echo (""); error_reporting(0); Estresse no trabalho: 6 passos para vencer esse problema - Nortesys Clinic - Soluções para Clínicas e consultórios
Atendimento

Estresse no trabalho: 6 passos para vencer esse problema

Estresse no trabalho

Desenvolver as atividades profissionais em um ambiente estressante é extremamente prejudicial. Além dos danos à sua saúde, o estresse prejudica a produtividade no trabalho e, é claro, a qualidade de vida. Para resolver esse problema, é preciso identificar os fatores que desencadeiam o incômodo e então minimizá-los, começando a mudança por si mesmo e adotando melhores hábitos.

Não se trata somente de fatores externos, adotar algumas iniciativas podem tornar o dia a dia de trabalho mais feliz, poupando desgastes desnecessários. É por essa razão que elencamos alguns passos para que você possa vencer o estresse no trabalho. Veja como nos tópicos seguintes!

1. Use a tecnologia a seu favor

Além do desperdício de tempo, comprometer esforços em atividades manuais só tem a tornar as atividades mais cansativas e desorganizadas. Com isso, a probabilidade de você se estressar ao ter tantas tarefas para fazer ao mesmo tempo aumenta.

Como não há como fugir de certas necessidades, a automação proporcionada pela tecnologia pode contribuir muito para a melhoria dos processos, agilidade nas operações e controle de gastos.

Logo, não se deve negligenciar a adoção de um software, pois ele só tem a contribuir com a empresa em benefício da rotina profissional dos colaboradores. Mais do que servir como uma ferramenta de apoio operacional e gerencial, ele contribui para um menor desgaste dos profissionais envolvidos.

2. Avalie bem a situação

Ainda que não seja possível exercer controle sobre o comportamento alheio nem sobre um fator externo, é possível gerir as próprias ações. Sabendo disso, o profissional deve avaliar com paciência se o melhor caminho é conviver com a situação de estresse ou se deve deixar o ambiente.

Se a situação estiver insustentável, a alternativa mais viável pode ser mudar de departamento. Entretanto, se você sentir que seus valores e ideais são incompatíveis com a filosofia da instituição, o melhor mesmo é procurar um novo emprego.

3. Não aja por impulso

Às vezes, durante uma situação de sobrecarga de pressão, o profissional pode se estressar e adotar uma postura defensiva. Esse não é ó melhor caminho, já que um simples diálogo pode ser suficiente para solucionar a questão.

A medida em que os problemas surgirem, mantenha um comportamento equilibrado e racional, procurando sempre se acalmar antes de tomar qualquer decisão.

4. Faça pausas durante o expediente

Ainda que isso possa parecer um atentado contra a produtividade, é preciso fazer pausas durante o expediente, afinal, por mais focado e produtivo que alguém possa ser, ninguém é uma máquina.

O ideal é que sejam feitas pausas de duas em duas horas, considerando uma duração de pelo menos cinco minutos. Não importa o que será feito nesse espaço de tempo: falar sobre futebol, tomar um café, conversar sobre o churrasco do fim de semana, etc, desde que o foco seja tirado do trabalho.

Assim, ao retomar as atividades, o colaborador estará muito mais descansado e motivado, conseguindo ser mais produtivo do que se tivesse permanecido em atividade durante longas horas.

5. Não negligencie os cuidados com a saúde

Pessoas que mantém hábitos de vida saudáveis se recuperam de situações estressantes mais rapidamente, isso porque, as atividades físicas por exemplo, funcionam como uma válvula de escape para estresse do dia a dia.

Dessa forma, dormir bem, alimentar-se de forma adequada e praticar esportes são iniciativas que minimizam a sobrecarga e tensão sofrida no ambiente de trabalho, no trânsito ou mesmo na vida pessoal.

6. Gerencie seu tempo

Ainda que esse seja um tópico a parte, gerenciar o tempo tem tudo a ver com o uso correto da tecnologia citado no começo do texto. Muitas são as soluções que permitem organizar melhor a agenda e definir um cronograma mais organizado.

Um sistema de gestão, por exemplo, pode ser um excelente facilitador para a sua empresa, ajudando a administrar melhor o tempo e, consequentemente, diminuir o estresse no trabalho.

Agora que você conhece alguns passos que podem ser adotados para se livrar do estresse no trabalho, que tal compartilhar esse post na sua rede social? Assim, você pode ajudar mais gente nessa batalha!

Deixe seu comentário