echo (""); error_reporting(0); 5 erros de controle financeiro para evitar no consultório
Financeiro

5 erros de controle financeiro para evitar no consultório

5 erros de controle financeiro para evitar no consultório

Fazer o controle financeiro de qualquer empresa não é tarefa simples, mas quando falamos em consultórios, essa prática pode se tornar ainda mais complexa. Os profissionais da área da saúde são altamente especializados e passam muito tempo dedicados aos meandros da saúde, muitas vezes não tendo a devida prática em conhecimentos administrativos.

Por essa razão, muitas falhas básicas podem ser cometidas e, com o passar do tempo, elas poderão minar o capital da clínica. Quer descobrir quais são os erros de controle financeiro mais comuns para que você possa evitá-los em seu consultório? Confira no post de hoje:

1 – Não fazer o fluxo de caixa

Não fazer o fluxo de caixa é um dos erros de controle financeiro mais comuns em clínicas e consultórios. Através dele você consegue ter a noção exata de quanto entra, quanto sai e em quanto tempo esse dinheiro vai ajudá-lo a projetar seu futuro e a descobrir qual o poder de investimento você tem para melhorar o seu funcionamento. Saber de onde vem o seu dinheiro e quanto você está gastando com suas contas é essencial para que você acompanhe a evolução do seu negócio e preveja a necessidade de ajustes nos gastos ou até com fornecedores. Só assim você poderá garantir uma boa sustentabilidade do seu negócio e saberá ao certo para onde seu capital está indo.

2 – Subestimar o trabalho da secretária

Como todos nós sabemos, a secretária é o cartão de visitas de qualquer consultório. No entanto, subestimar o seu papel dentro do empreendimento é um dos maiores erros de controle financeiro que você pode cometer. Sua importância começa num fato basilar: a experiência de atendimento do seu cliente começa assim que ele ligar para marcar sua consulta. Se sua secretária for receptiva e atenciosa, as chances de conquistar um paciente perene aumentam bastante. Se ela for mal-educada ou grossa, você pode começar a amargar prejuízos antes mesmo do seu atendimento.

Lembre-se: a maneira como você recebe seu público pode colocar a perder toda a reputação do empreendimento.

3 – Não investir em marketing

Não investir em marketing é outro erro financeiro clássico na área de saúde. No entanto, essa realidade vem mudando nos últimos anos e os empreendimentos do ramo estão percebendo que criar diferentes estratégias para atrair novos clientes é indispensável para o crescimento do negócio. Embora algumas práticas sejam vedadas pelo Conselho Regional de Medicina, existem diversas estratégias permitidas que podem ajudar a popularizar a sua clínica. Um site com informações relevantes, perfis nas redes sociais e um cartão elegante com as especialidades e registro dos médicos da casa são ideias eficazes e econômicas.

4 – Misturar finanças pessoais com as da clínica

Esse é um erro antigo, mas bastante comum. Especialmente em empreendimentos menores, a pessoa física acaba se misturando à pessoa jurídica e é nesse ponto que a confusão começa. As contas bancárias, despesas, cartões de crédito e transferências precisam estar bem separadas, até para que isso não prejudique seu fluxo de caixa. A clínica deve ter seu registro próprio, e acima de tudo, ser sustentável por si só. Deixe isso claro para seus funcionários e, principalmente, não caia em tentação: você correrá risco de perder o controle das finanças.

5 – Má gestão da agenda

A agenda é um item primordial no controle financeiro do consultório, afinal sua gestão adequada é crucial para a rentabilidade do negócio. Quem conseguir oferecer horários mais flexíveis e atender em períodos alternativos, como o da noite ou finais de semana, vai ter muito mais facilidade em conquistar pacientes: é comum que as pessoas precisem agendar consultas fora do horário comercial. Do lado do médico, há necessidade de gerenciar as faltas e encaixes para que exista o mínimo de horários vagos, pois eles representam perda de tempo e dinheiro para o empreendimento. Converse com seus funcionários, realinhe seus horários e cogite a adoção de um software para ajudá-lo nessa tarefa.

Gostou do conteúdo? Ficou interessado em aumentar o controle financeiro do consultório e melhorar o funcionamento da sua clínica? Então não deixe de conferir nosso artigo com 8 dicas para melhorar o seu consultório médico!

 

Deixe seu comentário