Muitos médicos se perguntam qual a razão para que seus pacientes não retornem ao consultório, e isso tem uma razão: conquistar um novo cliente é, pelo menos, seis vezes mais oneroso do que manter um cliente antigo.
Se um cliente deixar de comprar, a empresa deixa de lucrar. E o mesmo vale para a área médica: quando um paciente não retorna ao consultório, isso irá impactar diretamente na lucratividade.
Contudo, para que esse problema possa ser solucionado, é necessário entender os fatores que contribuem para o não retorno às consultas. Sendo assim, criamos este artigo, que lista algumas razões para a perda de pacientes de consultório médico. Confira!
Equipe despreparada
O primeiro contato do paciente com a clínica ou com o consultório normalmente se dá pela comunicação com a secretária. Logo, se essa profissional não oferece o atendimento adequado, deixa transparecer mau humor ou falta de atenção, é muito provável que o paciente marque suas consultas em outro estabelecimento de saúde.
Quer dizer, um bom atendimento é essencial para o que o paciente agende o seu atendimento e, mais do que isso, para que retorne mais vezes. Mas nem tudo deve recair sobre a secretária. Os demais colaboradores devem também se mostrar atenciosos ao paciente, da forma mais simpática e respeitosa possível.
Falta de empatia com o profissional de saúde
Além da equipe de colaboradores, o próprio médico também deve ser capaz de demonstrar gentileza, atenção e cuidado com as queixas e necessidades do paciente.
É importante que o médico tenha em mente que o paciente que ali está, na maioria das vezes, está sofrendo. Logo, carece de atenção e dedicação durante o atendimento pelo profissional de saúde.
Essa humanização do atendimento é importante não só para conquistar a confiança dos novos, mas para também reter os pacientes que retornam.
Atraso do médico
Qualquer um está sujeito a se atrasar, desde o médico ao paciente. Mas, caso o atraso ocorra por parte do médico, ele não deve permitir que o problema se estenda além do que deveria.
Por exemplo: é uma situação desagradável quando o profissional não busca desculpar-se com o paciente pela demora. Ou seja, se acontecer, converse e retrate-se com o paciente para que ele se sinta importante, como verdadeiramente é.
Deficiência na notificação de avisos
Um dos maiores causadores da falta às consultas é o esquecimento por parte dos pacientes. Por isso, não dispor de um processo de envio de avisos de consulta pode ser um grande inimigo da sua clínica.
Além disso, a ausência de notificação pode fazer com o que o paciente pense que não existe atenção da clínica em relação a ele.
Para resolver esse problema, basta investir em softwares para clínicas completos e atuais, que possibilitem agendar a notificação de e-mail ou de SMS ao paciente, alertando-o sobre a consulta agendada.
Desorganização geral da clínica
Fato é que muitos pacientes de consultório médico também acabam não retornando pela desorganização administrativa, com secretárias confusas quanto à agenda, aos prontuários desorganizados, desatualizados ou até perdidos.
Aqui, de novo, o ideal é recorrer à tecnologia. Atualmente, existem diferentes soluções que viabilizam o registro e o arquivamento dos dados dos pacientes de forma eletrônica, permitindo sua organização e consulta de forma rápida e objetiva.
Agora que você já conhece algumas razões que causam a perda de pacientes de consultório médico, que tal assinar nossa newsletter? Assim você se mantém sempre atualizado sobre este e outros temas relacionados à gestão de saúde!