fbpx
Gestão

Atrair pacientes: qual é o valor do investimento?

Atrair pacientes: qual é o valor do investimento?

Para manter uma clínica ou um consultório sempre funcionando, é preciso investir tempo e dinheiro para atrair pacientes. Porém, é muito mais barato e vantajoso fidelizá-los, pois você passa a conhecer o histórico médico dessas pessoas e elas te indicarão para amigos e familiares. Ou seja, a grande saída é agradar os antigos com relacionamentos a longo prazo.

Com o intuito de te mostrar a importância deste assunto, precisamos conversar sobre quanto custa atrair pessoas para o seu negócio, bem como discutir dicas para fisgá-las de uma vez por todas. Vamos à leitura?

O que é Custo de Aquisição de Cliente (CAC)?

Tradução literal do termo Customer Acquisition Cost. Este valor é encontrado através da soma de todos os custos referentes à captação de pacientes dividido pelo número de clientes fidelizados no mesmo período estipulado. As despesas que podem ser incluídas são, por exemplo:

  • gastos com anúncios;
  • horas trabalhadas na produção de estratégias de atendimento;
  • tempo investido em reuniões e planejamentos;
  • custos com ligações telefônicas;
  • participação em eventos e feiras de negócios.

Descobrir o CAC da sua clínica te ajuda a evitar a geração de desperdício no processo de fidelização de novos contratantes, permitindo saber se sua estratégia está sendo eficiente e se vale ou não a pena mantê-la. Afinal, gastos que não dão retorno podem causar grandes prejuízos no seu negócio.

Não adianta querer aumentar o fluxo e a renda sem dar conta de oferecer um bom atendimento a todos os pacientes. Por isso, os métodos de relacionamento e de organização de informações são importantes.

É fundamental manter todos os dados ordenados, a fim de reduzir o tempo com a gestão do negócio e proporcionar um relacionamento mais próximo e de qualidade com os pacientes.

Para isso, é essencial contar com um sistema de gestão com o propósito de garantir bons resultados, como elevar o número de pacientes e conceder mais tempo a você, que poderá gastar menos tempo com a administração da sua clínica.

Ao adquirir um software especializado, ele poderá ajudá-lo em processos como:

  • vinculação da agenda com o setor financeiro;
  • prontuário eletrônico;
  • receituário;
  • filtro para pacientes de planos e particular;
  • envio de mensagens por e-mail ou SMS;
  • chat interno para comunicação;
  • gerenciamento simultâneo de mais de uma clínica em uma mesma conta.

Dessa maneira, é possível aumentar o desempenho da sua clínica. Você não precisa contar com uma extensa equipe de trabalho e poderá se concentrar mais em realizar atendimentos com qualidade, de modo que os serviços oferecidos possam contribuir para o aumento do número de pacientes.

Como reter pacientes na sua clínica?

Levantamentos já realizados mostram que reter pacientes sai mais barato (cerca de 5 vezes menos) do que conquistar novos. Por isso, acompanhe as seguintes recomendações:

Tenha uma marca forte e que transmita confiança

Ter uma marca forte e confiável é um diferencial em qualquer empreendimento. Para construir esta boa imagem, é importante atenta-se para cuidados com o espaço da clínica e com a comunicação.

Evite cores carregadas no ambiente e ícones que não sejam compatíveis com a sua especialidade. Também, padronize sua papelaria: envelopes, pastas, receituários, guias, tudo deve ter a sua logomarca. A atenção a estes detalhes, com certeza, aumentará o alcance da sua marca.

Seja pontual

A pontualidade é um fator importantíssimo na retenção de pacientes. Por vezes o atraso foge do controle, principalmente quando há uma consulta marcada ou cancelada em cima da hora, porém a dura realidade é que situações desse tipo tendem a afastar os pacientes.

Assim, como você, as pessoas têm horários para cumprir devido a correria de suas rotinas de ocupações. Com isso, quando se deslocam a um consultório elas desejam ser atendidas no horário combinado para evitar que fiquem aguardando mais tempo do que deveriam.

Portanto, administre os horários agendados e o tempo das consultas para que os pacientes não saiam insatisfeitos.

Garanta um ambiente agradável

Proporcione um ambiente agradável para deixar os pacientes relaxados enquanto aguardam, mesmo que a consulta seja rápida ou a espera seja curta.

Ofereça, por exemplo, água, local confortável para que eles se acomodem, um ambiente mais leve, temperatura amena e espaços limpos. Tudo isso corrobora para a credibilidade sobre a prestação do serviço médico.

Independente do motivo que leve o paciente até o consultório, se ele se sentir bem tratado maiores serão as chances de que ele volte.

Ofereça consultas de retorno

Em uma clínica/consultório, poucas coisas são tão eficientes para a retenção de pessoas como garantir consultas de retorno. Isso permite que o paciente retorne de maneira gratuita após uma troca de medicação ou um exame.

Sendo assim, reserve horários específicos na agenda, de modo a encaixar esse público, que terá consultas mais rápidas.

Abrace o marketing

Estratégia de marketing é tudo. Procure sempre estar de acordo com os preceitos estabelecidos pelo CFM (Conselho Federal de Medicina). Inicie o quanto antes uma campanha eficiente da sua marca, de preferência sob a orientação de um profissional qualificado.

Para atrair pacientes, divulgue de maneira clara e competente a amplitude dos serviços que o consultório oferece, aponte seu diferencial de qualidade nos procedimentos e na comparação de preços e formas de pagamento.

Fique perto do seu público, crie um site, esteja nas redes sociais, nos jornais, nas revistas. Desperte o seu lado empreendedor, acompanhe com dedicação, questione, sugira e aprenda com o profissional do marketing.

Treine sua equipe

Treine sua equipe (inclusive os médicos) para serem cordiais – a pessoa que procura ajuda já está sensibilizada por ter alguma enfermidade e precisa de mais atenção – e invista em pós atendimento, ligando para relembrar o dia da consulta/retorno ou para saber como está o tratamento, por exemplo.

O principal objetivo é deixar o paciente sentir que está sendo protegido e bem tratado. Se isso for feito com qualidade, as chances de ele recomendar seus serviços para os outros serão grandes.

Atrair pacientes para uma clínica é um grande desafio e custa caro, mas se isso for bem planejado e gerenciado, você não terá dificuldades em manter a qualidade dos seus serviços. Ao deixar seu público satisfeito, eles serão seus principais propagandistas e você gastará menos com divulgação.

Quais são as experiências vividas no seu consultório/clínica? Divida a sua realidade conosco, deixando comentários. Vamos conversar!

Deixe seu comentário