Muitas vezes, uma clínica de saúde, seja ela de pequeno ou grande porte, não consegue cumprir seu objetivo principal — cuidar de seus pacientes — porque o médico tem que se dividir entre a sua profissão e as funções administrativas. Felizmente para os consultórios e profissionais que se encontram nessa situação, existe uma solução: a gestão por processos. Trata-se de um modelo de gestão que define parâmetros para que tudo seja feito de modo organizado.
Continue lendo o post de hoje e descubra as vantagens de implementar esse tipo de gestão na sua clínica!
Mais padronização
A gestão por processos consiste em criar procedimentos para todas as áreas da empresa (nesse caso, da clínica), a fim de que elas se integrem e funcionem da melhor maneira. Assim, todas as atividades, desde de atender o telefone até organizar as finanças do consultório, são feitas de forma similar, pois devem seguir esses procedimentos predeterminados.
Contar com um software específico pode ajudar bastante a alcançar esse objetivo. Isso porque ele permite que boa parte das áreas da clínica seja gerenciada e acompanhada com mais facilidade. Além disso, os softwares se adaptam à realidade do seu consultório e permitem a organização de acordo com a sua área de atuação e o número de funcionários.
Melhora no ambiente da clínica
Com as tarefas mais organizadas pela gestão por processos, o ambiente da clínica se torna mais agradável. Essa melhora pode ser sentida tanto pelos profissionais, pois sua rotina fica menos cheia e confusa, quanto pelos pacientes, pois, como o foco deixa de ser os trâmites administrativos e se volta para eles, a qualidade do atendimento que recebem aumenta.
Mais facilidade de treinamento da equipe
Com as questões administrativas em ordem, o médico também tem mais tempo para investir em treinamentos para os colaboradores. Além disso, caso seja necessário contratar um novo profissional, será muito mais fácil treiná-lo para realizar a função, já que todos os procedimentos estarão claros e haverá um passo a passo de como realizá-los.
Possibilidade de gestão mais ampla da clínica
A gestão por processos pode incluir todos os itens do dia a dia da clínica, até mesmo as pequenas ações como trocar as revistas da sala de espera. Assim, o médico consegue ter uma noção mais completa da situação do consultório. Além disso, esse tipo de gestão também permite ter um controle melhor das finanças, já que é possível ter uma visão geral delas e identificar melhor quais são os custos e receitas.
Como foi possível perceber, as clínicas que optam por esse método de trabalho só têm a ganhar, pois conseguem se organizar, ficar mais produtivas e, com isso, aumentar os seus lucros e a satisfação de pacientes e colaboradores. Vale mencionar também que, para garantir o sucesso desse modelo de gestão, você pode contar com a ajuda de uma empresa especializada.
Depois do post de hoje, está mais inclinado a implementar a gestão por processos na sua clínica? Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Então deixe seu comentário para nós!