echo (""); error_reporting(0); Atende em convênio médico e particular? Aprenda a equilibrar a sua agenda! - Nortesys Clinic - Soluções para Clínicas e consultórios
Atendimento

Atende em convênio médico e particular? Aprenda a equilibrar a sua agenda!

Convênio ou particular

Será que para um médico é mais vantajoso atender convênio ou particular? A resposta para essa pergunta é muito simples, os dois. Afinal, não há motivos para que você limite a sua lucratividade e dispense pacientes apenas porque eles não têm convênio, caso estejam dispostos a pagar o valor que você cobra por uma consulta particular.

No entanto, para dar conta de atender nas duas modalidades, é preciso ter equilíbrio na agenda e assim conseguir prestar ambos os atendimentos com qualidade. Mas como fazer isso, na prática? Essa também é uma pergunta de resposta simples, e você a encontrará lendo o nosso post até o final.

A seguir, apresentaremos uma série de dicas para que você possa atender convênio e particular em sua clínica ou consultório, mantendo a agenda sempre em equilíbrio. Confira!

Divida o seu tempo de atendimento

Depois de se credenciar em convênios, você precisa analisar qual situação traz mais retorno financeiro, se as consultas feitas por intermédio dos planos de saúde ou as particulares.

Se você concluir que vale mais a pena atender pacientes particulares, deixe mais tempo para eles em sua agenda. É possível fazer uma divisão em porcentagens, como 70% do tempo ser dedicado para atender pacientes particulares e 30% dos convênios.

A sua secretária precisa ser orientada quanto a isso, para que ela faça os agendamentos conforme solicitado. Porém, se você perceber um período sazonal ou uma baixa na procura pelas consultas particulares, pode fazer adequações na divisão e assim não ficar com a agenda vazia.

Determine quantos pacientes de convênio ou particular atenderá por dia

Mesmo que você priorize as consultas particulares, é preciso que pelos menos uma quantidade X de pacientes por convênio seja atendida por dia. Como é necessário pagar um valor para ser um médico conveniado, e para receber os proventos deve-se fazer solicitações periódicas, não vale a pena realizar todo esse processo se ele não trouxer um bom retorno financeiro.

Por isso, é preciso ter uma cota diária de pacientes conveniados para fazer atendimentos e assim garantir que o negócio valha a pena. Como citamos na dica anterior, é possível fazer uma divisão numérica bastante estratégica e assim garantir bons lucros e menos dias ociosos.

Desse modo, atender pacientes de convênios pode ser uma alternativa interessante para ter uma agenda mais cheia, principalmente para os médicos que estão em início de carreira.

Priorize a qualidade do serviço

A qualidade do seu serviço como médico deve ser impecável em qualquer situação, não havendo diferença entre o trabalho prestado a um paciente de convênio ou particular. Afinal, é a sua reputação profissional que está em jogo.

Além disso, um paciente que hoje é conveniado a um plano de saúde pode cancelar o serviço em um determinado período. Se essa pessoa gostar do seu trabalho, é bem provável que ela siga consultando e fazendo procedimentos médicos com você, porém de forma particular.

Intercale diferentes tipos de consulta

Para otimizar a agenda e conseguir atender a toda sua demanda de pacientes com qualidade, é interessante que você intercale diferentes tipos de consulta. Afinal, é normal que você leve mais tempo para atender a uma pessoa que ainda não conhece e que não tem intimidade com o seu caso clínico.

Em situações em que a consulta é apenas uma revisão para acompanhar ou monitorar algum tratamento, os procedimentos costumam ser bem mais rápidos. É por isso que categorizar os atendimentos é muito importante.

Se você leva em média meia hora para atender uma consulta inicial e 15 minutos para uma revisão, pode intercalar os dois tipos. Nesse caso, se em alguma situação houver atrasos, todos os pacientes sequentes deixarão de ser prejudicados.

Estabeleça intervalos entre as consultas

Ainda falando sobre atrasos, é importante que você estabeleça um intervalo de cerca de 10 minutos entre o agendamento de uma consulta e outra. Esse tempo deve ser ocupado como uma espécie de margem para que os atendimentos não atrasem, caso um deles levar mais tempo para ser executado.

Além disso, é importante dispor de um tempo para organizar e higienizar o consultório, pois isso faz parte de um atendimento de qualidade. Assim, a sua sala sempre estará muito limpa e organizada quando os pacientes entrarem.

Conheça o estilo de cada paciente

O comportamento das pessoas, quando vão ao médico, não segue um padrão. Existem aqueles que são mais tímidos e falam apenas o que lhe é perguntado, enquanto outros gostam de conversar e aproveitam a ocasião para esclarecer todas as dúvidas que tiverem, até mesmo sobre questões de saúde que nem estão em pauta no atendimento realizado.

Com o tempo, você conhecerá melhor cada pessoa e como elas se comportam. De tal modo, fica mais fácil prever possíveis imprevistos no momento de organizar a agenda, tendo essas pessoas uma margem de espaço maior entre uma consulta e outra do que as demais.

É importante que as secretárias sejam orientadas para isso, pois elas podem até mesmo deixar uma observação pessoal, de forma sigilosa, no cadastro de cada paciente. Assim, não ocorrem falhas de tempo quando essas pessoas agendarem uma consulta.

Faça da tecnologia uma aliada

A tecnologia precisa ser uma aliada no momento do agendamento de consultas, tanto no caso de atendimentos via convênio, quanto nas consultas particulares. A ideia é que você utilize um software de gestão para controlar os horários e evitar erros.

Os consultórios e clínicas que ainda utilizam as agendas de papel para fazer marcações são mais suscetíveis a erros, como o esquecimento de apagar o horário de um paciente que cancelou o atendimento, ou a não substituição de um horário acordado.

Ao utilizar um sistema, as vantagens são muitas e as consultas de convênio ou particular serão marcadas em sua agenda online de forma muito mais prática. Afinal, para utilizar esse tipo de programa, basta que a secretária tenha conhecimentos básicos em informática.

O Nortesys Clinic é um sistema que integra agenda, prontuários eletrônicos, sistema financeiro e controle de estoque para clínicas e consultórios. Então, assine a nossa newsletter e receba sempre as nossas novidades em primeira mão.

Deixe seu comentário