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Marketing

5 razões para criar uma identidade visual para sua clínica

identidade visual

Investir na identidade visual de uma clínica é tão importante quanto oferecer serviços e atendimento de qualidade. Afinal, sem um bom apelo visual, que passe os valores e os diferenciais do seu empreendimento e que desperte a curiosidade dos pacientes, dificilmente eles vão se interessar pela sua marca.

Principalmente dentro de um ramo tão competitivo e acirrado quanto a área da saúde, é essencial estar sempre inovando e buscando novos símbolos e logotipos que chamem a atenção dos clientes.

Pensando nisso, vamos explicar qual é a importância de criar uma identidade visual para sua clínica e de que forma essa ação pode beneficiar o seu negócio. Confira!

O que é a identidade visual de um consultório?

A marca de qualquer empresa sempre vai precisar de um elemento a mais para se destacar no mercado e se tornar única perante os olhos dos consumidores. Nesse sentido, nada melhor do que adotar conjuntos de símbolos e elementos gráficos, que transmitam os valores e as ideias do seu negócio.

A identidade visual é justamente o conjunto que reúne o design único e gráficos bem definidos. Ele consiste na união de elementos como tipografia, logo, fonte, paleta de cores, materiais promocionais e demais itens que têm o potencial de se comunicar efetivamente com os clientes.

Como uma identidade visual pode melhorar o seu consultório?

Uma identidade visual que reflete os valores da sua clínica é o ponto de partida para o sucesso do empreendimento. Ele é o pontapé inicial para investir em todo o restante do cenário do seu consultório. A partir da identificação visual individual é possível começar a marcar presença no mercado e atingir clientes por meio da elaboração de estratégias de marketing personalizadas e eficazes.

A identidade visual é uma ponte que permite que a empresa consiga se comunicar de maneira efetiva com os seus clientes. Dessa forma, caso esse projeto seja bem elaborado, pode passar uma mensagem de comprometimento, inovação, além de ter a habilidade de despertar a atenção e a confiança dos clientes. Isso ajuda no processo de identificação com o público.

Esse elemento transmite profissionalismo e confiança, ou seja, ele transmite a preocupação do estabelecimento de saúde com o bem-estar do paciente, incluindo desde a maneira como o cliente é atendido, até o material impresso e os cuidados pós-atendimento.

Por isso, para que um consultório consiga alcançar sucesso, resultados financeiros positivos e o reconhecimento no ambiente médico, é essencial que ele invista no desenvolvimento da sua própria identidade e na mensagem que deseja passar para o público.

Por que investir na identidade visual do seu negócio?

Agora que você já conhece um pouco mais sobre esse elemento de comunicação, que tal conhecer os motivos pelos quais você deveria começar a investir nessa estratégia? Conheça, a seguir, as vantagens que a identidade visual pode trazer para a sua clínica.

1. Gerar reconhecimento de marca

Em regra, costuma ser bem mais fácil assimilar informações quando elas estão dispostas em formato visual, em comparação com a forma escrita. Desse modo, se a marca é elaborada contendo logotipo claro e direto que está relacionado diretamente com os serviços prestados, o público vai absorver essa mensagem com mais agilidade.

Portanto, escolha um design com um logo simples, que permita que a marca seja reconhecida prontamente e imediatamente lembrada pelos consumidores. Esse requisito é essencial para se diferenciar dos concorrentes e se destacar no mercado.

2. Padronizar as campanhas promocionais

É essencial conhecer a importância da padronização na aplicação dos materiais. Estamos nos referindo a um modelo inicial contendo o design, logotipo, cores e formas que deve ser respeitado. Assim, todos os objetos e campanhas devem reaplicar exatamente o padrão original. Desse modo, os consumidores terão a capacidade de reconhecer a marca.

Veja um exemplo: O logo que aparece na recepção da clínica deve ser o mesmo que está disponibilizado no site da empresa, impresso no contrato de prestação de serviços e no cartão de agendamento, por exemplo.

E tudo isso envolve a uniformidade dos elementos que compõem o logo da marca. Para tanto, torna-se necessário estabelecer padrões gráficos com o intuito de preservar a individualidade da empresa.

Saiba os principais objetivos da padronização dos elementos visuais:

  • se tornar reconhecível de maneira simples e com clareza;
  • evitar aspectos que possam tornar difícil a identificação;
  • dar personalidade ao empreendimento;
  • se tornar diferente das empresas concorrentes.

3. Fixar a marca na mente do consumidor

Por meio de elementos usados na composição da identidade visual — cores, fontes de letras e um logo, por exemplo — é possível consolidar e manter o seu produto ou serviço no imaginário das pessoas.

Isso traz reconhecimento, ou seja, à medida que a identidade visual da clínica vai sendo cada vez mais divulgada, ela se torna mais conhecida pelo público. Assim, a sua marca pode ser mais lembrada e tem a capacidade de ser facilmente identificada pelos consumidores, fato que aumenta a procura pelos serviços.

4. Transmitir confiança e segurança para o cliente

A identidade visual tem o potencial de transparecer profissionalismo e comprometimento com o serviço. Portanto, todo empresário que se preze sabe a importância de investir nesse conceito para ter uma boa reputação e conquistar a credibilidade perante o consumidor.

Sem dúvidas, um material que contém um elemento estético bonito e atraente faz diferença no momento de demonstrar que você se importa com o bem-estar dos pacientes e que valoriza a qualidade e a excelência em tudo o que faz.

5. Promover a fidelização do paciente

Tão importante quanto conquistar os pacientes é investir na sua fidelização. Para isso, a empresa deve prestar atenção na jornada do paciente e momento posterior ao atendimento ou ao oferecimento de um serviço.

Nesse sentido, uma experiência agradável durante o atendimento e a facilidade no desenho do logotipo ajudam a fixar a identidade visual da empresa e a fazer o reconhecimento da marca. Assim, da próxima vez que ele precisar dos serviços, pensará primeiramente no seu estabelecimento.

A identidade visual já se tornou um dos elementos mais importantes durante o processo de crescimento de uma marca. Afinal, atualmente uma reputação de sucesso inclui não apenas o oferecimento de um serviço de qualidade, mas também a imagem que ela transmite por meio do seu logo. Trata-se de um item presente em diversas estratégias e que precisa estar alinhado com as demais áreas da organização.

Quer saber mais sobre a importância da marca para a divulgação de um empreendimento? Então, conheça mais sobre o investimento de estratégias de Branding nos negócios!

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