echo (""); error_reporting(0); Gestão para clínicas e consultórios: confira 5 dicas práticas - Nortesys Clinic - Soluções para Clínicas e consultórios
Gestão

Gestão para clínicas e consultórios: confira 5 dicas práticas

Gestão para clínicas e consultórios: confira 5 dicas práticas

Todo profissional que decide montar o seu próprio negócio precisa de mais do que os conhecimentos práticos do ofício: é necessário saber como gerir a empresa. Nessa função entram as noções administrativas, a supervisão de pessoal, o monitoramento de estoque, o controle financeiro, ou seja, uma série de práticas que vão determinar o sucesso do empreendimento ou não. Com as clínicas e consultórios não é diferente, por isso os médicos também devem ficar atentos.

Hoje, desenvolver uma metodologia administrativa não é tão complicado como antigamente. A tecnologia tem sido uma importante aliada nisso — desde a automação de processos até sistemas eletrônicos de monitoramento e acompanhamento das rotinas. Porém, é preciso desenvolver esses mecanismos no ambiente de trabalho e assim assegurar que as boas práticas de gestão se tornem comuns no seu dia a dia.

Separamos neste artigo algumas dicas valiosas para implementar no seu ambiente de trabalho e, com isso, gerar mais facilidade na administração e garantir maior controle sobre os processos da sua empresa. Não perca essas dicas e acompanhe os próximos parágrafos:

Não deixe de considerar os recursos humanos

Os colaboradores são peça fundamental em qualquer negócio, mas, para conseguir o melhor de cada um deles é necessário definir bem suas funções e, a partir disso, incentivar o trabalho coletivo. É interessante também oferecer cursos de capacitação e treinamentos para que eles possam ofertar um atendimento cada vez melhor a seus pacientes. Cuide bem da sua equipe.

Tenha objetivos claros

Trace suas metas e objetivos a curto, médio e longo prazo. Melhorar o atendimento, reduzir o tempo na fila de espera, dobrar o número de consultas, abrir um consultório em outro ponto da cidade: não importa o seu objetivo, deixe-o claro e coordene os trabalhos para alcançá-lo. Inclua os seus colaboradores nesse processo, faça reuniões regulares e sempre mensure os seus resultados. Os indicadores para isso são vários: finanças, produções, atendimento, etc.

Faça uma boa gestão financeira

As contas são várias: aluguel, manutenção da clínica ou consultório, pagamento dos funcionários, reposição de estoque, energia elétrica, água, internet e por aí vai. É preciso dar conta disso tudo e ainda obter o seu lucro. Sem um controle financeiro bem elaborado, fica difícil alcançar bons resultados. Cuide do seu fluxo de caixa, elabore um planejamento financeiro para no mínimo um ano e tenha um capital de giro seguro.

Atenção ao estoque

Medicamentos, curativos, máscaras e luvas, materiais para os seus equipamentos, materiais de limpeza e diversos outros itens fazem parte do seu estoque. É preciso tomar cuidado para que nada disso falte, e esse processo não se resume apenas em fazer o pedido e pagar. Também é preciso negociar com fornecedor, fazer pesquisas no mercado, controlar prazos (pois a reposição deve acontecer antes que seu estoque zere), não perder os prazos de validade, entre outros aspectos. Desenvolva uma metodologia de acompanhamento do estoque e fique atento.

Recorra à tecnologia

O mercado conta com diversas ferramentas que auxiliam na gestão de um negócio. Algumas das das funcionalidades desses sistemas são mecanismos para:

  • controle financeiro: saber o quanto entrou e saiu, controlar as movimentações financeiras e reunir informações para o seu planejamento;
  • coordenação das rotinas de atendimento: agenda, relação com os convênios e notificação aos pacientes;
  • controle de estoque: informações sobre produtos disponíveis, controle de validade, relatório de compra;
  • dentre outras funcionalidades.

Por tudo isso, o seu trabalho certamente será mais fácil com um sistema de gestão.

Como você tem feito a gestão da sua clínica ou consultório? Compartilhe nos comentário a sua experiência!

Deixe seu comentário