fbpx
Gestão

Gestão de tempo para médicos: Otimize o seu dia a dia

Gestão de tempo para médicos: Otimize o seu dia a dia

A maioria dos médicos tem a rotina corrida e cheia de atividades a serem realizadas, e vinte e quatro horas podem parecer não serem suficientes. Por isso, a gestão de tempo para médicos é muito importante para otimizar tanto a vida pessoal quanto a profissional, que precisam ser conciliadas. Ações simples podem ser o que falta para que você consiga organizar sua rotina e otimizar o seu dia a dia. No post de hoje, vamos te explicar quais são elas. Acompanhe!

Tenha uma agenda

Uma agenda atualizada com os compromissos pessoais e profissionais é essencial para um médico. Hoje em dia, graças à tecnologia, é possível ter uma agenda com um sistema de gestão que permite consultar de qualquer lugar todas as tarefas agendadas para o dia por meio de um smartphone. Planejando as atividades fica mais fácil gerir o tempo, o que afeta diretamente no desempenho e aumenta a produtividade.

Tenha prioridades

É importante listar as tarefas a serem realizadas em determinado período de tempo, mas é necessário ter foco nas prioridades e nas atividades que não podem ser adiadas. Seja por prazo, por tempo que será gasto com a execução daquela tarefa ou com base em outro critério, organize suas tarefas em ordem de importância para planejar sua execução.

Seja pontual

A pontualidade é o primeiro passo — e talvez o mais importante — na gestão de tempo para médicos. Estabelecer um tempo para se dedicar a cada atividade e cumprir esse horário delimitado é essencial. Procure medir o tempo médio que gasta em cada consulta, pois isso facilitará na hora de organizar sua agenda e permitirá ver o tempo restante do dia para encaixar atividades de fora da clínica/consultório.

Delegue tarefas

Não assuma funções que podem ser delegadas a outros funcionários. Ter uma equipe para auxiliar na organização da rotina e em procedimentos que não precisam ser feitos exclusivamente por você é uma excelente forma de otimizar o tempo. Acompanhe os processos que são de seu interesse, mas não faça tudo sozinho.

Tenha tempo livre

Pequenas pausas ao longo do dia podem parecer um luxo para quem tem uma rotina corrida, mas elas são fundamentais até mesmo para renovar a mente, dar uma descansada e fazer com que surja um novo ânimo para as atividades seguintes. Defina horários para parar um pouco, seja para um exercício de alongamento, tomar um café ou mesmo colocar e-mails pessoais em dia. Além disso, respeite sua carga horária de trabalho, não ultrapassando o tempo definido para cada dia, a não ser em casos de emergências.

Adote um hobby

Pense em alguma atividade que você goste muito e te dá prazer e adote-a como um hobby. Defina um horário para realizar essa atividade, seja diariamente ou semanalmente, e não abra mão desse tempo. Um hobby certamente fará com que seu corpo e sua mente se desprendam do trabalho e renovarão sua energia, de forma que sua produtividade e desempenho serão muito melhores.

Gostou das dicas e informações sobre gestão de tempo para médicos? Curta nossa página no Facebook e não perca nenhum conteúdo do blog.

Deixe seu comentário