echo (""); error_reporting(0); Entenda o papel do software integrado no reengajamento - Nortesys Clinic - Soluções para Clínicas e consultórios
Atendimento

Entenda o papel do software integrado no reengajamento

Um conceito muito difundido no marketing diz que é muito mais barato manter um cliente ao seu lado do que investir em propaganda para sempre conquistar novos consumidores. Essa premissa é verdadeira em praticamente todas as áreas de atuação, e com a medicina a coisa não muda muito de figura.

É muito comum, mesmo com profissionais de grande qualidade, que muitos pacientes acabem não retornando. Pode haver diversos motivos para isso, mas o fato é que reengajá-los pode ser uma atitude muito inteligente para as clínicas e consultórios. Uma das maneiras de conseguir isso é utilizando um software integrado. Quer conhecer melhor o papel desse tipo de programa nessa tarefa? Então confira o post a seguir:

Por que os pacientes não voltam

Alguns mudam de cidade, outros procuram um médico mais próximo e ainda há aqueles que querem melhores preços ou também os que estão insatisfeitos com o serviço prestado. Mas há uma parcela considerável que acaba não retornando por motivos ainda mais simples: se esquecem de fazer o retorno ou apenas não estão motivados o suficiente para tal.

Independentemente da causa, é interessante buscar descobrir o porquê do não retorno. Dessa maneira, é possível mudar o que estava errado, reforçar o que estava dando certo e então procurar a pessoa e tentar fidelizá-la ao seu empreendimento, oferecendo o acompanhamento adequado que todo paciente merece.

Reengajamento

É preciso atuar com intensidade neste quesito: reavivar o contato entre médico e pacientes que estavam afastados do consultório. Isso é reengajamento! Essa estratégia consiste em lembrá-los das consultas seguintes, usar a tecnologia para estreitar a relação e tornar mais prático o agendamento, além de ressaltar a importância de manter consultas regulares, mesmo que não haja uma doença ativa ou um problema evidente.

O reengajamento evita a migração dessas pessoas para outras clínicas e sai muito menos dispendioso do que buscar novos clientes. E as vantagens são para ambos os lados da moeda, pois os pacientes irão em um médico que conhece seu histórico e está efetivamente interessado em mantê-lo por perto.

Relação médico-paciente

A relação médico-paciente é um fator preponderante na fidelização. As pessoas costumam confiar muito mais em profissionais atenciosos, que buscam solucionar suas dúvidas e verdadeiramente se esforçam para resolver os seus problemas. Quando os pacientes não se sentem seguros e respeitados dentro do consultório, as chances de eles não voltarem e procurarem outro profissional para atendê-los são enormes. Nesse contexto, tudo o que pode melhorar o funcionamento da clínica deve ser considerado e, se possível, adotado.

Software integrado

Adotar um software integrado para a clínica pode ser muito útil no reengajamento de pacientes. Ele não só evita erros e concentra todas as informações em um só local, trazendo muito mais celeridade e presteza para o consultório, como também permite integração total entre os módulos de atendimento, financeiro e estoque, possibilitando uma enorme agilidade na gestão.

Talvez sua principal contribuição seja na área de agendamento: o sistema informa sobre atendimentos, retornos e convênios, evitando esquecimentos e conflitos de horários, além de permitir a notificação clientes por SMS ou e-mail, o que é altamente desejável em tempos de grande pressa e pouca disponibilidade por parte das pessoas. Os prontuários também ficam ali na tela, podendo ser localizados em segundos e com todas as informações à vista, o que traz ainda mais credibilidade e autoridade para o profissional.

Entendeu como um software integrado pode ajudar consideravelmente no reengajamento dos seus pacientes? E então, está esperando o que para contar com um? Se ainda ficou alguma dúvida, deixe seu comentário aqui no blog!

Deixe seu comentário