode ser que ele esteja exatamente querendo desabafar. Com firmeza, diga que o compreende e que fará de tudo para que, juntos, vocês possam encontrar a melhor solução para o problema.
2. “Não sei”
Esse é um ponto bastante controverso no ramo da saúde. Os pacientes, em linhas gerais, colocam o médico com um indivíduo que tem um conhecimento muito grande e, ao assumir que você não sabe como proceder, você pode minar a sua confiança com aquele paciente e perder sua credibilidade.
Isso não quer dizer que você não possa ser humilde e reconhecer as suas limitações, mas sim que isso deve ser feito com cuidado e parcimônia. Diga que você vai verificar uma solução mais adequada ou até mesmo estudar mais sobre o caso. Se não for algo da sua área, recomende um profissional de qualidade e se prontifique a ajudar.
3. “A culpa é sua”
Sabemos que boa parte das patologias têm origem em comportamentos inadequados ou viciosos que as pessoas levaram por anos ou, até mesmo, décadas. Muitos médicos, dessa maneira, acham que culpar o paciente e dar uma espécie de “choque de realidade” pode ajudar a fazer com que a pessoa mude seus hábitos.
Mas as coisas nem sempre funcionam desse jeito, e o fato é que é preciso tomar cuidado ao pensar em adotar essa estratégia. Quando você aponta e responsabiliza um indivíduo, não é incomum que ele se sinta ofendido e brigue com você.
Portanto, quando possível, siga um caminho mais sereno, explique a situação e mostre como deve ser a conduta do paciente do consultório dali por diante.
“4. Isso não é comigo”
Essa é uma situação muito corriqueira na área da saúde. Se o número de especialidades diferentes pode ser surpreendente mesmo entre os profissionais, imagine para uma pessoa leiga que não tem nenhuma obrigação de entender do assunto.
Diante disso, não é raro que alguém agende uma consulta para tratar de algo que não é da sua alçada. A grande questão, entretanto, é que você não deve simplesmente dizer que aquilo não é com você e dispensá-la.
Reserve um minuto para ouvir a queixa e, se você puder, fazer uma indicação de outro médico. De qualquer forma, faça as recomendações gerais e se mostre solícito. Além de ajudar alguém, você certamente será indicado para amigos e parentes.
Essas são algumas frases proibidas no relacionamento com paciente do consultório! Você já se pegou soltando alguma delas? Conhece outros exemplos? Deixe seu comentário e conte tudo pra gente!
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