echo (""); error_reporting(0); 4 dicas para melhorar a recepção do consultório médico - Nortesys Clinic - Soluções para Clínicas e consultórios
Atendimento

4 dicas para melhorar a recepção do consultório médico

consultório médico

Lidar com pacientes nem sempre é uma tarefa simples. Além do dia a dia corrido dos tempos de hoje, muitas vezes eles chegam até a nossa clínica receosos com algum problema ou com medo dos tratamentos. Diante dessa realidade, melhorar a recepção do consultório médico pode ser fundamental.

Com um ambiente mais receptivo e agradável, é natural que os minutos de espera passem mais suavemente e que qualquer eventual desconforto seja muito menor. Confira as dicas que preparamos a seguir e descubra como fazer isso:

1. Acerte na mobília

O primeiro passo para melhorar a recepção do consultório médico é acertar na mobília. E isso inclui, sobretudo, o local no qual os seus pacientes ficarão sentados. Cadeiras duras, por exemplo, são um convite à irritação e à falta de paciência. Não encare isso como um custo, mas sim um bom investimento.

O ideal é apostar em poltronas acolchoadas ou, se o espaço permitir, sofás confortáveis. Lembre-se de que a altura precisa ser razoável, de forma a atender pessoas dos mais variados tamanhos. Outro ponto que não pode ser esquecido é a acessibilidade: deixe sempre o lugar adequado para cadeirantes.

2. Ofereça alguns mimos

Essa é outra atitude inteligente para melhorar a recepção do consultório médico. Os pacientes, especialmente quando estiverem ansiosos ou com pressa, poderão se distrair mais facilmente se tiverem alguns pequenos artigos ao seu dispor. Um filtro com água natural e gelada, por exemplo, é indispensável.

Você pode optar entre uma televisão ou revistas atualizadas, mas o ideal é apostar na combinação dos dois. Outro diferencial que está bastante na moda nos dias de hoje é oferecer aquelas máquinas que fazem café na hora. Pode parecer um pouco dispendioso, mas isso traz até mais credibilidade para a clínica.

3. Não erre na decoração

Errar na decoração é algo extremamente indesejável para qualquer empreendimento na área de saúde. Nesse ramo, um dos grandes segredos é ter equilíbrio nas escolhas, pois o ambiente precisa refletir a seriedade que os profissionais possuem com seus pacientes. Fuja de itens muito chamativos ou personalizados em excesso.

No entanto, isso não quer dizer que você precise deixar tudo branco. Embora essa seja a cor mais indicada, você pode combiná-la com objetos de prata e ter algumas variações com tonalidades cruas como o salmão e o bege. É recomendável, além de usar ideias próprias, contar com ajuda profissional de um arquiteto ou decorador.

4. Tenha um software de gestão

Por fim, um software de gestão pode ser a mais eficaz das dicas para melhorar a recepção do consultório médico. Ele não apenas melhora o funcionamento da clínica como um todo, como também contribui para diminuir as filas e o tempo de espera. Todos os dados ficam centralizados em um só local e as informações estarão a poucos cliques de você.

No sistema, você e seus colaboradores poderão buscar muito mais equilíbrio nos atendimentos, retorno e convênios. Os pacientes são notificados com data e hora dos encontros por SMS ou e-mail, o que minimiza as chances de faltas e atrasos.

E agora, pronto para melhorar a recepção do consultório médico? Conte a sua opinião nos comentários!

Deixe seu comentário