echo (""); error_reporting(0); Entenda por que os pacientes faltam e como evitar - Nortesys Clinic - Soluções para Clínicas e consultórios
Atendimento

Entenda por que os pacientes faltam e como evitar

Pacientes que faltam a consultas médicas causam muitos transtornos para uma clínica, já que o horário fica vago e, com isso, aumentam-se os prejuízos. Identificar os motivos para as desistências e criar meios para evitá-las são objetivos dos consultórios. Para ajudar sua clínica nessa tarefa, reunimos no post de hoje as principais razões que levam os pacientes a não ir às consultas e táticas para evitar isso. Confira!

Ausência de relacionamento

Se a relação entre médico e paciente não for bem sólida, é comum as pessoas faltarem ao consultório. Caso, por algum motivo, o paciente não se sentir ouvido ou não tiver se identificado com o estilo do médico, é possível que venha a não comparecer à consulta. Para evitar isso, o médico deve desenvolver um relacionamento estreito com o paciente, de modo que ele se sinta confortável e queira voltar na consulta seguinte.

Pacientes que faltam por conflito na agenda

Algumas pessoas ficam de ir à clínica em determinado horário, mas nem sempre confirmam na própria agenda se têm a ocasião livre. Quando há conflito na agenda, é comum o paciente faltar e, em alguns casos, sequer avisar o consultório. Por isso, a secretária da clínica deve confirmar com o cliente, sem pressioná-lo, se ele tem ou não espaço livre na agenda no horário da consulta. Isso, por si só, já ajuda a evitar várias faltas.

Ausência de lembretes

Na vida corrida de hoje em dia, há pacientes que faltam por simples esquecimento. Esse tipo de problema pode ser resolvido com um aviso prévio, por exemplo, por ligação telefônica, mensagem de celular (SMS) ou de WhatsApp. É importante que a secretária da clínica confirme a presença ou não do cliente. Com essa pergunta, o paciente se compromete mais com a resposta dada.

Normas de atendimento flexíveis demais

Se o paciente não conhece as regras da clínica sobre atrasos e faltas, talvez pense que não haverá problema na desistência da consulta. A secretária do consultório deve conscientizar o cliente de que uma falta não justificada deixa o horário ocioso, tira a oportunidade de outro paciente se consultar e atrapalha a agenda do médico. Isso sem contar os riscos para a saúde dos pacientes que faltam. Logo, a secretária deve pedir para que o cliente, caso precise realmente não comparecer à clínica, avise ao menos com uma ou duas horas de antecedência.

Espera para ser atendido

Um dos principais fatores para a desistência de consultas é o famoso “chá de cadeira”. Se o cliente chega à clínica no horário marcado e tem que esperar muito na recepção, pode sair de lá com uma imagem ruim do local e, com isso, não querer mais voltar. Por isso, o médico deve fazer a gestão de tempo das consultas para seguir os horários corretamente e, assim, evitar atrasos. A recepção também pode ter televisão, com uma TV Corporativa, por exemplo, além de revistas, jornais e folders de saúde, que podem servir para que o paciente passe o tempo antes de ser atendido.

Como você pôde notar, vários motivos, alguns até simples, fazem com que os clientes deixem de comparecer às consultas. No seu consultório, você toma medidas periódicas para diminuir o número de pacientes que faltam? Deixe seu comentário aqui no blog e compartilhe sua experiência!

Deixe seu comentário