echo (""); error_reporting(0); Agenda médica: saiba como um software pode ajudar a organizá-la - Nortesys Clinic - Soluções para Clínicas e consultórios
Atendimento

Agenda médica: saiba como um software pode ajudar a organizá-la

Se tem uma coisa que pode atrapalhar muito a rotina de trabalho de um profissional de saúde é uma agenda médica completamente desorganizada. Por mais que esse profissional conte com a ajuda de uma secretária, e que ela tenha todo o cuidado, sem as ferramentas certas esse trabalho se torna mais difícil.

Na era digital, temos que aproveitar todos os recursos que os softwares existentes nos oferecem, contando com um que ajude na organização da rotina. Sendo assim, criamos este post para que você conheça os benefícios que um software traz ao consultório e seja capaz de organizar a sua clínica e a agenda médica. Confira!

Ajuda a conciliar as consultas às demais atividades

Existem muitos médicos que atendem em diversas clínicas, ou que atuam apenas em alguns dias ou horários, e lembrar de todas essas informações pode ser um trabalho complicado para a secretária. Porém, quando se utiliza um software, essa dificuldade é sanada.

É possível parametrizar o sistema para que ele libere a agenda apenas em dias e horários específicos e, feito isso uma vez, não é mais preciso se preocupar. Mas é claro que, se algum imprevisto acontecer, a alteração na agenda médica pode ser realizada facilmente.

Possibilita determinar com clareza o tempo de cada consulta

Aquela velha história de “vou dar um jeitinho de te encaixar entre uma consulta e outra”’ prejudica o médico, que fica sobrecarregado, e os pacientes, que precisam aguardar muito tempo para serem atendidos. Ao determinar o tempo médio de cada consulta, sabe-se que a agenda será criada respeitando esse tempo e, assim, os pacientes não precisam mais esperar.

Para o médico, isso passa a ser uma vantagem, pois ele não precisa realizar o atendimento às pressas, e ainda sabe, em média, quantos pacientes serão atendidos por dia.

Reserva um espaço de descanso entre as consultas

O médico também precisa descansar, e a agenda médica automatizada permite que isso ocorra. Assim como os horários disponíveis para atendimento podem ser configurados, as pausas também podem, garantindo o descanso necessário para se prestar um bom atendimento.

Reagenda as consultas com mais facilidade

Sempre existem os pacientes que esquecem o dia ou o horário da consulta e ligam para perguntar. Usando a agenda eletrônica, isso se torna bastante simples e rápido.

Sem falar que, no caso da necessidade de reagendar uma consulta, basta fazer a alteração no sistema, sem precisar ficar apagando na agenda de papel e escrevendo por cima — o que acaba virando uma bagunça.

Possibilita a consulta da agenda médica em qualquer local

Para o médico, o processo também se torna mais simples, porque existem softwares que permitem consultar a agenda com o uso da internet. Dessa forma, o profissional consegue se organizar melhor para fazer os atendimentos, programando as atividades do dia.

Permite o envio de lembretes aos pacientes

Conta-se com um sistema complementar à agenda médica, que envia lembretes aos pacientes por SMS, por exemplo. Assim, um dia antes, o paciente recebe um informativo reforçando sobre o dia e o horário da consulta. Isso faz com que os não comparecimentos e as faltas diminuam de forma significativa, e não deixem horários vagos na agenda.

Gostou dessas dicas para organizar sua agenda médica e não passar mais sufoco? Então veja nosso artigo sobre a importância do software integrado no reengajamento.

Deixe seu comentário