fbpx
Automação Gestão

Perda de dados do cliente no consultório medico: como evitar?

Perda de dados

O centro da relação médico-paciente está baseado na confidencialidade das informações. O processo de diagnóstico e a tomada de decisão são orientados pelas informações colhidas na anamnese e no exame físico em cada consulta. Por isso, não pode haver perda de dados.

É preciso que as informações do paciente estejam sempre à mão do profissional, além de ser compromisso do médico guardar esses dados em segurança, impedindo o acesso de terceiros. Neste artigo, mostraremos 6 dicas para evitar a perda de dados no consultório médico.

Use papéis o mínimo possível

O uso de papéis é muito útil no dia a dia, mas não é bom em termos de segurança e de durabilidade. Se o seu consultório ainda utiliza velhos arquivos para organizar documentos, saiba que existem boas razões para mudar isso.

Roubo de documentos, incêndios ou outros danos aos papéis, por roedores por exemplo, podem ocorrer. Isso colocaria em risco o sigilo ou danificaria todo o histórico dos seus pacientes.

Facilite o transporte de documentos

Ao transportar documentos, é necessário ter o máximo de cuidado para prevenir as perdas. Uma boa dica é fazer o transporte digitalmente, mantendo sempre uma cópia em segurança.

Se não for possível digitalizar o arquivo para transportá-lo, então tire cópias e utilize um serviço de sua confiança para enviar os papéis com segurança.

Use um programa antivírus

Instalar um antivírus é essencial para a segurança dos seus dados. Pesquisas recentes revelam que computadores e sistemas estão cada vez mais vulneráveis a pragas virtuais. Existem boas opções de programas no mercado por um preço acessível.

Lembre-se de manter ligada a opção de atualização automática para que os vírus mais recentes não infectem as máquinas do seu consultório, o que certamente comprometeria a segurança de dados.

Contrate um bom software de gestão

Um bom software de gestão deve ser capaz de executar as funções mais úteis do cotidiano do consultório, mas não pode parar por aí. É imprescindível que a segurança seja levada em conta.

Além de todos os benefícios da automação para o consultório, a segurança deve ser levada em conta. Um bom exemplo é o controle de acesso por biometria, que bloqueia o ataque e permite o acesso fácil de quem precisa utilizá-lo.

Mantenha os softwares atualizados

Todos os softwares que usamos recebem atualizações de segurança recorrentemente, diminuindo as chances de ataques e da vulnerabilidade a vírus, por exemplo.

Isso vale para todos os programas, desde o software mais simples até o próprio sistema operacional do seu computador. Atualize tudo pela sua segurança!

Faça backups regularmente evitando perda de dados

Antivírus e softwares atualizados dificultam muito o acesso não autorizado aos seus arquivos, mas não podem garantir segurança total. Para não perder nenhum dado, utilize um programa de backup para manter uma cópia dos seus dados sempre em segurança.

Talvez, você pense que backup não é importante, até o dia em que alguma coisa acontecer com o seu computador ou servidor. Não espere pelo pior para cuidar dos dados dos seus pacientes.

Com essas 6 dicas, as informações dos seus pacientes estarão mais seguras, evitando perda de dados. Agora que você já as conhece, saiba por que a perda de pacientes pode ocorrer no seu consultório.

Deixe seu comentário