echo (""); error_reporting(0); 6 soluções para que seus pacientes não faltem às consultas - Nortesys Clinic - Soluções para Clínicas e consultórios
Atendimento

6 soluções para que seus pacientes não faltem às consultas

pacientes não faltem consultas

Se existe um problema que afeta médicos no mundo inteiro, em consultórios particulares ou clínicas, recém-formados ou com anos de profissão, nas pequenas cidades do interior ou nas grandes metrópoles, esse problema é o horário vago na agenda porque um paciente deixou de comparecer a consulta.

Quando um paciente falta e não avisa com antecedência, se não for possível preencher esse horário vago, a agenda fica comprometida, a capacidade diária de atendimentos fica reduzida, o faturamento diminui e a rotina do profissional sofre diversos transtornos.

Por isso, reduzir o número de faltas dos pacientes é essencial para o bom funcionamento dos consultórios e clínicas. Mas é possível evitar que o paciente falte de sua consulta? Confira 6 soluções para evitar esse tipo de problema!

Por que os pacientes faltam?

Existem diversos motivos que podem fazer com que o paciente falte na data agendada: emergências familiares, problemas no trânsito, defeito no carro, atrasos devido a outros compromissos, questões urgentes no trabalho — imprevistos acontecem e o consultório deve estar preparado para lidar com essas faltas justificadas, de forma a não constranger o paciente.

Porém, é seguro dizer que o principal motivo para que os pacientes faltem de suas consultas é o esquecimento. Se a consulta foi marcada com várias semanas de antecedência, ou se o paciente não for convenientemente lembrado de seu compromisso, é comum que ele simplesmente se esqueça.

Como evitar?

Se o principal motivo das faltas é o esquecimento, é possível reduzir drasticamente sua ocorrência utilizando algumas estratégias simples de confirmação e lembrete. Listamos algumas ferramentas utilizadas nesse processo e as vantagens e desvantagens de cada uma delas:

1 – Cartão de marcação

Um pequeno cartão de papel onde são registradas as informações referentes à próxima consulta — antigamente, era dessa maneira que os pacientes controlavam seus compromissos médicos. Atualmente, essa técnica tornou-se pouco utilizada, dando espaço para ferramentas mais eficientes.

2 – Telefonema

Um telefonema no dia anterior à consulta pode não ser a maneira mais eficaz de confirmar o agendamento. Esse método demanda muito tempo do funcionário, que deve interromper suas atribuições regulares para fazer as ligações. Além do custo envolvido na ligação, é possível que o paciente não atenda o telefone na primeira tentativa, tomando ainda mais tempo.

3 – Envio de SMS

Com um custo relativamente mais baixo que as ligações, as mensagens via SMS oferecem algumas vantagens: podem ser agendadas ou automatizadas, diminuindo o tempo gasto no processo de confirmação, e não perturbam o paciente, que verá a mensagem quando estiver livre.

4 – Mensagem pelo Whatsapp

A popularização desse aplicativo contribui para facilitar a confirmação de consultas — representa um meio de comunicação entre o paciente e o consultório, além de ser acessível e de baixo custo. Porém, se a maioria dos pacientes for de idade avançada, eles podem ter dificuldades com a tecnologia e, até mesmo, não usar o aplicativo.

5 – Envio de e-mail

Se o consultório investir em um layout de mensagens personalizado, o envio de avisos e lembretes é feito de forma prática e rápida, editando apenas o nome e data da consulta de cada paciente.

6 – Sistema informatizado

A informatização dos consultórios pode representar uma boa economia de tempo e dinheiro, principalmente na confirmação de consultas e procedimentos. Além de agilizar o processo de agendamento de consultas, esses sistemas disponibilizam rapidamente as informações de cadastro e histórico médico do paciente, além de ajudar a monitorar as consultas e a agenda diária.

Multas funcionam?

Alguns médicos e clínicas de saúde adotam uma política de tolerância zero frente à faltas injustificadas: se o paciente não comparecer no horário marcado, é aplicada uma multa, como forma de compensação pelo horário vago e pelo inconveniente. Embora muitos profissionais defendam essa ferramenta como uma forma de evitar atrasos e faltas, essa estratégia pode intimidar e constranger os pacientes, devendo ser usada apenas em casos extremos.

De qualquer forma, se o consultório optar pela aplicação da multa, o paciente deve ser avisado previamente, mantendo um aviso no cartão de consultas, no site ou nas mensagens de confirmação enviadas.

Como você evita as faltas e horários vagos na agenda em seu consultório? Tem uma solução eficiente e prática para que os pacientes não faltem? Conte pra gente nos comentários!

Deixe seu comentário