echo (""); error_reporting(0); A importância da capacitação para profissionais de saúde - Nortesys Clinic - Soluções para Clínicas e consultórios
Gestão

A importância da capacitação para profissionais de saúde

Você já pensou como está o relacionamento da sua equipe com os pacientes? Eles estão sendo bem atendidos?

Para que os colaboradores trabalhem de maneira satisfatória é essencial que eles estejam capacitados e, assim, obter bons resultados. E é sobre isso que falaremos no post de hoje: a importância da capacitação para profissionais de saúde. Confira.

Quais são as vantagens de treinamentos para a equipe?

As vantagens de treinamentos para equipes são várias, as quais vão desde um funcionário motivado até o reconhecimento de um bom atendimento, entre outros. A seguir, abordaremos um pouco mais sobre os principais benefícios de capacitar a sua equipe de trabalho.

Otimização do uso da tecnologia

tecnologia, se bem empregada, pode ser excelente nos processos de gestão de clínicas. Com os aparatos tecnológicos, pode-se fazer o gerenciamento e armazenamento de dados, controles administrativos e financeiros, tomada de decisões, comunicação mais eficiente entre os membros da equipe, entre outros.

Todas essas ferramentas são ótimas, no entanto, é necessário que os colaboradores sejam qualificados para utilizá-las. Só assim, a partir das funcionalidades de cada uma, o foco em resultados e o crescimento da clínica serão apenas consequências.

Capacidade de detecção e autonomia na solução de falhas

Por estarmos falando de pessoas e não de máquinas, a detecção de falhas pode ser mais difícil de ser mensurada, uma vez que estamos suscetíveis a qualquer tipo de acontecimento.

Os treinamentos em equipe podem ajudar na solução de casos que remetam às situações cotidianas, por meio de vídeos, exercícios e palestras. Um exemplo clássico é o atraso nas consultas e as principais formas de como acalmar os pacientes corretamente.

Capacite a equipe para agir da maneira ideal, por meio de um atendimento cordial e atencioso, com comunicação clara, informando o paciente sobre o que realmente aconteceu. Dessa forma, a equipe estará zelando pela reputação da clínica e demonstrará carinho e atenção aos seus pacientes.

Sintonia entre os colaboradores

Umas das principais consequências da capacitação para profissionais de saúde, diz respeito à sintonia, que faz com que todos trabalhem unidos na mesma direção, com os mesmos objetivos.

Os treinamentos demonstram que, para que hajam melhorias e benefícios, é necessário o trabalho de todos em prol de um bem comum, e isso desperta nos colaboradores a vontade de realmente fazer acontecer.

Eficiência no atendimento

Para que o atendimento prestado aos pacientes seja eficiente e de qualidade, o recomendado é que os treinamentos exemplifiquem ações que devem ser tomadas antes mesmo da consulta.

Isso vale para o momento em que o paciente busca por um horário para uma consulta, por exemplo, com um atendimento cordial e atencioso, com certeza, a equipe já ganha pontos. O tom de voz empregado nas conversas ao telefone, sendo calmo e com boa entonação transmite aos pacientes respeito e cordialidade.

O ideal é que independentemente do setor, os colaboradores façam treinamentos para saber como receber as demandas, para que, assim, a comunicação de todos seja igual.

Desenvolvimento de competências

Promova treinamentos para oferecer oportunidades de crescimento para cada colaborador na sua função, a fim de que no futuro ele possa ser recompensado pelo bom uso das oportunidades cedidas.

É interessante que seja montado e executado um planejamento de sessões de coaching em grupo e de team building, para fortalecer o conceito de complementariedade e de espírito de equipe entre os colaboradores e gestores.

Mas, afinal, como realizar a capacitação para profissionais de saúde?

Preparar a equipe para que ela entre na cultura de treinamentos, nem sempre é tarefa fácil. Mas com um bom planejamento e diálogo, é possível que aos poucos os colaboradores visem o bom andamento das atividades gerais da clínica. Confira a seguir, as principais dicas de como alinhar a sua clínica nesse tipo de gestão.

Estabeleça um planejamento estratégico

Para que os treinamentos sejam prazerosos e eficientes para os colaboradores, a dica é que sejam elaborados planos de capacitação estratégica com conteúdos atrativos, úteis e viáveis.

O ideal é que os treinamentos contenham os principais conhecimentos técnicos, informações gerenciais e competências comportamentais criados a partir das características dos colaboradores.

Dessa maneira, as mudanças que poderão ser aplicadas no futuro tornam-se entendíveis e de fácil execução no dia a dia dos profissionais.

Não adianta planejar e executar um treinamento espetacular, se os funcionários não estão dispostos a colocar tudo aquilo que aprenderam em prática, não é mesmo?

Utilize ferramentas tecnológicas

É imprescindível que a equipe esteja alinhada às principais ferramentas tecnológicas que são úteis ao bom desempenho da clínica. Invista em treinamentos para líderes que, posteriormente, repassarão os ensinamentos aos demais colegas.

Treinar, especificamente alguns dos colaboradores, facilita a rotina das equipes, uma vez que, o processo de uso das ferramentas tecnológicas estará mais estruturado e otimizado.

Detecte dificuldades e saiba trabalhar nelas

Descobrir dificuldades e encontrar soluções para os problemas é essencial para o bom desempenho da gestão da clínica. Para isso, invista em pesquisas de satisfação, cuide do modo que a equipe se comporta e, a partir dessas e outras ações, mapeie e alinhe os principais desafios encontrados.

Após isso, comece a pensar em soluções para a resolução das dificuldades. Esse passo é muito importante para que, no futuro, as pequenas dificuldades encontradas anteriormente, não se tornem problemas ainda maiores.

Motive a equipe

Antes de elaborar um bom treinamento aos colaboradores, lembre-se de que ele deve superar as expectativas deles, para que, assim, consigam-se bons resultados na prática.

Para que essa motivação e vontade sejam ainda maiores, o indicado é que sejam oferecidos benefícios aos funcionários como um bom salário, reconhecimento por bom desempenho das funções e um plano de carreira atrativo.

Além disso, invista em um ambiente de trabalho harmonioso e agradável, para que o colaborador o reconheça como a extensão da sua casa e dê o melhor na entrega dos seus trabalhos.

Seja líder

Em qualquer instituição, o líder é aquela figura que inspira e incentiva a sua equipe. Para isso, é extremamente importante e necessário que o gestor conheça as qualidades e fraquezas dos colaboradores e os ajude a melhorar o que não está bom e indicar o que pode ser feito.

No momento em que o líder demonstra dedicação e carinho para aqueles que estão sob o seu comando, é muito mais fácil que eles fiquem ainda mais dedicados.

Forneça e receba feedbacks dos treinamentos

Todo treinamento tem como foco a melhoria de diversos pontos, como o atendimento. Faça pesquisas de satisfação com os pacientes e com os colaboradores, para ter noção se mudanças aconteceram ou não nos trabalhos da equipe, após passar por determinado treinamento.

Assim, você consegue mapear obstáculos a serem superados nos próximos treinamentos, do mesmo modo que ilustra possíveis situações que deverão apresentar soluções.

Invista em treinamentos internos e externos

Nos treinamentos internos, na maioria das vezes, os colaboradores é que ministram os cursos. Dessa forma, a equipe se sente mais à vontade, já que conhece o ministrante e, assim, os participantes têm mais liberdade e confiança para questionar, criticar e até mesmo sugerir conteúdos e outros temas para as aulas.

Os treinamentos externos não são necessariamente feitos em outro local que não seja a clínica. A capacitação pode ocorrer dentro do ambiente de trabalho, mas não poderá ser ministrada por um profissional que faça parte da equipe. Obrigatoriamente, ela deve ser realizada por alguém de fora.

Em geral, os gestores optam por treinamentos em áreas que não são as especialidades da clínica, como capacitação de coaching, cursos motivacionais, programação neurolinguística, entre outros. Eles são excelentes métodos para agregar conhecimento aos colaboradores a partir de experiências de fora, do mesmo modo que os aproxima ainda mais com colegas de trabalho.

E essa aproximação refletirá no atendimento aos pacientes, que será mais humanizado com muita motivação, carinho e respeito por parte dos funcionários.

Prezar pela capacitação dos profissionais de saúde traz excelentes resultados para colaboradores, gestores e pacientes, e só com o aprimoramento e constante investimento em treinamentos é que os erros serão corrigidos e o reconhecimento alcançado.

Capacitar um profissional da saúde não deve se remeter somente ao bom atendimento com o público externo, mas também ao constante aprimoramento de diferentes técnicas para valorização, reconhecimento e crescimento pessoal e profissional.

Agora que você sabe a importância da capacitação para profissionais de saúde, confira este post que aborda de maneira mais ampla sobre como ter, de fato, um bom atendimento na clínica.

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