Os consultórios médicos começaram a perceber que precisam investir para conquistar mais clientes. A concorrência, como em praticamente todas as áreas, aumentou e quem não se mexer certamente estará fadado a ter menos lucros ou até fechar as portas.
Dentro dessa nova realidade, o overdelivering surge como uma forma de encantar o paciente, ajudando a fidelizá-lo e tornando-o um parceiro. Esse conceito ainda não é tão conhecido; por isso, no post de hoje vamos apresentá-lo e explicar como ele pode ajudar a sua clínica. Confira:
O que é overdelivering?
Como já dissemos, o overdelivering uma forma relativamente nova de encantar o paciente. O nome vem do inglês e quer dizer algo como “entregar mais”. Esse recurso vem sendo utilizado por empresas das mais diversas áreas, especialmente no universo virtual, mas pode ser perfeitamente empregado em diversos setores, inclusive na área da saúde.
A estratégia consiste em entregar aos clientes algo além do que eles esperam, agregando valor à experiência de compra. Um dos pontos-chaves é prometer menos do que se pode cumprir e, dessa forma, gerar uma expectativa menor, mas uma satisfação muito maior para o comprador.
Qual é a importância do overdelivering?
O principal da prática é criar um diferencial para o consultório e dessa forma ajudar a manter os clientes por perto, satisfeitos e encantados. A tática é simples e melhora a experiência do paciente sem tornar necessário nenhum grande investimento por parte da clínica. Assim, ela faz com que as pessoas enxerguem mais valor na marca, sem que você precise gastar grandes valores para isso.
Vale lembrar que o negócio não pode extrapolar nas promessas: não ofereça nada do que você não possa cumprir, nem abuse de estratégias que possam custar caro para o empreendimento.
Como aplicar o overdelivering no consultório?
A área de saúde está cada vez mais competitiva e apresentar um diferencial para cativar e fidelizar os pacientes é cada vez mais importante, especialmente porque o overdelivering ainda não é tão comum. Ele trará mais credibilidade para a clínica e mais conforto para seus clientes, garantindo mais retornos e melhores lucros no final do mês.
Uma das maneiras de fazer isso que já é bastante conhecida é oferecer amostras grátis dos medicamentos receitados. Assim, seu paciente pode ter menos gastos e já inicia o tratamento proposto assim que sair da clínica.
Outro exemplo de overdelivering no consultório é fazer uso da tecnologia para relembrar as datas e horários das consultas. Um SMS ou uma mensagem por WhatsApp diminuirá sensivelmente o número de faltas e mostrará aos seus pacientes que você se importa com ele.
Outra possibilidade, que precisa ser muito estudada para não acabar prejudicando os lucros, é oferecer o retorno gratuito das consultas. Há ainda detalhes como uma sala de espera com café, televisores com canais a cabo e wi-fi liberado.
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