echo (""); error_reporting(0); Conheça 6 vantagens do controle biométrico em consultórios - Nortesys Clinic - Soluções para Clínicas e consultórios
Tecnologia

Conheça 6 vantagens do controle biométrico em consultórios

Vantagens do controle biométrico em consultórios

Você já ouviu falar no controle biométrico? Essa tecnologia surgiu para suprir algumas lacunas e reduzir as possibilidades de fraudes: o sistema de acesso identifica as características únicas pertencentes a cada pessoa e disponibiliza uma autenticação confiável, rápida e segura.

Para que você saiba como e por que implementar esse sistema no seu consultório, confira o nosso artigo de hoje! Boa leitura!

O que é o sistema de controle biométrico?

O sistema de controle biométrico tem dispensado o uso de senhas, de cartões ou de outros tipos de identificação pessoal. Esse mecanismo vem sendo muito utilizado em consultórios médicos e redes médicas de saúde.

Eles auxiliam de maneira segura e rápida a identificação dos pacientes que pertencem a determinados planos de saúde — bem como as demais informações pertinentes a estes.

Além disso, ele reduz os casos de fraudes e facilita o atendimento aos clientes, já que muitos consultórios têm um grande fluxo de pessoas e a identificação manual com fichas pode ser demorada e cansativa.

Como funciona esse mecanismo?

A biometria é muito útil em sistemas de segurança. O sistema de identificação por meio de dados biométricos chegou para substituir outros sistemas obsoletos de identificação e autenticação — como cartões magnéticos de planos de saúde e formulários físicos que deviam ser preenchidos à mão.

Inicialmente, essa tecnologia era utilizada apenas para a leitura de impressão digital. Embora não seja completamente isenta de riscos, a autenticação por meio da impressão digital é um mecanismo único e que não costuma ser passível de coincidências.

As fotos de rosto ou moldes que identificam as impressões digitais geralmente não costumam burlar os sistemas de segurança, ainda que tenham sido bem-feitos. Ou seja, as características de cada indivíduo são muito difíceis de serem fraudadas ou reproduzidas por outra pessoa.

Além disso, a modernização e o crescimento da tecnologia nos usos mais rotineiros também são acompanhados de uma circulação maior de informações. Para controlar esse fluxo ou o acesso a informações de uso restrito, a biometria pode ser uma ótima opção.

Com o avanço das tecnologias surgiram outros tipos de leitores biométricos como reconhecimento facial, por meio da análise de DNA ou do cruzamento das veias dos dedos das mãos.

Quais são as vantagens do controle biométrico?

A seguir nós listaremos as 6 principais vantagens de incluir esse mecanismo eletrônico na gestão do seu consultório. Veja o que ele pode fazer:

1. Proporcionar mais segurança e privacidade na identificação

O sistema de acesso biométrico padroniza a maneira como os pacientes são atendidos nos consultórios. Ele evita o acesso de pessoas não autorizadas ou não identificadas em salas médicas particulares ou em recintos cuja entrada é proibida.

Além disso, também proporciona uma maior confiança nos cidadãos: ao procurar os serviços de um determinado consultório, eles encontram praticidade e têm a garantia de que seus dados e a sua privacidade estão a salvo de indivíduos mal intencionados.

Tudo isso propicia uma saudável relação médico-paciente.

2. Evitar os riscos de fraudes e de roubo de informações

Como vimos no tópico anterior, o aumento do nível de segurança e de privacidade das informações faz com que o risco de fraudes seja reduzido drasticamente. Existem sistemas de biometria que conseguem identificar fraudes realizadas por meio de moldes feitos de resina e outros materiais.

Tudo isso diminui os casos de clonagem e falsificação das características de cada paciente. Assim, o uso de dados biométricos ajuda a evitar os roubos de identidade ou de informações sigilosas referentes aos pacientes.

3. Auxiliar no controle de consultas

Outra vantagem é o aumento da capacidade de armazenamento e de monitoramento das informações sobre a entrada de pacientes e demais pessoas no consultório. Dessa maneira, torna-se possível ter ciência de tudo o que acontece no recinto.

Por meio do histórico de entradas e de consultas, é possível ter conhecimento de quem esteve no local, o motivo, o horário de chegada e até mesmo identificar o tempo que o paciente ficou no ambiente. Assim, outro ponto positivo é o armazenamento do histórico das informações referentes aos pacientes.

4. Evitar imprevistos causados por perda ou esquecimento de senhas ou cartões

Um dos problemas mais comuns em consultórios são os atrasos causados pela perda ou pelo esquecimento das senhas ou do cartão pelos pacientes.

Esse fato dificulta e torna mais lento o atendimento e o acesso ao cadastro dos demais indivíduos. Pelo fato de que a biometria tem como base o uso das características físicas e biológicas das pessoas, esse imprevisto torna-se irrelevante e praticamente inexistente.

5. Possibilitar a mudança de hábitos na administração

A implementação do sistema de dados biométricos inova a maneira de administrar o consultório. Dessa forma, a atividade desempenhada pelos funcionários e pela equipe médica sofre mudanças positivas e um novo remanejamento das tarefas e atividades.

Além disso, a biometria é muito útil na elaboração do prontuário médico e de relatórios gerenciais. Isso auxilia o engajamento e otimiza a administração de fichas de pacientes — pois facilita a identificação do horário das consultas, o monitoramento do pagamento e várias outras atividades administrativas.

6. Oferecer uma ótima relação custo-benefício

Uma das vantagens desse sistema é a contenção dos gastos, já que o investimento na compra e na manutenção desse tipo de equipamento é baixo.

Dessa maneira, a biometria tem um ótimo custo-benefício, já que seu uso gera muitos benefícios com a diminuição do trabalho dispendido pelos funcionários responsáveis pela recepção, por exemplo.

Vimos que o sistema biométrico tem muitas vantagens, principalmente se comparado a outros métodos de autenticação. Uma dos seus principais benefícios é a rapidez e a facilidade na identificação do indivíduo.

A tecnologia também reduz os riscos de roubo de identificação, de falsificação ou alteração de identidade. Além disso, ela simplifica a vida dos pacientes, que não precisam carregar consigo carteirinhas de comprovação do plano de saúde ou documentos de identificação.

Ficou interessado no controle biométrico depois de ler este artigo? Quer saber como usar esse equipamento em seu consultório? Entre em contato conosco e veja como nós podemos ajudá-lo! Estamos sempre prontos para atendê-lo!

Deixe seu comentário