echo (""); error_reporting(0); Como fazer o reengajamento de pacientes para sua clínica? - Nortesys Clinic - Soluções para Clínicas e consultórios
Marketing

Como fazer o reengajamento de pacientes para sua clínica?

Muitas clínicas médicas se preocupam em utilizar várias estratégias de marketing apenas para a conquista de novos pacientes e, nesse processo, acabam se esquecendo dos antigos. Porém, o custo para conseguir novos pacientes é muito maior do que para manter os atuais.

É aí que entra o segredo do negócio: conseguir fazer o reengajamento de pacientes que já conhecem sua clínica, mas que por algum motivo andam meio sumidos. Neste artigo vamos falar sobre técnicas para fazer isso de forma eficiente e duradoura. Acompanhe:

Por que focar no reengajamento de pacientes?

O reengajamento pode ser a chave para aumentar o fluxo de pacientes e é sinal de que os eles gostaram dos serviços prestados pela sua clínica. Assim, cada cliente que você consegue reengajar é um feedback positivo que você recebe. Além de retornar, esses pacientes podem indicar seus serviços para outras pessoas, resultando em um excelente boca a boca.

Quais são as melhores estratégias para fazer o reengajamento de pacientes?

Procure saber por que os pacientes não retornaram

Entrar em contato com os pacientes e procurar saber por qual motivo eles não retornaram para outras consultas pode ajudá-lo a descobrir alguns pontos fracos na gestão de sua clínica. Assim, você pode corrigir os erros e evitar cometê-los novamente.

É claro que nem sempre o motivo de um paciente não retornar é insatisfação com a clínica, mas, se não entrar em contato, será impossível saber disso.

Faça com que o paciente se sinta importante

Talvez o paciente não tenha retornado porque não teve a devida atenção. Que tal parar um pouco para conversar com ele, ouvir seus anseios e buscar uma forma mais humanizada de atendimento?

A área de saúde requer pessoas que realmente se preocupem com o próximo. Não existe segredo nisso: basta ser verdadeiro e mostrar que você não está interessado apenas na questão financeira do negócio. Afinal, os negócios também são feitos por pessoas.

Ofereça qualidade de atendimento dentro e fora da clínica

Não adianta fazer somente um bom trabalho dentro da clínica: é preciso manter o elo com seus pacientes fora dela, também. Para isso, recursos tecnológicos não faltam. Use as redes sociais, e-mails ou o telefone para se fazer presente da vida dos seus pacientes, seja mandando mensagens em datas comemorativas ou lembrando-os de fazer exames ou de seguir o tratamento recomendado.

Utilize a estratégia de overdelivering

Talvez o termo overdelivering seja novidade para você, mas essa estratégia nada mais é do que entregar ao cliente sempre algo a mais do que ele estava esperando, ou seja, surpreendê-lo indo além de suas expectativas. O overdelivering pode te ajudar não só a reengajar pacientes como também fazer com que ele indique sua clínica para outras pessoas.

Automatize o seu atendimento utilizando um bom sistema de gestão

Sua clínica ainda é daquelas que faz o prontuário e outras anotações sobre o paciente à mão? Pois saiba que, assim, você está perdendo em agilidade no processo como um todo, desde o atendimento até a parte financeira do negócio.

Além de tornar os processos mais rápidos, um bom sistema de gestão ainda reduz os erros, pois tudo acontecerá de maneira automatizada. Assim, você consegue oferecer um atendimento melhor ao paciente, o que o deixa mais satisfeito e contribui para o engajamento.

Nosso post te ajudou a repensar suas estratégias para conseguir o engajamento dos seus clientes que andam sumidos? Então não deixe de comentar aqui no nosso blog!

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