O marketing é essencial para o sucesso em qualquer profissão e cada vez mais as pessoas estão utilizando estratégias para alavancar suas carreiras e ganhar mais clientes — seja através do marketing tradicional ou digital. No entanto, entre profissionais de saúde, essa prática ainda não é tão popular por diversos motivos.
A medicina é considerada por muitos como uma espécie de sacerdócio, pois lida com abnegação, saúde e bem-estar. Por isso mesmo os médicos possuem código de ética rígido, que inclui não só a hora do atendimento, mas toda uma postura a ser seguida. E isso inclui o marketing! O próprio Conselho Federal de Medicina impõe algumas limitações e restrições, mas isso não impede que os médicos também possam divulgar adequadamente seus serviços.
Quer descobrir tudo o que você precisa saber sobre a importância do marketing médico? Então leia o texto a seguir e confira:
O que o médico não pode fazer?
O conselho impõe algumas restrições aos profissionais de medicina e elas estão aumentando nos últimos tempos. O médico não pode mais, por exemplo, usar fotos de pacientes em material promocional, mesmo com a devida autorização. Aquelas imagens de “antes” e “depois” estão terminantemente proibidas. Isso só poderá ser feito em apresentações de trabalhos científicos e eventos da própria área.
O profissional também não pode participar de anúncios de produtos ou serviços ligados à profissão, nem receber prêmios que não forem concedidos por instituições acadêmicas, órgãos públicos ou sociedades médicas. Divulgar publicamente os preços dos procedimentos para se diferenciar da concorrência também é categoricamente vedado ao clínico.
O que é permitido?
Os médicos podem fazer propaganda de seus títulos de especialista e do número de registro no Conselho. Eles também podem divulgar as sociedades das quais são membros, mas com a limitação de duas especialidades por profissional. A sua titulação acadêmica pode vir impressa em cartões ou materiais promocionais, com a prerrogativa de que sejam relacionados à sua área de atuação e tenham o devido registro no CRM.
O profissional tem permissão para conceder entrevistas e participar de programas, mas apenas com a finalidade de esclarecer dúvidas para a sociedade e não visando autopromoção. É permitido possuir perfis profissionais em redes sociais, desenvolver um blog ou website, pois são considerados um instrumento de disseminação do conhecimento científico para o grande público.
Dicas de marketing médico
Existem algumas dicas simples, mas que podem fazer toda a diferença e ressaltam a importância do marketing médico para o sucesso profissional. A primeira delas e a mais simples é investir num atendimento de excelência, pois em qualquer área de atuação, o marketing boca a boca é a melhor forma de divulgação. E isso envolve todas as áreas: ser atencioso, ter funcionários bem treinados, responder todas as dúvidas, manter a cordialidade e a paciência. Além disso, fatores como limpeza e organização também são essenciais.
Em termos de propaganda propriamente dita, marcar presença online é indispensável nos dias de hoje. Manter um blog com informações úteis, é uma ótima ideia. Em termos de redes sociais, uma conta no Twitter e uma fanpage no Facebook são maneiras simples e pouco dispendiosas de conseguir engajamento e mais pacientes.
Por fim, não dá para esquecer das estratégias mais experimentadas de divulgação. Um cartão bonito e de bom gosto, contendo dados e informações úteis, como nome, especialidade, número do CRM e formas de contato é indispensável.
Agora que você sabe da importância do marketing médico, é hora de traçar as estratégias adequadas para conseguir o maior número de clientes. Com inteligência e princípios éticos rígidos, é possível divulgar suas qualidades e ter cada vez mais pacientes satisfeitos.
Ficou com alguma dúvida? Tem alguma sugestão sobre o marketing médico? Conte para nós nos comentários!