O marketing é essencial para qualquer empresa e qualquer profissional liberal que deseja ter resultados. Porém, ao contrário do que muitos pensam, é possível sim fazer marketing sem precisar gastar muito. Na maioria das vezes, com atitudes muito simples você consegue conquistar novos clientes e manter os atuais.
Por isso, nesse artigo, daremos algumas dicas de marketing para que você possa divulgar o seu consultório. Confira!
Foco no paciente
Sempre coloque o seu paciente em primeiro lugar; afinal, o seu consultório só existe graças a ele. Por isso, faça sempre que ele se sinta especial: gaste um tempo na consulta, pergunte como ele está e invista em ações para manter um bom relacionamento com ele mesmo fora do resultado, como enviar mensagens em datas comemorativas. São pequenos gestos que fazem que ele se lembre de você sempre que precisar.
Clínica limpa e organizada
Manter a clínica limpa e organizada também deve fazer parte de sua estratégia de marketing, já que a primeira impressão é sempre a que fica. Por isso, deixe sempre o ambiente organizado, limpo e com um bom e leve aroma. Dessa forma, o seu paciente já vai saber que está lidando com uma pessoa organizada e que sempre presta atenção na higiene.
Recepcionistas bem treinados
É por meio da sua equipe que o paciente vai ter o primeiro contato com a clínica. Por isso, a recepcionista deve ser educada e dar total atenção ao paciente. Treine todos os profissionais da clínica que terão contato com os clientes para oferecer um bom atendimento, garantindo conforto e bem-estar dos pacientes.
Publicidade ética
O código de ética das profissões da saúde regula também a publicidade dessa área de atuação, e um dos pontos enfatizados é que a saúde não pode ser comercializada. Assim, se for fazer publicidade da sua clínica, foque em informar seus pacientes e potenciais clientes, divulgando conhecimentos que sejam aprovados e aceitos pelos profissionais de saúde.
Pesquisa de satisfação
Ter um feedback é importante pois permite entender onde você pode melhorar e o que está ou não agradando ao seu paciente. Assim, você consegue fortalecer os pontos fortes e deixá-lo confortável a voltar, além de demonstrar que dá à sua opinião a devida importância.
Por isso, criar uma pesquisa de satisfação simples e rápida, sempre colocando os tópicos mais relevantes, por exemplo, atendimento, tempo de espera, agendamento, etc. mostra que você se preocupa realmente com o seu paciente e está constantemente procurando melhorar o seu conforto.
Reengajamento de pacientes
Se o paciente fez uma visita ao consultório, mas nunca mais voltou, tente reengajá-lo, ou seja, trazê-lo de volta. Para isso, mande um e-mail personalizado perguntando se está tudo bem e se ele não quer agendar alguma visita. Não se esqueça de deixar várias opções de contato, como números de telefone.
Todas essas dicas de marketing com certeza vão ajudar a divulgar o seu consultório e fazer com que ele cresça cada vez mais sem que você tenha que gastar muito. Ficou com alguma dúvida ou gostaria de compartilhar mais alguma dica? Deixe seu comentário!