echo (""); error_reporting(0); Como contornar situações difíceis e deixar o paciente satisfeito? - Nortesys Clinic - Soluções para Clínicas e consultórios
Atendimento

Como contornar situações difíceis e deixar o paciente satisfeito?

paciente satisfeito

Realizar atendimentos e ainda fazer a gestão de clínicas e consultórios são atividades que exigem muito desempenho dos profissionais da medicina e podem deixá-los sobrecarregados. Como resultado, se o trabalho não for bem feito, os pacientes vão começar a encontrar diversos problemas e se afastarão. Portanto, é preciso pensar em como deixar o paciente satisfeito para que ele retorne e se sinta bem acolhido.

A questão é que nem sempre se percebe que algo não está bem, sendo de suma importância receber feedbacks constantes e realizar pesquisas para conseguir medir o índice de satisfação e desempenho. Quando um problema é detectado, deve-se agir rapidamente para solucioná-lo, não poupando esforços para que se consiga deixar o paciente satisfeito. Ou seja, saber como lidar com problemas é fundamental para conseguir bons resultados.

A seguir, veja algumas situações difíceis que podem gerar incômodos e formas para sair delas, deixando o paciente satisfeito com a sua solução!

Dificuldade para agendar consulta

Ao não conseguir ser atendido, não encontrar uma data na agenda ou ficar esperando muito para que a sua equipe consiga marcar um horário adequado para ele, o paciente poderá se irritar. Portanto, é necessário que você ofereça mais de um número de telefone, ramais e até mesmo agendamento on-line para que as pessoas consigam fazer contato com facilidade. Nesse momento, contar com um software médico será de grande valia.

O sistema pode otimizar o processo não apenas no agendamento de consulta, mas também em outras áreas da clínica, agilizando a rotina da sua equipe. Encontrar horários disponíveis e agendar consultas será muito mais rápido, uma vez que todas as informações estarão prontamente acessíveis.

Necessidade de aguardar mesmo com horário marcado

Se a consulta é feita com horário marcado, a pessoa se programa para ser atendida naquele momento, sabendo, é claro, que podem ocorrer alguns minutos de atraso. Porém, em alguns consultórios, parece que a agenda não existe, o que faz com que os pacientes esperem por muitas horas para serem atendidos.

É necessário, portanto, rever a rotina do consultório e organizá-la para que os pacientes sejam recebidos no horário programado. Calcule um tempo médio para cada caso e garanta um intervalo entre os agendamentos para ter flexibilidade caso ocorra algo inesperado.

Atendimento robotizado não combina com paciente satisfeito

O paciente espera ser atendido por um médico que esteja disposto a ouvir os seus problemas de saúde, entender o caso e explicar a situação. Alguns profissionais de saúde, por estarem tão acostumados com a rotina, acabam se esquecendo que estão lidando com pessoas e que elas necessitam de cuidados.

Então, o atendimento deve ser humanizado, fazendo com que a pessoa possa se sentir acolhida e segura ao mesmo tempo em que consegue a solução para o seu problema. Ou seja, o médico deve ser empático com o paciente. Porém, é preciso que todos os profissionais da equipe também estejam engajados para isso, a começar pelos profissionais da recepção, que são o primeiro contato das pessoas com o seu consultório, devendo, portanto, ser acolhedores e demonstrar empatia pelo paciente.

Consulta que deixa dúvidas

O profissional de saúde entende de diagnósticos e doenças. Já os pacientes geralmente não dominam o assunto ou sabem a respeito da gravidade e do tratamento para cada caso. Então, durante a consulta, é preciso deixar bem especificado ao paciente se ele tem algum problema e quais soluções são possíveis.

Fornecer o máximo de informações, explicando causas, consequências e tratamentos disponíveis vai transmitir tranquilidade, deixando o paciente satisfeito. Além de, como médico, você criar uma relação de confiança com essa pessoa, acabará também estimulando a fidelização dela como paciente, fazendo com que ela retorne à clínica ou ao consultório em que você atua.

E aí, gostou das nossas dicas para deixar um paciente satisfeito e contornar as situações complicadas? Então confira este artigo e saiba como surpreender os seus pacientes com 6 dicas para melhorar o atendimento em uma clínica!

Deixe seu comentário