echo (""); error_reporting(0); Ergonomia no trabalho: saiba como e porque aplicá-la no consultório - Nortesys Clinic - Soluções para Clínicas e consultórios
Gestão

Ergonomia no trabalho: saiba como e porque aplicá-la no consultório

O conjunto de maus hábitos no consultório médico, como repetições excessivas de movimentos e má postura, pode desencadear uma série de problemas. Se não forem tratados, os desconfortos tendem a ficar cada vez mais latentes e acarretar sequelas possivelmente graves. Para prevenir esse tipo de problema, a ergonomia no trabalho é a melhor opção.

Esse conceito implica a adoção de medidas que ajudam a diminuir ou evitar esses sintomas. Assim, são minimizados os desgastes físicos e mentais da equipe de funcionários, típicos da sociedade contemporânea, que é marcada pela alta pressão para o aumento da produtividade e do desempenho.

Neste post, vamos mostrar como você pode aplicar a ergonomia no consultório médico para que o ambiente se torne mais saudável e melhore a qualidade de vida dos colaboradores. Acompanhe!

O que é ergonomia?

A palavra “ergonomia” teve origem dos termos gregos “ergon” e “nomos” — que significam “trabalho” e “regras”, respectivamente. Dessa maneira, a ergonomia é o estudo da relação e das normas estabelecidas entre o indivíduo e o ambiente de trabalho no qual está inserido.

Ela busca aplicar técnicas que permitem a adaptação do homem no seu ambiente laboral. Para isso, utiliza conhecimentos de outras áreas científicas, como anatomia, fisiologia, fisioterapia, psicologia, entre outras. De forma geral, a ergonomia é dividida em dois segmentos: o cognitivo e o organizacional.

O primeiro está ligado ao aspecto psicológico do ser humano e às interações mentais decorrentes do trabalho desempenhado. Já o segundo tipo ajuda a entender os procedimentos de estruturação das relações de trabalho, buscando maneiras de otimização da qualidade dessas atividades. Ou seja, a intenção é buscar a harmonia, o conforto e o bem-estar do empregado.

Qual é a sua regulamentação?

O Ministério do Trabalho legitimou a ergonomia por meio da Portaria nº 3.751, que instituiu a Norma Regulamentadora NR-17. O intuito foi criar regras, parâmetros e recomendações gerais que permitam que os funcionários de uma empresa, incluindo consultórios, tenham mais segurança e qualidade no ambiente em que executam as suas funções diárias.

O órgão aconselha que os empregados prestem atenção nas recomendações contidas na NR-17 e observem o seu espaço de trabalho. Assim, caso esteja acontecendo ou tenha ocorrido alguma violação às normas preestabelecidas, deve-se buscar os direitos trabalhistas por meio da comunicação para a CIPA — Comissão Interna de Prevenção de Acidentes.

Quais são os benefícios da ergonomia no trabalho?

A adoção de técnicas ergonômicas só gera consequências positivas. Além de melhorar o índice de rendimento dos funcionários em consultórios médicos, também ajuda a evitar a ocorrência de acidentes de trabalho e de afastamentos causados por doenças ocupacionais.

Portanto, esse investimento é fundamental para manter a qualidade e a boa prestação dos serviços e, assim, contribuir para o crescimento do negócio. Para os empregados, os benefícios gerados pela ergonomia no trabalho incluem:

  • prevenção de doenças ocupacionais;
  • correção da postura e diminuição de dores lombares e em outras partes do corpo;
  • redução dos sintomas de exaustão e fadiga;
  • diminuição do estresse;
  • melhora no condicionamento físico;
  • fortalecimento da musculatura, dos tendões e das articulações;
  • aumento da flexibilidade e da resistência;
  • otimização da autoestima e da qualidade de vida.

Já para os empregadores, algumas das maiores vantagens são:

  • diminuição das taxas de ausência — ou seja, faltas e afastamentos;
  • redução das chances de ocorrência de sinistros e pagamentos de apólices;
  • diminuição do uso do plano de saúde;
  • aumento nos índices de produtividade;
  • reconhecimento e valorização do profissional;
  • desenvolvimento de trabalhadores mais motivados;
  • aumento no fluxo de pacientes.

Como colocar as técnicas de ergonomia no trabalho em prática?

Agora que você já sabe o que é a ergonomia no trabalho e quais são os seus principais benefícios, vamos apresentar algumas dicas de como colocar a ergonomia em prática. Veja!

Invista na organização do seu consultório

O ambiente de trabalho deve ser organizado e limpo. Isso significa deixar os móveis e aparelhos médicos, como ferramentas e medicamentos, dispostos em um local apropriado, com acesso facilitado e caminho livre. Por falar em mobiliário, eles são um dos aspectos essenciais para a ergonomia.

Por isso, opte por cadeiras ou macas acolchoadas e que ofereçam suporte para a coluna e para os pés, além de apoio para os braços e cotovelos. Eles devem estar na altura adequada para que o médico não precise passar muito tempo com a postura curvada. Se a quantidade de barulho externo for muito alta a ponto de atrapalhar o desempenho das atividades internas, invista em algum tipo de isolador de sons e ruídos.

Proporcione estrutura confortável para os seus pacientes

Também é direito dos pacientes ficarem confortáveis e à vontade. Por isso, o mesmo conselho em relação à mobília também vale aqui. As cadeiras devem ser macias e oferecer apoio para a cabeça e para o corpo. Hoje em dia, elas costumam ser manuseadas por meio de botões automatizados e pedais que permitem o ajuste conforme a estrutura e o tamanho do paciente — isso também ajuda o médico a manter uma postura correta.

Gerencie os processos do seu consultório

A boa gestão dos processos no consultório significa otimizar o tempo de atendimento nas consultas e o controle financeiro. Para isso, aposte em softwares ou programas automatizados que forneçam as informações detalhadas sobre os dados do paciente. É importante saber o motivo da consulta e o tipo de procedimento a ser realizado, como será feita a gestão de tempo, qual o valor do tratamento etc. Deixe tudo documentado para facilitar na organização e no controle do fluxo de caixa.

Obedeça a carga horária estabelecida

É muito importante que o empregador respeite a carga horária do profissional. Em casos de horas extras, elas devem ser devidamente anotadas e não podem ser excessivas nem ultrapassar o recomendado. Além disso, as jornadas de trabalho devem ser obedecidas, assim como os intervalos diários para almoço de uma hora e as pequenas pausas para alongamento no decorrer do expediente. Tudo isso ajuda a evitar o esgotamento do funcionário e a manter um alto rendimento.

Faça exercícios e alongamentos diários

Alguns exercícios funcionais são recomendáveis ao longo do dia para proporcionar bem-estar ao corpo. Por isso, tenha uma rotina com alongamentos para os músculos, nervos, articulações e tendões dos membros superiores e inferiores. Manter sessões diárias de relaxamento ajuda a prevenir as temidas LER — Lesões por Esforço Repetitivo. Esses exercícios ativam a circulação sanguínea e ajudam a diminuir a tensão e a pressão corporal. Você mesmo pode criar a sua rotina ou recorrer a um especialista.

Como vimos, a adoção de práticas simples de ergonomia no trabalho ajuda a diminuir exponencialmente os riscos de lesões e acidentes em consultórios médico. Por isso, tenha sempre em mente que a prevenção é a melhor maneira de encarar as doenças laborais. Consultórios que queiram crescer e manter funcionários ativos e motivados precisam ter uma estrutura adequada em suas dependências, além de investir na conscientização quanto à importância de cuidar da postura e do corpo.

Este artigo foi útil? Então assine a nossa newsletter e fique por dentro das próximas novidades!

Deixe seu comentário