echo (""); error_reporting(0); Como montar um consultório médico - Nortesys Clinic - Soluções para Clínicas e consultórios
Gestão

Como montar um consultório médico

Como montar um consultório médico

Trabalhar com negócios relacionados ao ramo da medicina é uma das opções de profissionais dessa área. Para aqueles que se formaram recentemente ou acabaram de sair de residência, montar um consultório pode ser um bom começo na busca pela especialização e estudo dos serviços de saúde pública.

Com os avanços tecnológicos, várias oportunidades se ampliam nesse setor, e o trabalho com consultas particulares e atendimentos por convênios é bastante amplo, sendo uma boa chance de sucesso dentro do meio.

Neste post, apresentaremos algumas dicas de como montar um consultório médico. Continue lendo!

Estrutura do consultório

A estrutura básica de um consultório médico é constituída por uma sala de espera, salas de atendimentos, banheiros e algumas salas de exame, dependendo da especialidade. Em alguns casos, um pequeno depósito também pode colaborar com a organização e dinâmica do ambiente.

Se você está montando sua clínica agora, é preciso considerar tudo o que ela precisa ter e também projetar-se para o futuro, prevendo o crescimento e a infraestrutura necessária para atender os pacientes. Assim, não será preciso mudar de local sempre que decidir aumentar o horário de atendimento. Sempre tenha espaço para um pequeno aumento dos negócios!

Localidade

A escolha de um local adequado é extremamente importante, considerando os números de pacientes em potencial e o nível de renda das pessoas naquele local. Essa escolha depende de uma série de fatores, como fácil acesso para seus clientes a partir de qualquer ponto da cidade e opções adequadas para estacionamento.

Também é preciso considerar o seu público: se ele for de classe A e B, então é preciso que o consultório seja instalado em bairros de classe alta, frequentados por seus potenciais clientes.

Aspectos legais

A Agência Nacional de Saúde (ANS) define 54 tipos de estabelecimentos médicos a serem considerados para uso no segmento de saúde pública. Entre eles, o convencional é a clínica médica popular. Em ascensão, esse tipo de negócio tem alto número de pacientes, sempre oferecendo baixo custo em seus serviços.

A montagem da clínica deve respeitar procedimentos médicos no setor em que se inscreve, além de exigências legais e sanitárias. Os requisitos fundamentais são o Cadastro Estadual de Vigilância Sanitária e a Licença de Funcionamento.

Planejamento financeiro

Todos os custos necessários para abrir o consultório precisam ser levados em consideração antes de você dar início ao processo, quando você precisará conseguir toda a documentação para a regularização do negócio.

Depois que tudo estiver regularizado e funcionando, é fundamental manter um planejamento financeiro, levando em conta todas as despesas, sejam elas fixas ou variáveis. Coloque no papel tudo o que demandará dinheiro, como mobília, funcionários, pagamento de tarifas públicas, etc.

Isso te permitirá ter uma melhor organização financeira e um planejamento de quanto é preciso ter em caixa para manter o negócio rodando até que ele comece a dar lucro. Esse controle também te ajudará a estabelecer o valor das consultas.

Investimentos em marketing

Não adianta nada ter um consultório e um atendimento de excelência se as pessoas não souberem da existência dele. É preciso investir em marketing , fazendo a divulgação e atraindo mais clientes. Esses investimentos podem ser feito de diversas maneiras e dependerão dos objetivos do negócio.

A internet é uma boa ferramenta para fazer a divulgação e você pode contar com ações a baixo custo ou mesmo gratuitas. Redes sociais, blogs e sites próprios podem dar um bom retorno quando usadas da maneira correta.

Métodos mais “tradicionais” de marketing, como panfletagem, também pode dar resultados, desde que você saiba bem onde distribuir. Em ambos os casos, é indicado contar com profissionais da área, que ajudarão na elaboração da estratégia.

Participar de feiras e eventos também pode ser uma boa maneira de divulgar seu negócio, assim como atender planos de saúde.

Softwares de gestão

Pode não parecer, mas administrar um consultório é uma tarefa bastante complexa e requer conhecimentos e ferramentas que facilitem esse processo. Se desde o início você tiver um software de gestão para clínicas , a administração ficará mais organizada.

Existem no mercado opções que integram todas as áreas da clínica, facilitando a gestão e evitando fraudes. É possível agendar uma consulta para um paciente e seus dados serem encaminhados imediatamente para área de marketing, que irá traçar estratégias diversas depois. Ao ser realizada a consulta, o pagamento também já pode ser sincronizado diretamente com a área financeira.

Ao integrar as áreas com a utilização de um software, há um melhor planejamento das compras, finanças, estratégias de marketing e toda a gestão do negócio. Além disso, o médico pode ter acesso ao histórico completo do paciente, conhecendo melhor o seu estado de saúde.

Na hora de fazer a escolha de quais recursos serão utilizados nessa gestão, é sempre indicado optar pelos que sejam específicos para a área e que permitam a personalização.

Eficiência no consultório

Algumas ações podem ajudar na administração do consultório e a elevar a qualidade do atendimento prestado. Confira algumas para montar seu consultório médico e invista em um projeto de qualidade que garantirá boas rendas desde sua fase inicial:

Prescrição eletrônica

A prescrição eletrônica trabalha com sistemas de prontuários virtuais, disponíveis por inúmeros serviços da web. Ela pode economizar tempo, dinheiro e espaço na organização de seu consultório.

Discussão online em grupos ou fóruns

Participar de discussões online em grupos ou fóruns de comum interesse pode evidenciar seu consultório e o seu potencial profissional, demonstrando eficiência e divulgando seu trabalho. A interação com seu paciente online também é uma função essencial, pois melhora e estreita o relacionamento com ele.

Prontuário eletrônico

O sistema de prontuário eletrônico representa uma grande mudança no serviço prestado pelas clínicas ou hospitais, ajudando na otimização do trabalho de seus funcionários.

Com equipes geridas online, sistemas de prontuários virtuais e uma organização especial, o trabalho em seu consultório médico pode ser muito mais efetivo do que você imagina. Confie em algumas dessas medidas para facilitar a montagem de seu trabalho!

Gostou das dicas para montar um consultório médico e fazer a gestão correta de sua clínica? Então assine nossa newsletter e fique atualizado com outras novidades da área para que seu negócio seja um sucesso!

Veja também:

Deixe seu comentário